Risco de tempo severo no Sudeste e Centro-Oeste: muito calor e chegada de uma frente fria deixam alertas de tempestades

A combinação das altas temperaturas com a chegada de uma frente fria proporciona condições favoráveis para chuvas intensas e tempestades nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Confira os detalhes da previsão.

Um padrão mais úmido se estabelece nos próximos dias na porção central e leste do Brasil, beneficiando com chuvas parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Essa mudança acontece em virtude do avanço de uma frente fria, que passa a atuar na Região Sudeste a partir desta quarta-feira (25) e contribui para a formação de um canal de umidade da Amazônia também na porção central do Brasil.

INMET vem emitindo avisos de risco de onda de calor. Nos próximos dias, é muito provável que emita avisos de tempestades e acumulado elevado.

As chuvas ainda acontecem de forma mais isolada nos próximos dias, mas, mesmo assim, há risco de chuvas intensas e de tempestades severas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, uma vez que as temperaturas continuam elevadas e contribuem para potencializar o desenvolvimento das instabilidades.

Alerta de tempo severo para o Centro-Oeste e o Sudeste

A formação de um ciclone extratropical e sua frente fria nesta terça-feira (24), já contribui para a formação de instabilidades no Mato Grosso do Sul no período da manhã, que traz elevado potencial de tempestades e chuvas intensas no sul do estado. A partir do início da tarde, as instabilidades se espalham pelo estado e o risco de tempo severo se estende para todo o Mato Grosso do Sul.

tempestades
Pancadas isoladas e tempestades pontuais podem ocorrer na tarde da terça-feira.

No centro-sul do Mato Grosso, há potencial para pancadas isoladas que podem ocorrer como tempestades. O mesmo acontece para o oeste de São Paulo e nas regiões próximas do território paranaense.

Na quarta-feira (25), a frente fria avança e atua na altura do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim, já pela manhã há potencial de chuvas intensas e tempestades no leste paulista e de chuvas de fraca a moderada intensidade no território fluminense. No Mato Grosso do Sul, instabilidades também já deixam alertas de tempo severo na primeira parte do dia.

raios
Mapa de densidade de raios mostra o potencial de tempestades pela manhã no leste de São Paulo.

Por volta do fim do período, as instabilidades se espalham por todo o estado de São Paulo, até o sul de Minas Gerais e do Mato Grosso, levando potencial para pancadas de até forte intensidade e de tempestades.

O período da tarde é marcado pelo desenvolvimento e fortalecimento das instabilidades. Assim, há alertas de chuvas intensas e de tempestades severas em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, em todo o Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Goiás e do Mato Grosso. No norte mato-grossense, as tempestades acontecem de forma mais pontual.

alertas de tempo severo
Previsão de densidade de raios realça as regiões com maior potencial de tempestades e eventos de tempo severo na tarde de quarta-feira.

Essa condição se mantém até o início da noite, com aumento do risco de eventos intensos na região do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, e entre o estado de Goiás, do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.

No período da noite, as chuvas continuam com moderada a forte intensidade trazendo potencial para transtornos no Rio de Janeiro, no norte e oeste de São Paulo, no estado de Goiás e no leste do Mato Grosso.

Na quinta-feira (26), a frente fria avança mais e atua na altura do Espírito Santo e do centro-norte de Minas Gerais. Na madrugada, as instabilidades atuam de forma pontual, mas com potencial de chuvas de intensas entre o leste do Mato Grosso do Sul, o oeste de São Paulo e o extremo oeste do Triângulo Mineiro, no norte de Goiás e no centro-leste do Mato Grosso, além da porção entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.

No período da manhã, as instabilidades se espalham e levem potencial de pancadas de forte intensidade e tempestades que podem ocorrer com severidade no norte e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e em praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção do sul e leste do Mato Grosso do Sul. No Rio de Janeiro, chove com moderada intensidade e de forma mais pontual.

alertas de tempo severo
Previsão de chuvas para a tarde de quinta-feira. Há alertas de tempestades.

No período da tarde, as chuvas se tornam mais abrangentes e com maior probabilidade de serem intensas e de acontecerem como tempestades. Alerta para o norte e leste de São Paulo, para o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, estado de Goiás, do Mato Grosso e no centro-norte e oeste do Mato Grosso do Sul.

No período da noite, as chuvas diminuem de intensidade e de abrangência na maior parte das localidades, no entanto, ainda há potencial de eventos intensos entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, no norte mineiro e entre o Mato Grosso, o sul de Goiás e a região do Triângulo Mineiro.

chuvas intensas e tempo severo
Os acumulados até o fim da semana podem ficar próximos dos 100 mm no Centro-Oeste e no Sudeste.

A tendência ainda traz uma sexta-feira (27) com elevado potencial de chuvas intensas em todo o Centro-Oeste e praticamente todo o Sudeste, com tempo mais firme no sudeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os eventos mais intensos ocorrem a partir da tarde.