Semana ainda com potencial para temporais na Região Sul
Neste semana temporais ainda atingem a Região Sul, chuvas volumosas levam alerta para parte do Nordeste e frio no Centro-Sul. Confira os detalhes dos principais destaques para esta semana.
Para esta semana as chuvas ainda ocorrem na Região Sul, apesar de se tratar de um período de mudança de padrão, de uma condição mais úmida e frio para uma mais seca e quente no Centro-Sul, que deve ser consolidado a partir do final da semana.
Para o restante do país, o destaque fica para a mudança do tempo no leste do Sudeste e para a manutenção do tempo seco no Brasil Central e da umidade no leste do Nordeste.
Alertas e destaques até a quarta-feira
Nesta segunda-feira (13), uma frente fria, que passou a atuar no último fim de semana no Rio Grande do Sul, provocando temporais isolados na metade norte e leste gaúchos e no sul de Santa Catarina, consegue avançar para norte, deixando o tempo nublado na metade sul e leste do Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.
No entanto, o destaque fica para o período da tarde, quando uma região de cavado contribui para o desenvolvimento de instabilidades que trazem potencial para a ocorrência de temporais isolados no oeste e norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná. Alerta para chuvas intensas na parte da noite no norte catarinense e no leste paranaense.
Na terça-feira (14), o sistema se afasta para o oceano, mas ainda exerce influência nas condições do tempo, mas agora em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Já pela manhã há previsão de chuva fraca a moderada intensidade em toda a faixa leste do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo as chuvas mais intensas localizadas no litoral norte paulista.
Chuvas fracas também ocorrem no norte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul na primeira parte do dia. No período da tarde, o destaque fica para a manutenção do tempo instável e para o aumento das chuvas no Rio de Janeiro, porém, sem potencial para transtornos.
Em relação às temperaturas, uma massa de ar polar consegue avançar pelo Sul do Brasil e o frio atinge todo o Centro-Sul, sendo mais intenso no Sul, onde o dia fica bastante agradável devido ao predomínio do tempo firme em boa parte da Região.
Na quarta-feira (15), não há grande mudanças, mas devido ao deslocamento da massa de ar polar mais para leste, o transporte de umidade fica mais efetivo, o que contribui para tempo nublado e frio desde o leste catarinense até o Espírito Santo.
No leste do Nordeste, o tempo segue com bastante nebulosidade, temperaturas amenas e ocorrência de chuvas de fraca intensidade. No entanto, no Rio Grande do Norte, devido à uma maior intensidade das ondas de leste, chuvas intensas trazem potencial para alagamentos em todo o leste do estado, principalmente na capital Natal.
Temporais voltam a ocorrer no Rio Grande do Sul
Para a quinta-feira (16), uma região de cavado se desloca do sul do Paraguai para o Rio Grande do Sul ganhando intensidade, o que traz potencial para temporais e chuvas volumosas já pela manhã no centro-norte do estado e, a partir da tarde, se espalham para o nordeste e leste, atingindo a região da Serra e metropolitana de Porto Alegre.