Semana começa com chuva forte e bastante frio no Sul do Brasil

Frente fria se forma entre este domingo e a segunda-feira na Região Sul, provocando chuvas de até forte intensidade nos três estados. Massa de ar polar derruba as temperaturas em boa parte da Região.

O processo de formação de uma frente fria se iniciou no fim de semana, contribuindo para o retorno das chuvas no oeste da Região Sul. O processo ganha intensidade ao longo do domingo (28), que traz potencial de chuvas de até forte intensidade e mais abrangentes a partir da noite até o início da manhã de segunda-feira (29).

Devido ao avanço da frente fria e do seu afastamento para o oceano, uma massa de ar frio começa a avançar e a influenciar o tempo na Região Sul, derrubando as temperaturas e também contribuindo para o transporte de umidade para parte do leste da Região.

Acumulados podem chegar aos 50 mm no início da semana

Na noite deste domingo (28), alerta de chuvas de até forte intensidade na metade norte do Rio Grande do Sul, no sul, centro e oeste de Santa Catarina, no sul e oeste do Paraná. Mais para o fim do período e início da madrugada, as chuvas passam a abranger todo o território catarinense.

No decorrer da madrugada de segunda-feira (29), as chuvas diminuem no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, devido à incursão da massa de ar frio. No entanto, as chuvas continuam com fraca a moderada intensidade no leste e nordeste gaúcho, incluindo a região de Porto Alegre, o centro e o leste de Santa Catarina, o sul e o oeste do Paraná. Na região de Curitiba, há potencial de chuva fraca e pontual.

Os acumulados de chuva até o meio da semana podem passar dos 50 mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As chuvas mais intensas acontecem na segunda-feira.

No decorrer da manhã, a frente fria avança e se afasta para o oceano, dando espaço a massa de ar mais frio e seco e, assim, diminuindo o potencial de chuvas. Previsão de chuva fraca para o leste e nordeste do Rio Grande do Sul, para o centro-leste de Santa Catarina, sul, leste e oeste do Paraná, com potencial de chuva muito fraca e pontual para a porção central e o noroeste paranaenses.

No período da tarde, as chuvas diminuem muito no Rio Grande do Sul, mas continuam com fraca intensidade e até mesmo como chuvisco na região de Serra e no litoral norte. Essa condição também está prevista no sul catarinense. Já no centro-norte de Santa Catarina, as chuvas podem voltar a ocorrer com forte intensidade, mas de forma mais pontual, bem como no sul e sudoeste do Paraná. No oeste e leste paranaenses, previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade.

previsão de chuva para a Região Sul
Acumulado de chuva até o meio da semana traz acumulados que podem passar dos 50 mm. As chuvas mais intensas acontecem na segunda-feira.

No período da noite, as chuvas reduzem muito e se concentram no norte de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná, ocorrendo com fraca intensidade.

Na terça-feira (30), devido à influência da massa de ar frio que atua no oceano, há o favorecimento do transporte de umidade para o centro-leste catarinense e do Paraná. Assim, o tempo fica nublado com possibilidade de chuvisco, principalmente no leste desses estados.

Na quarta-feira (02), o tempo firme predomina em praticamente toda a Região Sul, com tempo nublado no norte de Santa Catarina e no leste do Paraná, onde ainda há potencial para chuvisco.

Massa de ar frio e queda das temperaturas no início da semana

Com o afastamento da frente fria, uma massa de ar frio consegue avançar pelo Sul do Brasil, proporcionando uma condição mais estável e, principalmente, a queda das temperaturas.

Já neste domingo (28), há a incursão do ar frio durante a tarde no Sul e Campanha do Rio Grande do Sul, chegando à região Central e de Porto Alegre, mais para o período da noite.

frio na Região Sul
Temperaturas mínimas prevista para a segunda-feira. As mínimas do dias acontecem no período da noite.

Mas é na segunda-feira (29), que a incursão do ar frio é mais expressiva proporcionando um dia gelado no Rio Grande do Sul, onde as máximas não passam dos 13°C. O ar frio também consegue chegar ao estado de Santa Catarina, que com o tempo nublado e as chuvas, deixa as máximas entre 14 e 19°C do sul ao norte, e com pouca variação ao longo do dia.

Com o avanço da massa de ar frio, as mínimas do dia acontecem no período da noite, com temperaturas de até 3°C na Campanha e Sul do Rio Grande do Sul e de 11°C na região de Porto Alegre. Em Florianópolis, as temperaturas ficam em 15°C e em Curitiba em torno dos 9°C.

Na terça-feira (30), a massa de ar frio já se desloca para o oceano, o que traz a mínimas do dia para entre o fim da madrugada e o início da manhã. Assim, as temperaturas mínimas variam de 1 a 2°C na Campanha e sul do Rio Grande do Sul, com potencial para atingir 0°C ou até mesmo temperaturas ligeiramente negativas, de 10°C em Porto Alegre e variando de 3 a 5°C na Serra. Em Santa Catarina e no Paraná, as menores temperaturas variam de 3 a 10°C, sendo mais baixas na região de Serra. Em Florianópolis, mínimas de 15°C e em Curitiba de 9°C.

frio onda de frio
Temperaturas mínimas previstas para a terça-feira. As mínimas acontecem entre o fim da madrugada e o início da manhã.

O dia segue frio, com temperaturas que não passam dos 19°C no Rio Grande do Sul, dos 16°C no centro-leste de Santa Catarina e dos 13°C no centro-sul e leste do Paraná.

A partir da quarta-feira (01), as temperaturas começam a subir bastante e a semana deve terminar com temperaturas chegando em torno dos 30°C no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.