São Paulo e Rio de Janeiro vão viver clima de inverno durante esta semana
Uma massa de ar mais frio sobre o oceano vai manter condições de tempo nublado, chuva fraca e temperaturas amenas nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo ao longo dessa semana.
A atuação de uma massa de ar mais fria no oceano vai contribuir para o tempo nublado, chuva e para as temperaturas baixas no leste do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro ao longo de toda a semana.
Um padrão estacionário vai contribuir para o tempo instável e para bastante chuva sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste nesta semana, com acumulados elevados e potencial de eventos de precipitação intensos em Goiás, Minas Gerais e no Espírito Santo.
Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, o padrão não é de extremos e tão menos de potencial para transtornos. A permanência de uma massa de ar mais fria no oceano contribui para o transporte de umidade para o leste do Sudeste, deixando o tempo nublado e com chuva fraca e intermitente no leste paulista e sobre o território fluminense.
Além do tempo mais fechado, as temperaturas ficam baixas, com temperaturas máximas que vão variar de 21 a 24°C ao longo da semana nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Sensação de frio também será destaque no período da manhã e a partir da noite. As mínimas, que vão ocorrer entre o fim da madrugada e o início da manhã, podem ficar em 15°C para os paulistanos e em torno dos 20°C para os cariocas.
Confira a previsão mais detalhada e os mapas para a semana.
São Paulo
Na Grande São Paulo, ao longo dessa semana as chuvas devem ocorrer de forma fraca, especialmente no período da tarde, e ficar concentradas no sul da região metropolitana, a área que abrange o Grande ABC Paulista, onde estão, por exemplo, as cidades de São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Na capital paulista, não há previsão de chuvas.
Os acumulados de chuva até a noite de sexta-feira (1º de novembro) devem chegar aos 15 mm no sul e no sudeste da Região Metropolitana, porém, na sua área central as chuvas não serão significativas, com valores que devem ficar por volta dos 2 mm. Os volumes mais expressivos serão registrados na região da Serra do Mar, faixa leste de São Paulo, onde podem chegar a até 30 mm.
No decorrer desta semana, as temperaturas devem ficar mais baixas do que as observadas nos últimos dias na região, típicas de um clima de inverno. O amanhecer será frio, e as temperaturas mínimas devem variar entre 15ºC e 17ºC na Grande São Paulo. Na capital paulista, as mínimas serão de 17ºC na terça-feira (29) e na quarta-feira (30), e de 15ºC na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1º de novembro).
As temperaturas máximas também não devem ficar muito elevadas, oscilando entre 19ºC e 24ºC na Região Metropolitana de São Paulo. Em Rio Grande da Serra, sul da Região, os valores devem chegar a 19ºC, e na capital paulista deve fazer até 23ºC.
Rio de Janeiro
Na capital Rio de Janeiro, as chuvas devem ocorrer de forma fraca e persistente, principalmente no período da tarde e a partir da terça-feira (29). Os acumulados de precipitação até a noite de sexta-feira (1º de novembro) devem variar entre 6 mm e 25 mm na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com os valores mais baixos sendo registrados na parte sul da Região. Já na capital carioca, as chuvas devem acumular 6,4 mm.
As temperaturas mínimas no decorrer da semana irão variar entre os 17ºC e os 21ºC na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na capital, as mínimas devem ser de 21ºC na terça-feira (29), quarta-feira (30) e na sexta-feira (1º) e de 20ºC na quinta-feira (31).
As temperaturas máximas devem oscilar entre os 22ºC e os 26ºC na Região Metropolitana do Rio de Janeiro ao decorrer desta semana. Na capital, os valores chegarão a 24ºC na terça-feira (29), quarta-feira (30) e na sexta-feira (1º), e a 23ºC na quinta-feira (31).