Segunda onda de frio do inverno será mais intensa: mapas da Meteored mostram possibilidade de neve no Sul do Brasil

Uma segunda onda de frio deve atingir o Sul do Brasil nos próximos dias, além do frio desta semana, outra onda chega na semana que vem. Há potencial para geadas e depois para neve.

previsão do tempo neve no Sul do Brasil
O frio mais intenso está cada vez mais próximo do Sul do Brasil e a projeção é duas intensas ondas de frio passem nessa primeira quinzena de julho com potencial para geadas e até neve.

A manhã desta quinta-feira (04) já foi marcada por temperaturas amenas no Sul do Brasil segundo dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, ou seja, a intensa onda de frio segue avançando pela América do Sul e está cada vez mais perto do Brasil.

INMET registra temperatura de 4.3°C em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, na manhã de hoje. O frio está avançando e ganhando intensidade devido a essa primeira e intensa onda de frio. A maior preocupação é que ela não virá sozinha e na próxima semana haverá o repique do frio intenso com uma segunda onda.

Apesar das menores temperaturas registradas na campanha gaúcha já na manhã de hoje, nota-se que a onda de frio está cada vez mais próxima e mais abrangente, pois as temperaturas amenas já chegaram até mesmo ao leste do Paraná. A expectativa é que o frio se intensifique e se alastre ainda mais nos próximos dias.

Intensa massa de ar polar cada vez mais próxima

Os mapas de previsão da Meteored apontam que o frio tende a se intensificar nesse fim de semana, quando os termômetros já podem registrar as menores temperaturas na noite da sexta-feira (5) devido a aproximação do centro de alta pressão atmosférica com 1028 hPa.

São esperadas mínimas na casa de 3°C ou menos na campanha gaúcha, mas nota-se no mapa abaixo que o frio (áreas em verde) tomará conta de toda a metade sul gaúcha.

sexta
Primeira onda de frio chega na noite de sexta-feira (5) e já derruba as temperaturas de forma acentuada na campanha gaúcha.

Em poucas horas esse frio se intensificará porque o centro de alta pressão atmosférica chega mais perto, concentrando assim o ar mais frio entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. As temperaturas cairão de maneira drástica e podem chegar a casa de -2°C nas áreas em azul do mapa, o que inclui o sul gaúcho.

onda
Frio ganha intensidade rapidamente entre a noite de sexta (5) e a manhã de sábado (6) e o fim de semana pode começar com registro de temperaturas negativas no Rio Grande do Sul.

Vale ressaltar que apesar dessas temperaturas negativas concentradas sobre o sul do estado, todo o Rio Grande do Sul, assim como também áreas em Santa Catarina podem registrar temperaturas abaixo dos 5°C na madrugada do sábado (06).

Na manhã de domingo (07) o frio vai persistir, mesmo que perca um pouco de intensidade comparado ao dia anterior, e o potencial para ocorrência de geadas continua principalmente sobre a metade sul gaúcha.

Na segunda-feira (8) o frio se espalha mais pelo Sul do país, ou seja, as baixas temperaturas tendem a chegar de maneira mais abrangente também em Santa Catarina e no Paraná, mesmo que não caiam tanto por conta da condição ainda de nebulosidade e chuva.

frio
Frio mais intenso da primeira onda está previsto para a terça-feira (9) em que são esperadas temperaturas negativas em diferentes áreas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O dia mais frio será a terça-feira (09), em que são esperadas temperaturas negativas de novo no Sul do Brasil. Termômetros podem registrar mínimas de -2°C ou menos, e dessa vez não só na campanha gaúcha, com também nas regiões serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina como mostra o mapa acima.

Segunda onda de frio do inverno será mais forte e há chance de neve

Depois da terça bem gelada na região Sul do Brasil devido ao avanço da primeira onda de frio, a tendência segundo o modelo europeu ECMWF é de um leve aumento gradual da temperatura a partir da quarta-feira (10), porém, o alívio não vai durar muito tempo, pois logo em seguida haverá a chegada de uma segunda onda que vai provocar o repique do frio intenso.

Vale ressaltar que apesar do frio perder força sobre a serra catarinense na quarta, ainda tem possibilidade de baixíssimas temperaturas sobre boa parte do Rio Grande do Sul que estará com tempo seco e sem presença de nuvens, ou seja, grande potencial para ocorrência de geadas em diversas cidades do estado.

Na quinta-feira (11) e principalmente na sexta (12), o frio parece perder força com uma gradual elevação das temperaturas devido a formação de uma frente fria, mas logo em seguida vem o repique do frio mais intenso que está previsto para o outro fim de semana, ou seja, no sábado (13) e no domingo (14).

Com repique do frio previsto para a próxima semana devido a avanço de uma segunda onda consecutiva, há projeção de temperaturas negativas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até no Paraná.

Na manhã de sábado já existe potencial para temperaturas negativas mais uma vez no Sul do país, no entanto, desta vez, as temperaturas abaixo de zero serão registradas junto com a chuva com os resquícios do sistema frontal, o que tende a resultar em neve. Isso mesmo, vai nevar no Sul do Brasil no outro fim de semana!

neve
Tendência do modelo europeu ECMWF mostra condição de neve acumulada no fim de semana entre 13 e 14 de julho nas áreas em verde do mapa.

O mais surpreendente é que essas temperaturas abaixo de zero grau podem chegar até mesmo ao planalto do Paraná, ou seja, será o frio mais intenso e abrangente até o momento comparado ao que já aconteceu no inverno deste ano.

Essa intensa segunda onda de frio pode espalhar essas temperaturas negativas por uma grande área entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o planalto do Paraná na noite de domingo, o que além de gerar recordes de menores temperaturas registradas, pode provocar um evento significativo de neve no Brasil.