Semana com aumento das temperaturas e de forte calor fora de época

Nos próximos dias o destaque fica para as temperaturas que aumentam bastante no decorrer da semana, com máximas entre 35°C e 40°C no Centro-Sul do país. Um forte evento de calor em pleno inverno!

onda de calor
Previsão de forte aumento das temperaturas ao longo da semana, com máximas variando entre 35°C e 40°C de norte a sul.

Nos próximos dias, uma massa de ar quente se espalha pelo país proporcionando temperaturas muito acima do normal para esta época do ano no Centro-Sul e calor muito intenso no Brasil Central.

Essa condição deve se manter até pelo menos o próximo fim de semana, com alívio previsto somente para o estado do Rio Grande do Sul no meio da semana, em virtude da atuação de uma frente quente, o que traz alto risco de tempestades.

Comportamento da massa de ar quente e o aumento das temperaturas

Neste início de semana, as temperaturas continuam amenas na Região Sul, com tempo nublado durante boa parte desta segunda-feira (16) desde o sul do Rio Grande do Sul até o sul do estado de São Paulo, com ocorrência de chuva fraca até meados da tarde no norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e no sul paulista. As máximas não devem passar dos 21°C nessas áreas.

Já no oeste de Santa Catarina, norte e oeste do Paraná, as temperaturas já ficam mais elevadas, com destaque para o território paranaense onde as máximas passam dos 30°C no norte e noroeste do estado. No Centro-Oeste, a semana começa com bastante calor e temperaturas atingindo valores entre 33°C e 38°C, sendo a região mais quente a de Cuiabá, no Mato Grosso.

Já na terça-feira (17), o escoamento de norte já consegue transportar o ar mais quente do Brasil Central para a Região Sul. Assim, com um tempo firme e sol entre poucas nuvens, as temperaturas aumentam com facilidade ao longo do dia, com máximas de 28°C no oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul, de até 31°C no oeste de Santa Catarina e acima dos 32°C no oeste, norte e noroeste do Paraná.

Na quarta-feira (18), o transporte do ar mais quente se mantém e as temperaturas aumentam mais. No entanto, é na quinta-feira (18) que de fato o calor se intensifica, devido à atuação de uma baixa pressão ao sul do Uruguai, que contribui em muito no aumento do escoamento de norte e do empoçamento do ar quente na Região Sul, em especial no Rio Grande do Sul, onde as máximas podem atingir os 35°C na região metropolitana de Porto Alegre e na porção central do estado.

Nas demais regiões do Sul, as temperaturas ficam em torno dos 30°C, atingindo também os 35°C somente no oeste, noroeste e norte do Paraná.

Na Região Sudeste, também faz bastante calor com 31°C previstos para a capital paulista e 30°C para o Rio de Janeiro. No norte e oeste de São Paulo e no oeste de Minas Gerais, as máximas ficam entre 35 e 37°C. Destaque também para o Centro-Oeste, onde as temperaturas ficam próximas dos 40°C, chegando aos 41°C em Cuiabá.

O avanço de um sistema frontal entre a sexta-feira (19) e o sábado (20), proporciona uma quebra de padrão e a redução das temperaturas em boa parte do Centro-Sul, uma vez que uma massa de ar frio deve avançar e proporcionar de volta a sensação de frio.