Risco de temporais e chuvas volumosas no Sul e no Nordeste

A ZCIT continua a provocar bastante chuva na faixa norte do Nordeste. Já no Sul a formação de uma baixa pressão traz o risco de temporais para a Região. No restante do país, calor e pancadas de fim de tarde.

Tempos instável e alerta para temporais e chuvas volumosas nas regiões Sul e Nordeste.

Nos próximos dias o destaque será das chuvas volumosas no Nordeste e da formação de uma baixa pressão no Sul, que traz risco de temporais em toda a Região. Na porção central do país, calor e pancadas de chuva bastante localizadas, que também trazem risco para transtornos.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (24) uma frente fria passa de forma costeira pelo Rio Grande do Sul e proporciona aumento da nebulosidade em todo o estado a partir da tarde. Há previsão de pancadas isoladas que não trazem risco para transtornos. As chuvas têm início no meio da tarde e se dissipam a noite. No restante da Região, o dia fica nublado no leste de Santa Catarina e do Paraná, com ocorrência de chuva fraca.

No Nordeste o tempo fica instável em toda a faixa norte, com chuvas de moderada a forte intensidade ocorrendo ao longo do dia. Na parte da tarde, passa a chover no interior dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Na faixa leste, os ventos que sopram do oceano provoca aumento da nebulosidade e chuva fraca no sul da Bahia e de moderada intensidade entre Recife e Natal.

No Centro-Oeste e no Sudeste, calor e ocorrência de pancadas isoladas na parte da tarde, que trazem risco de temporais localizados no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e no Mato Grosso.

Na madrugada de quinta-feira (25), instabilidades que se formaram na Argentina se deslocam em direção ao Rio Grande do Sul e provocam pancadas de chuva forte no oeste e sul do estado, com risco para transtornos. No decorrer da manhã os temporais se espalham pela metade sul e, a partir da tarde passa a chover em todo o estado, com chuvas mais isoladas nas áreas mais ao norte e nordeste. Em Santa Catarina e no Paraná tempo nublado e chuva bastante fraca na faixa litorânea e previsão de pancadas isoladas na porção mais central e norte catarinense e na região do Norte Pioneiro.

No Nordeste, poucas mudanças. As chuvas continuam a ocorrer com forte intensidade na faixa norte, trazendo potencial para alagamentos e inundações. No leste as chuvas aumentam de intensidade no leste baiano, mas não há risco para transtornos. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, o calor continua e as chuvas perdem abrangência, mas mesmo assim há risco de temporais localizados no estado de São Paulo, no leste do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

Tendência para a sexta-feira e final de semana

Na sexta-feira (26) o dia fica chuvoso no Rio Grande do Sul, com risco de temporais e transtorno em todas as regiões. A partir do fim da manhã, começa a chover em Santa Catarina e mais para o meio da tarde no Paraná.

No sábado (27) um ciclone se forma na costa da Região Sul e o potencial para temporais se mantém para os três estados e se estende para o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo. No domingo (28), esse sistema, juntamente com a sua frente fria associada, provocam chuvas generalizadas na porção mais central do país.