Haja saúde! Ar frio avança e traz de volta a sensação de frio para o Sul
Após a onda de calor desta semana, com um intervalo de apenas dois dias, uma massa de ar frio avança pela Região Sul e traz frio para o início da próxima semana, com temperaturas que podem ficar abaixo dos 10°C na Região Sul.
O frio ainda não vai embora! Após a onda de calor que atua sobre parte do centro-sul nesta semana, uma frente fria avança no início da próxima semana e na sua retaguarda uma massa de ar frio derruba as temperaturas em toda Região Sul.
Trata-se de um evento pouco comum para o mês de dezembro, com temperaturas que podem atingir valores abaixo dos 10°C nas nas regiões mais elevadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Ar frio avança e temperaturas podem ficar abaixo dos 10°C
No fim de semana, a mudança do tempo acontece a partir da tarde domingo (07) através da atuação de uma região cavado que contribui para chuvas intensas e temporais nos três estados da Região Sul.
Na segunda-feira (11), a frente fria se desenvolve sobre o Rio Grande do Sul e até o fim do dia avança até o estado do Paraná, deixando alerta para eventos intensos de chuva e potencial de tempo severo em toda a Região Sul.
Com o avanço do sistema frontal, uma massa de ar frio começa a penetrar pelo Rio Grande do Sul no período da noite e, juntamente com a influência das chuvas, as temperaturas diminuem bastante em relação às máximas em todo o estado que variam de 25° a 27°C e passam a atuar entre 12°C a 17°C, sendo mais baixas na região da Campanha e da Serra.
Em Santa Catarina e no Paraná, a queda da temperatura ainda é em virtude da presença das chuvas intensas provocadas pela atuação da frente fria, mínimas também ocorrendo no fim do dia e variando entre 18°C e 20°C.
Na terça-feira (07), a frente avança e passa a atuar nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o que permite a maior atuação da massa de ar frio sobre a Região Sul. As mínimas ocorrem no início da manhã e no Rio Grande do Sul variam entre 12°C a 18°C, sendo menores nas regiões da Campanha, Sul, Leste e da Serra de até 15°C. Em Santa Catarina e no Paraná, as mínimas ocorrem no período da noite, com valores variando entre 12°C e 20°C, com menores valores na região da Serra e do Planalto e do leste paranaense registrando no máximo 16°C.
Já na quarta-feira (07), a massa de ar frio predomina e as temperaturas diminuem mais ainda. As mínimas ocorrem no início da manhã em toda a Região Sul. No Rio Grande do Sul, as temperaturas variam de 8°C a 19°C, sendo mais baixas nas regiões de Serra e mais elevadas na região metropolitana de Porto Alegre, Oeste e Noroeste. Em Santa Catarina, se observa a mesma variação, com mínimas abaixo dos 10°C na região da Serra e em torno deste valor no Planalto. Já na região de Joinville e de Florianópolis, as temperaturas ficam em 19°C.
No Paraná, as mínimas variam de 11°C a 22°C, sendo mais elevadas no norte e oeste do estado e mais baixas no sul. Na região de Curitiba, até o momento, espera-se temperaturas em torno dos 16°C.
As temperaturas mais baixas continuam até a quinta-feira (08), onde nas regiões de Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as mínimas ainda podem ficar em torno ou até mesmo abaixo dos 10°C.
Atenção para a elevada amplitude térmica!
Vale ressaltar, que a redução das temperaturas e a sensação de frio acontece no período da noite e da madrugada. No decorrer do dia de segunda-feira a quarta-feira, devido ao tempo mais firme, ao ar mais seco e a insolação nesta época do ano, o ganho térmico continua elevado.
Assim, no período da tarde, a sensação de calor continua com as temperaturas em torno dos 30°C em várias localidades. Uma ganho térmico de 15°C a 20°C no período de 9 horas.