Semana com predomínio de tempo seco em praticamente todo o país
Nessa semana o potencial para ocorrência de chuvas diminui no Sul. Assim, o predomínio é de tempo firme em praticamente todo o país e com temperaturas ele elevação.
No último sábado (13) uma frente fria provocou chuvas intensas no sul e leste do Rio Grande do Sul. Esse mesmo sistema, avançou pelos demais estados da Região Sul, mas sem ocasionar volumes elevados e chuvas abrangentes.
O destaque mesmo ficou para a queda das temperaturas proporcionada pelo avanço de uma massa de ar polar. As mínimas do domingo ficaram abaixo dos 5°C em praticamente todo o território gaúcho, com 0°C ocorrendo na região da Campanha e da Serra. Em Santa Catarina, situação semelhante no sul e no meio-oeste, com mínima abaixo de 7°C.
Para esta semana, a massa de ar polar se desloca para o oceano e um pouco para nordeste, favorecendo o transporte de ar frio e de umidade para o leste das regiões Sudeste e Nordeste. Além disso, dificulta o avanço de sistemas frontais pelo Centro-Sul do país.
Destaques da previsão
Nesta segunda-feira (15), a massa de ar polar se encontra no oceano, mas próximo à costa da Região Sul. Assim, as temperaturas sofrem um ligeiro aumento, mas o frio ainda se faz presente. Devido à este deslocamento, os ventos de leste passam a transportar umidade para o centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, deixando o tempo nublado e com ocorrência de chuvisco ao longo do dia. Essa mesma condição acontece em toda a faixa leste que vai do sul de São Paulo até o leste do Nordeste, com chuvas ocorrendo com fraca à moderada intensidade.
No Rio Grande do Sul, uma região de cavado favorece uma atmosfera mais instável e ainda há bastante nebulosidade em todo o estado. Previsão de pancadas isoladas pela manhã no Oeste e nas Missões, a partir da tarde passam a atingir a região Central, Campanha e o Sul.
Na terça-feira (16), o transporte de umidade se mantém para boa parte da faixa leste do país. No entanto, as chuvas ocorrem somente em algumas áreas. Previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade, oscilando ao longo do dia, no Espírito Santo, no sul da Bahia, região de Salvador e entre João Pessoa e Natal. No restante do leste nordestino, as chuvas ocorrem com fraca intensidade.
Na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e no centro-oeste paulista, os ventos de norte contribuem para o aumento das temperaturas ao longo do dia, porém, o frio da manhã e a partir do fim do dia se faz presente
Na quarta-feira (17), sem grandes mudanças. O tempo continua mais fechado no leste do país, porém o potencial para chuvas diminui bastante, com ocorrências isoladas e de fraca intensidade. O destaque fica para o aumento das temperaturas que contribuem para uma sensação mais amenas ao longo do dia.
Uma nova frente fria chega ao Sul
Na quinta-feira (18), uma nova frente fria está prevista para o Rio Grande do Sul. Devido ao ciclone extratropical bastante deslocado para sul, o sistema frontal atua com mais intensidade somente na metade sul do estado, onde se esperam os maiores volumes que não devem passar dos 30 mm.
Para a sexta-feira (19), uma região de cavado mantém o tempo instável no território gaúcho e há potencial para chuvas de moderada intensidade na metade sul do estado. No restante, do Centro-Sul, o destaque é para o aumento das temperaturas e para à sensação de calor.