Semana com ainda influência do ar polar e previsão de chuva fraca no Brasil
Mesmo com o seu deslocamento para o oceano, a massa de ar polar, que é uma alta pressão, ainda irá influenciar as condições do tempo em boa parte do país. O frio reduz, mas continua, e o tempo fica instável em parte da do leste do país. Confira os detalhes.
Na última semana um intenso processo de formação de uma frente fria provoca temporais, chuvas intensas, que vieram acompanhadas de granizo e também ocorreram de forma muito intensa com eventos de microexplosão sendo determinados no leste do Rio Grande do Sul.
Posteriormente, uma intensa massa de ar polar, que chegou até a Região Norte, derrubou as temperaturas em boa parte do país, contribuindo também para a ocorrência de neve e também de geadas em boa parte da Região Sul.
Esse mesmo sistema se deslocou para o oceano e, por se tratar de um alta pressão ou anticiclone com ventos anti-horários, contribui para o transporte de umidade para as regiões costeiras, favorecendo o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuva nas áreas mais próximas do litoral leste do Brasil.
Mesmo com o seu afastamento cada vez mais para o oceano, o sistema ainda irá favorecer esse transporte de umidade e diminuir o frio. Confira os detalhes da previsão do tempo até a quarta-feira, 24 de agosto.
Destaque da previsão do tempo para a segunda-feira
No período da manhã o tempo nublado no sul e leste do Rio Grande do Sul até a região de Porto Alegre, entre o norte de Santa Catarina, o centro-leste do Paraná e o sul de São Paulo, porém sem ocorrência de chuva. A partir do Espírito Santo até o leste do Rio Grande do Norte, tempo nublado com ocorrência de fraca alternando com período de melhoria, sendo mais intensas e duradouras no leste da Bahia, principalmente entre Porto Seguro e Salvador.
No decorrer da tarde, o transporte de umidade se mantém proveniente da massa de ar polar e há a possibilidade de chuva fraca no leste catarinense entre Florianópolis e no norte do estado, no leste do Paraná e no sul de São Paulo. No Rio de Janeiro o tempo segue nublado e na faixa leste do Espírito Santo até o Rio de Grande do Norte. No entanto, as chuvas podem ocorrer com até moderada intensidade no sul da Bahia e na região de Salvador, com precipitação fraca e inconstante para o restante da faixa leste.
No restante do país o tempo segue com tempo firme, com precipitação de até forte intensidade ocorrendo somente no extremo norte.
Quanto às temperaturas, o frio da madrugada e início da manhã se mantém em boa parte do país, porém no interior do país há previsão de calor ou até mesmo de temperaturas agradáveis. Frio ao longo do dia somente nas áreas mais ao sul, elevadas e do leste do país.
Destaque da previsão do tempo para a terça-feira
Na terça-feira (23) poucas mudanças no padrão das condições do tempo. A massa de ar polar se afasta, mas o transporte de umidade continua para o leste do país.
Manhã, tempo nublado no sul e leste do Rio Grande do Sul até a região de Porto Alegre, no leste de Santa Catarina e do Paraná, e no sul de São Paulo. Já no Rio de Janeiro e no Espírito Santo o sol aparece com mais facilidade.
No leste do Nordeste, as chuvas ocorrem com fraca intensidade no da Bahia e entre Salvador e norte do território baiano. Já no leste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, chove de fraca a moderada intensidade.
No decorrer da tarde, a nebulosidade diminui e há a possibilidade do surgimento do sol em boa parte do leste do país. Tempo mais fechado e com possibilidade de chuvisco no norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e na região de Salvador. Entre o leste pernambucano e o Rio Grande do Norte, nas regiões mais costeiras, as chuvas continuam acontecendo com fraca a moderada intensidade.
As temperaturas sofrem ligeiro aumento, o que não proporciona grandes alterações na sensação térmica.
Destaque da previsão do tempo para a quarta-feira
Na quarta-feira (24), o mesmo padrão é previsto, porém com menor possibilidade de chuva e com tempo firme no período da tarde para toda a faixa leste do país.
Pela manhã, devido à influência de uma frente fria no Uruguai, chuvas de fraca intensidade ocorrem nas primeiras horas do período no oeste e no sul do Rio Grande do Sul. Novamente, entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, o tempo fica nublado em todo o leste do Nordeste, com possibilidade de chuva muito fraca.
No restante do dia, a nebulosidade diminui e o sol aparece entre poucas nuvens no leste do país, com possibilidade de chuva fraca isolada no sul da Bahia, que nas horas seguintes também experimenta condições de tempo mais firme.
O frio da noite, madrugada e manhã ainda continuam, mas a sensação mais agradável agora se estende para todo o leste do país, com manutenção do calor no Brasil Central.