Semana começa com frente fria e potencial de chuva de quase 200 mm em 48h

Frente fria passa a atuar no centro-sul do Brasil e contribui para a ocorrência de chuvas intensas e elevado volume em parte do centro-sul do Brasil. Os acumulados até terça-feira podem ficar próximos dos 200 mm.

alerta de chuvas volumosas
Probabilidade de chuva é elevada na terça-feira para a porção entre o Sudeste, Centro-Oeste e a Região Sul.

Como já havíamos comentado nas últimas publicações sobre o clima e tempo sobre o aumento da frequência de baixas pressões e de frentes frias sobre o centro-sul do Brasil neste mês de abril. Essa condição vem ocorrendo desde o último feriado, o da Páscoa, em virtude do comportamento da Oscilação Antártica (AAO), que está atuando de forma negativa.

Neste fim de semana e no início da semana esse padrão é bastante evidente. O processo de formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria deixou o tempo instável em boa parte da Região Sul e em parte dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Nos próximos dias, a influência desses sistemas continua e deixam alertas de chuvas intensas, para o risco de temporais e para o elevado volumes de precipitação que fica próximo dos 200 mm em 48 horas.

Alertas e destaques da previsão do tempo

Já a partir da tarde do domingo (16), instabilidades se desenvolveram e deram início ao episódio de chuvas intensas na Região Sul, atingindo o norte do Rio Grande do Sul, o sul e meio-oeste de Santa Catarina, o centro-sul, oeste e sul do Paraná.

Na madrugada de segunda-feira (17), a baixa pressão, que dará origem ao ciclone extratropical, atua na no oceano próximo à costa da Região Sul e uma região de cavado, que é a extensão da baixa pressão e dará origem à frente fria, se forma entre Santa Catarina e o Paraná. Assim, chuvas de até forte intensidade atingem o oeste catarinense, a metade oeste paranaense e o sul do Mato Grosso do Sul. Na porção central de Santa Catarina, no centro-norte e leste do Rio Grande do Sul, o tempo fica nublado e com possibilidade de chuva fraca.

Os avisos oficiais emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até o momento, são de nível laranja para risco significativo de tempestades para toda a Região Sul e estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

No período da manhã, a frente fria já começa a se formar e o ciclone extratropical se encontra no oceano, um pouco mais afastado da costa. Assim, as chuvas de até forte intensidade ainda deixam em alerta o centro-norte, noroeste e oeste do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. No restante do território paranaense chove com fraca intensidade e de forma mais pontual. Já em Santa Catarina no Rio Grande do Sul, há bastante nebulosidade, mas com possibilidade do surgimento do sol.

A partir da tarde, a frente fria avança um pouco e as instabilidades se desenvolvem mais e se espalham até o estado de São Paulo. Alerta de chuvas intensas e para o risco de temporais no norte e leste do Paraná, no Mato Grosso do Sul, no centro-oeste, noroeste e sul de São Paulo. No norte e oeste de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná, há possibilidade de chuva de fraca a moderada intensidade.

No fim do dia, as chuvas perdem intensidade, mas entre o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo podem ocorrer eventos mais intensos. No período da noite, novos alertas para a possibilidade de chuvas intensas no oeste de Santa Catarina, oeste e leste do Paraná e no leste de São Paulo. Passa a chover também em todo o território catarinense fraca a moderada intensidade.

Os maiores acumulados estão previstos para o Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde os volumes podem ficar próximos dos 200 mm no período de 48 horas. O que traz potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos.

A terça-feira (18) é o dia com o maior potencial de transtornos. A frente fria não consegue avançar muito e se afasta para o oceano passando a atuar de forma mais costeira na altura do estado de São Paulo. No entanto, uma região de cavado consegue se formar mais para o interior mantendo o tempo instável e contribuindo para o desenvolvimento mais efetivo das instabilidades.

Madrugada e manhã com alerta de chuvas intensas e para o risco de temporais no estado do Paraná, no meio-oeste de Santa Catarina, no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, no sul e leste de São Paulo.

As chuvas ganham intensidade e abrangência ao longo da manhã e, mais para o fim do período, a precipitação é mais intensa e as instabilidades já podem atuar na porção central e no nordeste paulistas. No Rio Grande do Sul, tempo mais fechado nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina, no sul e na região da Campanha, com potencial de chuva fraca e pontual.

A partir da tarde, alerta para o elevado potencial de transtornos por chuvas intensas em todo o estado de Santa Catarina, Paraná, no centro-sul, oeste e leste do Mato Grosso do Sul, em todo o estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Essa condição se mantém para boa parte das regiões até o fim do dia, no entanto, no oeste e sudoeste do Paraná, no meio-oeste de Santa Catarina e no Rio de Janeiro, o potencial e chuvas diminui bastante.