Semana ainda com potencial para temporais na Região Sul

Neste semana temporais ainda atingem a Região Sul, chuvas volumosas levam alerta para parte do Nordeste e frio no Centro-Sul. Confira os detalhes dos principais destaques para esta semana.

Alerta de temporais em SC e no RS
Semana com potencial para chuvas intensas na Região Sul e em parte do Nordeste. Frio também é destaque.

Para esta semana as chuvas ainda ocorrem na Região Sul, apesar de se tratar de um período de mudança de padrão, de uma condição mais úmida e frio para uma mais seca e quente no Centro-Sul, que deve ser consolidado a partir do final da semana.

Para o restante do país, o destaque fica para a mudança do tempo no leste do Sudeste e para a manutenção do tempo seco no Brasil Central e da umidade no leste do Nordeste.

Alertas e destaques até a quarta-feira

Nesta segunda-feira (13), uma frente fria, que passou a atuar no último fim de semana no Rio Grande do Sul, provocando temporais isolados na metade norte e leste gaúchos e no sul de Santa Catarina, consegue avançar para norte, deixando o tempo nublado na metade sul e leste do Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

No entanto, o destaque fica para o período da tarde, quando uma região de cavado contribui para o desenvolvimento de instabilidades que trazem potencial para a ocorrência de temporais isolados no oeste e norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná. Alerta para chuvas intensas na parte da noite no norte catarinense e no leste paranaense.

Na terça-feira (14), o sistema se afasta para o oceano, mas ainda exerce influência nas condições do tempo, mas agora em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Já pela manhã há previsão de chuva fraca a moderada intensidade em toda a faixa leste do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo as chuvas mais intensas localizadas no litoral norte paulista.

Chuvas fracas também ocorrem no norte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul na primeira parte do dia. No período da tarde, o destaque fica para a manutenção do tempo instável e para o aumento das chuvas no Rio de Janeiro, porém, sem potencial para transtornos.

Em relação às temperaturas, uma massa de ar polar consegue avançar pelo Sul do Brasil e o frio atinge todo o Centro-Sul, sendo mais intenso no Sul, onde o dia fica bastante agradável devido ao predomínio do tempo firme em boa parte da Região.

Na quarta-feira (15), não há grande mudanças, mas devido ao deslocamento da massa de ar polar mais para leste, o transporte de umidade fica mais efetivo, o que contribui para tempo nublado e frio desde o leste catarinense até o Espírito Santo.

No leste do Nordeste, o tempo segue com bastante nebulosidade, temperaturas amenas e ocorrência de chuvas de fraca intensidade. No entanto, no Rio Grande do Norte, devido à uma maior intensidade das ondas de leste, chuvas intensas trazem potencial para alagamentos em todo o leste do estado, principalmente na capital Natal.

Temporais voltam a ocorrer no Rio Grande do Sul

Para a quinta-feira (16), uma região de cavado se desloca do sul do Paraguai para o Rio Grande do Sul ganhando intensidade, o que traz potencial para temporais e chuvas volumosas já pela manhã no centro-norte do estado e, a partir da tarde, se espalham para o nordeste e leste, atingindo a região da Serra e metropolitana de Porto Alegre.