Semana começa com ciclone ajudando a espalhar o ar frio pelo Sul e leste das regiões Sudeste e Nordeste
No início desta semana, a massa de ar frio continua influenciando boa parte do centro-sul do Brasil. Agora, o ar gelado se espalha pelo leste do Nordeste. Confira os detalhes da previsão do tempo.
Uma massa de ar frio passou a influenciar o tempo nas regiões Sul e Sudeste, com temperaturas baixas durante as noites e madrugadas, e agradáveis ao longo do dia, além de contribuir também um tempo mais fechado e para chuvas em algumas áreas do leste entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro.
No início da semana, a formação de uma ciclone no oceano contribui para impulsionar o ar frio também para o leste do Nordeste, proporcionando uma ligeira sensação de frio, que pode ser aumentada através do tempo mais fechado em algumas áreas.
A seguir damos mais detalhes e mostramos os mapas de previsão
Previsão para a segunda-feira
Na segunda-feira (03), o ar frio atua no oceano e mais ao sul, com o ciclone localizado mais ao norte. Assim, os ventos frios conseguem transportar umidade para o leste das regiões Sul e Sudeste e, através da rotação do ciclone, já atingem todo o leste da Bahia do estado de Pernambuco.
Pela manhã, o tempo fica nublado no litoral norte do Rio Grande do Sul, no centro-leste de Santa Catarina, no leste do Paraná, no leste do estado de São Paulo até a região metropolitana da capital paulista, na região litorânea de São Paulo e na região Serrana do Rio de Janeiro. Há potencial para precipitação pontual na forma de chuvisco. No interior do Sul e do Sudeste, o tempo firme e ensolarado predomina, bem como, na faixa do Espírito Santo até a região de Salvador, no estado da Bahia.
Já no norte baiano até o leste do Rio Grande do Norte, o tempo fica nublado na primeira parte do dia, com possibilidade de chuva fraca, que acontece de forma mais abrangente no leste de Pernambuco e da Paraíba.
À tarde, as condições do tempo se mantêm até meados do período, quando a nebulosidade diminui em boa parte do leste do Brasil, mantendo-se, com possibilidade de chuva fraca, no leste de Santa Catarina e do Paraná. No Nordeste, o tempo fechado continua em Alagoas, Pernambuco e na Paraíba, com chance de chuva de fraca intensidade.
Em relação às temperaturas, a sensação é agradável ao longo do dia em boa parte das regiões Sul e Sudeste, com frio para as áreas do leste em virtude da atuação da massa de ar frio. No leste do Nordeste, apesar do ar frio conseguir chegar, as máximas variam de 25 a 26°C, com mínima de 18 a 24°C, sendo mais baixas no território baiano.
Previsão para a terça-feira
Na terça-feira (04), o ciclone se afasta para o oceano e o ar frio consegue avançar para norte. Assim, o sistema frio continua influenciando o tempo em todo o leste do Brasil ao longo de todo o dia.
Com a mudança de posição da massa de ar frio, os ventos não conseguem mais transportar umidade para o leste da Região Sul, do estado de São Paulo e para boa parte do Rio de Janeiro, com exceção da porção norte do território fluminense. Previsão de tempo firme e ensolarado para toda a Região Sul e praticamente todo o Sudeste.
Para o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste da Bahia, estado de Sergipe e de Alagoas, e o centro-leste de Pernambuco e da Paraíba, o tempo fica mais fechado com nebulosidade variável e possibilidade de chuva muito fraca e pontual. Entre os territórios fluminense e capixaba e no Alagoas, a nebulosidade é mais densa e a probabilidade de chuva acaba sendo maior, principalmente no período da manhã.
As temperaturas não sofrem grandes mudanças e a sensação de frio continua para todo o leste da Região Sul, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para as demais áreas, a sensação é amena entre o fim da manhã e o meio da tarde.