Semana com alerta de chuvas volumosas para a Região Sudeste

Nesta próxima semana os maiores acumulados estão previstos para a Região Sudeste, com alertas para os quatro estados. Até meados da semana são esperados acumulados acima de 70 mm a 100 mm. Confira os detalhes.

Na última semana, chuvas volumosas e tempestades foram registradas em boa parte do país, trazendo uma distribuição da precipitação esperada para esta época do ano. No entanto, os maiores acumulados ocorreram no oeste da Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul.

A partir desta semana o corredor de umidade se desloca mais para norte, concentrando os maiores volumes na Região Sudeste e proporcionando alertas para transtornos, como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Destaques e alertas

Nesta manhã de segunda-feira (17), bastante nebulosidade em todo o país, com chuvas ocorrendo em todas as regiões. No entanto, o destaque fica para a região que abrange o leste e norte do Paraná, o oeste do Mato Grosso do Sul e boa parte do estado de São Paulo, com exceção da porção norte, com chuvas de moderada a forte intensidade que levam potencial para alagamentos.

Em Minas Gerais, bastante nebulosidade com chuvas de fraca intensidade ocorrendo no centro-sul e leste do estado e na região do Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro, chuva fraca e no Espírito Santo, tempo bastante nublado.

Por volta do fim da manhã e início da tarde, as instabilidades se espalham por todo o território paulista e os núcleos de chuva mais intensos passam a ocorrer também no norte de São Paulo. A partir do meio da tarde, há alerta de tempestade e chuvas intensas no norte e leste paulistas, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais, incluindo na região de Belo Horizonte, e no Triângulo Mineiro.

No período da noite, as chuvas diminuem de intensidade, cessando em boa parte das localidades e continuando de forma fraca somente na faixa leste de São Paulo, na porção central de Minas Gerais e entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.

A terça-feira (18) é mais um dia de tempo instável no Sudeste, com previsão de dia nublado para praticamente toda a Região, com exceção para o norte mineiro, onde o sol aparece entre nuvens.

Pela manhã, previsão de chuva fraca e isolada no oeste e sul de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Chuva moderada, no norte e nordeste paulistas e no território capixaba.

A partir de meados da tarde, alerta de tempestades e chuvas intensas no leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na região do Triângulo Mineiro, oeste, leste e centro-sul de Minas Gerais.

As chuvas intensas nesta segunda-feira e a continuidade da precipitação nos próximos dias, mesmo fraca, deixa em alerta para deslizamentos de terra no sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Na quarta-feira (20), as regiões de alerta diminuem bastante, mas o tempo instável continua. Previsão de chuvas fracas ao longo do dia, intercalando com período de melhoria, no leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.

No Triângulo Mineiro, nas demais regiões mineiras, as chuvas ocorrem com moderada intensidade pela manhã, com núcleos mais intensos no centro-leste de Minas Gerais e no estado do Espírito Santo.

A partir da tarde, as chuvas continuam, porém com menor intensidade e de forma mais isolada, com núcleos mais intensos, que podem provocar transtornos, somente no norte e oeste de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro.