Risco de tempo severo no Sudeste e Centro-Oeste: muito calor e chegada de uma frente fria deixam alertas de tempestades
A combinação das altas temperaturas com a chegada de uma frente fria proporciona condições favoráveis para chuvas intensas e tempestades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Confira os detalhes da previsão.
Um padrão mais úmido se estabelece nos próximos dias na porção central e leste do Brasil, beneficiando com chuvas parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Essa mudança acontece em virtude do avanço de uma frente fria, que passa a atuar na Região Sudeste a partir desta quarta-feira (25) e contribui para a formação de um canal de umidade da Amazônia também na porção central do Brasil.
As chuvas ainda acontecem de forma mais isolada nos próximos dias, mas, mesmo assim, há risco de chuvas intensas e de tempestades severas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, uma vez que as temperaturas continuam elevadas e contribuem para potencializar o desenvolvimento das instabilidades.
Alerta de tempo severo para o Centro-Oeste e o Sudeste
A formação de um ciclone extratropical e sua frente fria nesta terça-feira (24), já contribui para a formação de instabilidades no Mato Grosso do Sul no período da manhã, que traz elevado potencial de tempestades e chuvas intensas no sul do estado. A partir do início da tarde, as instabilidades se espalham pelo estado e o risco de tempo severo se estende para todo o Mato Grosso do Sul.
No centro-sul do Mato Grosso, há potencial para pancadas isoladas que podem ocorrer como tempestades. O mesmo acontece para o oeste de São Paulo e nas regiões próximas do território paranaense.
Na quarta-feira (25), a frente fria avança e atua na altura do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim, já pela manhã há potencial de chuvas intensas e tempestades no leste paulista e de chuvas de fraca a moderada intensidade no território fluminense. No Mato Grosso do Sul, instabilidades também já deixam alertas de tempo severo na primeira parte do dia.
Por volta do fim do período, as instabilidades se espalham por todo o estado de São Paulo, até o sul de Minas Gerais e do Mato Grosso, levando potencial para pancadas de até forte intensidade e de tempestades.
O período da tarde é marcado pelo desenvolvimento e fortalecimento das instabilidades. Assim, há alertas de chuvas intensas e de tempestades severas em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, em todo o Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Goiás e do Mato Grosso. No norte mato-grossense, as tempestades acontecem de forma mais pontual.
Essa condição se mantém até o início da noite, com aumento do risco de eventos intensos na região do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, e entre o estado de Goiás, do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.
No período da noite, as chuvas continuam com moderada a forte intensidade trazendo potencial para transtornos no Rio de Janeiro, no norte e oeste de São Paulo, no estado de Goiás e no leste do Mato Grosso.
Na quinta-feira (26), a frente fria avança mais e atua na altura do Espírito Santo e do centro-norte de Minas Gerais. Na madrugada, as instabilidades atuam de forma pontual, mas com potencial de chuvas de intensas entre o leste do Mato Grosso do Sul, o oeste de São Paulo e o extremo oeste do Triângulo Mineiro, no norte de Goiás e no centro-leste do Mato Grosso, além da porção entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.
No período da manhã, as instabilidades se espalham e levem potencial de pancadas de forte intensidade e tempestades que podem ocorrer com severidade no norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e em praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção do sul e leste do Mato Grosso do Sul. No Rio de Janeiro, chove com moderada intensidade e de forma mais pontual.
No período da tarde, as chuvas se tornam mais abrangentes e com maior probabilidade de serem intensas e de acontecerem como tempestades. Alerta para o norte e leste de São Paulo, para o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, estado de Goiás, do Mato Grosso e no centro-norte e oeste do Mato Grosso do Sul.
No período da noite, as chuvas diminuem de intensidade e de abrangência na maior parte das localidades, no entanto, ainda há potencial de eventos intensos entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, no norte mineiro e entre o Mato Grosso, o sul de Goiás e a região do Triângulo Mineiro.
A tendência ainda traz uma sexta-feira (27) com elevado potencial de chuvas intensas em todo o Centro-Oeste e praticamente todo o Sudeste, com tempo mais firme no sudeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os eventos mais intensos ocorrem a partir da tarde.