Semana com calor, chuva e muito frio na Região Sul
Neste semana uma frente fria avança pelo Sul do país proporcionando novos eventos de chuva sobre parte da Região. Destaque também para o avanço de uma intensa massa de ar frio. Características de inverno para algumas localidades.
Nesta primeira semana do mês de maio, uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas a partir de meados da semana na Região Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde algumas localidades vão viver dias de inverno. Há potencial para novos registros negativos nas regiões mais elevadas do território gaúcho e de Santa Catarina.
Do verão ao inverno: antes do frio, vem o calor
O início da semana vai começar com temperaturas mais elevadas em praticamente todo o Centro-Sul, com exceção para as regiões do leste de Santa Catarina até o leste paulista, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, onde a última massa de ar frio ainda influencia.
O calor dura até terça-feira (04) para o Rio Grande do Sul, com máximas em torno dos 32°C na região metropolitana de Porto Alegre e nas regiões Central e Oeste. Já em Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas mais elevadas se estendem até a quarta-feira (05), com máximas de 33°C no oeste dos estados e de 34°C no noroeste paranaense.
Esse aumento das temperaturas e a sensação de calor estão relacionados com a atuação dos ventos de norte provocados pela presença de uma frente fria no Uruguai e na Argentina, que posteriormente avança pela Região Sul, ou seja, uma condição pré-frontal
A partir do fim do dia de terça-feira (04), uma massa de ar polar começa a atuar no Rio Grande do Sul, avançando pelo Centro-Sul ao longo da semana e provocando as menores temperaturas na sexta-feira. A diferença entre as máximas registradas no início da semana até o final fica em torno de 15°C.
Previsão de temperaturas negativas no sul de Santa Catarina e na região dos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul. Há probabilidade de para a formação de geada ampla nessas áreas e mais pontuais nas regiões da Campanha, Central e Oeste.
Intensidade das chuvas e distribuição
A frente fria passa a atuar no território do Rio Grande do Sul na manhã de terça-feira (04) nas regiões Sul e Campanha, levando potencial para tempestades, com chuvas de moderada intensidade ocorrendo até o início da tarde. No restante do dia, o sistema avança até o norte gaúcho, aumentando mais a nebulosidade do que provocando chuva.
Na quarta-feira (05), uma região de cavado reforça as instabilidade sobre o Rio Grande do Sul e há potencial de chuvas intensas na metade norte, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre a partir do meio da tarde.
Na sexta-feira (06), volta a chover com moderada intensidade, mas agora no oeste e norte de Santa Catarina, e no oeste, sul e leste do Paraná, devido à formação de um cavado. Já no Rio Grande do Sul, o tempo firme e com bastante nuvens predomina.