Risco de temporais, pequeno refresco no Sul e aumento do calor no Sudeste
O fim de semana traz redução das chuvas, mas o risco de tempestades continua. No entanto, há uma diminuição da intensidade do calor em boa parte do Sul e um aumento das temperaturas no Sudeste. Confira os detalhes da previsão e os alertas.
O processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria já vem ocorrendo desde a quinta-feira (02). Na sexta-feira (03), a baixa pressão que caracteriza o ciclone é o principal sistema meteorológico no centro-sul que possibilita a ocorrência de chuvas intensas e de tempestades na Região Sul e nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, como já previsto pela Meteored Brasil.
No fim de semana, o ciclone atua mais no oceano, mas a sua frente fria ainda mantém a influência entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, o potencial das chuvas diminui, ocorrendo de forma mais isolada e com risco de tempestades pontuais.
A temperatura também é destaque, com uma massa de ar relativamente mais fria contribuindo para a diminuição da intensidade do calor em boa parte da Região Sul. Já no Sudeste, as temperaturas aumentam em toda a Região.
Previsão do tempo para o sábado
Ciclone extratropical atua no oceano e sua frente fria se mantém entre o Paraná, São Paulo e o Mato Grosso do Sul.
Assim, pela manhã muita nebulosidade sobre o leste e norte do Rio Grande do Sul, sul, norte e meio-oeste de Santa Catarina, em todo o Paraná e no estado de São Paulo. Há possibilidade de chuvas de fraca intensidade ocorrendo de forma mais pontual sobre o leste gaúcho, norte e leste do Paraná e nas regiões paulistas próximas à divisa com o Paraná.
Em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, e no Espírito Santo, a primeira parte do dia já é com tempo firme, pouca formação de nuvens e com predomínio de sol.
A partir da tarde, como nos últimos dias, instabilidades começam a se desenvolver e a ganhar cada vez mais força trazendo potencial de chuvas intensas e de tempestades no norte e leste do Paraná, em boa parte do estado de São Paulo, com exceção do nordeste, e de forma mais isolada entre a região metropolitana de Porto Alegre e a Serra Gaúcha. No leste de Santa Catarina, as chuvas não ocorrem de forma intensa, no máximo com fraca intensidade.
Já nas demais regiões gaúchas e nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o tempo segue firme e ensolarado, com pouca formação de nuvens.
No período da noite, as chuvas mais intensas com trovoadas continuam sobre o estado de São Paulo, norte e leste do Paraná. No entanto, no norte catarinense há potencial de tempestades.
Previsão do tempo para o domingo
O ciclone extratropical se afasta e a frente fria também passa a atuar de forma mais oceânica, diminuindo o seu impacto sobre o centro-sul do Brasil.
Pela manhã, o tempo fica mais firme e com menor concentração de nuvens sobre a Região Sul, com tempo mais fechado no norte do Paraná. No estado de São Paulo, muita nebulosidade, mas sem potencial de chuva. Já no nordeste paulista e nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o tempo firme e ensolarado predomina.
A partir da tarde, novamente há o desenvolvimento das instabilidades, mas agora atingindo uma área mais restrita e com chuvas ocorrendo de forma mais isolada. Alerta de pancadas de até forte intensidade e para o risco de tempestades em todo o estado de São Paulo e no extremo norte do Paraná. Pancadas isoladas podem atingir o sul de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o sul do Rio de Janeiro.
No período da noite, as chuvas de moderada a forte intensidade se mantêm sobre o centro-sul e oeste paulistas e na região do Triângulo Mineiro.
Nas demais áreas do Paraná, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Espírito Santo, tanto a tarde quanto a noite é de tempo firme e pouca nebulosidade.