Semana ainda com risco para temporais no Centro-Sul

Volta a chover forte na Região Sul e as pancadas isoladas de final de tarde ainda ocorrem no Sudeste e no Centro-Oeste. Há risco para alagamentos e novos deslizamentos de terra. No litoral norte do país há alerta para chuva volumosa.

Tempestades e risco para transtornos continua para esta semana. Fique atento às regiões de alertas.

Uma frente fria que vem atuando entre o norte da Região Sul e o Sudeste foi a responsável pelas fortes chuvas que tingiram a região metropolitana de São Paulo e o a região de Angra do Reis no Rio de Janeiro, provocando inundações, enchentes, deslizamento de terra, desabamentos e mortes. Esse sistema se manterá atuante ate o meio desta semana no Sudeste. A partir da quinta-feira (14) outra frente fria se forma sobre o Sul do Brasil, mantendo o tempo instável e com risco para temporais.

Previsão do tempo

Nesta tarde de segunda-feira (11) ainda há previsão da ocorrência de chuva fraca a moderada no leste paulista. Mesmo assim, há risco para transtornos, uma vez que os córregos e rios estão elevados. No entanto, a atenção para hoje fica para o Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, centro-leste de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte. Previsão de pancadas de chuva forte também para o Mato Grosso do Sul, norte do Mato Grosso e oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Na terça-feira (12) uma área de baixa pressão se forma sobre o Rio Grande do Sul, provocando temporais já pela manhã em boa parte do estado. A partir do fim do período passa a chover com moderada a forte intensidade nas demais áreas da Região Sul. No Centro-Oeste no Sudeste, bastante nebulosidade e ocorrência de chuva localizada no Mato Grosso e em Goiás. Na parte da tarde, a previsão é de pancadas de chuva que podem ocorrer na forma de temporais e provocar transtornos no leste e norte paulista, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, metade leste do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. Já na faixa norte do país, a ZCIT mantém o tempo chuvoso e os acumulados elevados em todo o litoral norte, com chuvas mais intensas no Maranhão, Piauí e Ceará.

Acumulado de chuva para toda a semana, segundo o modelo ECMWF.

Na quarta-feira (13) a baixa pressão continua sobre o Rio Grande do Sul, deixando o tempo instável e ventoso em todo o estado e no leste de Santa Catarina. Há previsão de chuva já pela manhã no leste e norte gaúcho e no oeste catarinense e do estado do Paraná. Na parte da tarde, risco de temporais para o noroeste do Rio Grande do Sul e todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. No restante do país pouca mudança, porém no fim da tarde e noite as chuvas ocorrem com forte intensidade no sul de Goiás, em todo o estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Há riscos para alagamentos e deslizamento de terra.

Na quinta-feira (14) a frente fria associada à baixa pressão, intensifica as chuvas no leste paulista e no Rio de Janeiro, trazendo potencial para mais um episódio extremo. A faixa litorânea e áreas serranas possuem maior risco de chuva volumosa. No Sul o tempo firme predomina em praticamente toda a Região, com previsão de chuva moderada a forte intensidade no norte e leste do Paraná. No Centro-Oeste previsão de pancadas de chuva na parte da tarde, que podem ocorre na forma de temporais localizados.

Na sexta-feira (15) o sistema frontal se afasta para o oceano, mas ainda se mantém na altura do Sudeste, mantendo o tempo instável em toda a porção central do país, com pancadas de chuva forte, que trazem, mais uma vez, risco para temporais para o estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e todo o Centro-Oeste. No Espírito Santo, são esperados os maiores acumulados.