Semana chuvosa para o Sul do Brasil
Sistemas precipitantes se mantêm atuantes sobre o Sul do Brasil ao longo dessa semana. Há risco para temporais. Previsão de mais umidade também para o estado de São Paulo.
Nesta segunda-feira (23) uma frente fria já atua sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuva fraca a moderada na metade sul do estado. Nas demais áreas da Região Sul, o sistema vem contribuindo para a formação de nuvens médias e altas que se estendem para o Sudeste e para os estado do Mato Grosso do Sul e de Goiás.
No decorrer do dia a frente fria se desloca para norte provocando chuva fraca a moderada sobre o leste e metade norte do território gaúcho, em todo o estado de Santa Catarina e, de forma mais isolada, no oeste, sul e leste do Paraná. Com este deslocamento, uma massa de ar polar passa a atuar sobre o Rio Grande do Sul, mantendo as temperaturas baixas e aumentando a sensação de frio.
Na terça-feira (24) o dia amanhece nublado e com chuva fraca em todo o território catarinense, leste do Paraná e, norte e noroeste, do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. A partir da tarde o sistema ganha força, e as chuvas aumentam de intensidade e se espalham para as demais regiões do Paraná, sul e leste de São Paulo. Alerta de chuva forte e descargas elétricas para o norte do e serra do Rio Grande do Sul, e oeste de Santa Catarina.
Na quarta-feira (25), a frente fria já se encontra mais afastada no oceano, no entanto, um setor mais quente se forma sobre o Sul, favorecendo a manutenção das instabilidades sobre os três estados. O tempo fica nublado e chuvoso na região que vai da metade norte do Rio Grande do Sul até a metade sul do Paraná, incluindo o oeste e leste do estado. A partir da tarde as chuvas passam a ocorrer nas demais áreas do estado gaúcho, com potencial para chuva forte no centro-leste catarinense e, entre o fim da tarde e a noite, no Rio Grande do Sul, no norte, serra e região metropolitana de Porto Alegre.
Em decorrência dos ventos que transportam umidade do oceano para o continente, na faixa leste de São Paulo, o tempo fica nublado com chuva fraca ao longo do dia. No litoral a chuva ocorre de maneira mais constante e, no sul do estado, passa a ser mais intensa. A boa notícia é que a qualidade do ar melhora na região metropolitana de São Paulo.
Na quinta-feira (26), a nebulosidade e a chuva se mantêm para o leste paulista e passa a ocorrer no Rio de Janeiro a partir do fim da tarde. Já o destaque fica para a Região Sul, onde um sistema de baixa pressão se forma sobre o Rio Grande do Sul e deixa o tempo nublado e chuvoso no norte e metade leste do estado, em todo o território de Santa Catarina e no leste do Paraná. Alerta para temporais no sul e leste gaúchos.
Tendência o restante da semana
Na sexta-feira (27) as chuvas diminuem, mas se mantêm sobre Santa Catarina e o Paraná. No Rio Grande do Sul volta a chover no norte do estado mais para o fim do dia. Os ventos passam a atuar de quadrante norte, favorecendo o aumento das temperaturas e a sensação amena para todo o cone sul. O fim de semana tende manter uma condição instável, com bastante nebulosidade e chuvas variando de intensidade no Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.