Semana começa com frio, nublado e chuva em parte das regiões Sul e Sudeste
A mudança do tempo finalmente aconteceu com o avanço de uma frente fria e de uma massa de ar frio no fim de semana. O início da semana será de tempo nublado, frio e com chuva em parte do Sul e do Sudeste.
A frente fria que se formou no fim da última semana e avança pela Região Sul neste fim de semana, vai continuar avançando e mudando o tempo em parte do Sudeste. Uma massa de ar frio na retaguarda do sistema frontal, que já provoca frio em boa parte do Sul do Brasil, vai continuar afetando boa parte da região e de parte do Sudeste no início da semana, proporcionando um clima de inverno tão esperado após semanas de muito calor, ar seco e muita fumaça.
No entanto, essa condição não será para toda a porção dessas regiões. O calor e o tempo seco ainda vão afetar boa parte do Sudeste, com temperaturas próximas dos 40°C. Já no Sul, o calor vai afetar parte do Paraná, com temperaturas que ficam um pouco abaixo dos 30°C.
A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo para o início da semana.
Onde e como chove no início da semana
Na madrugada da segunda-feira (16), a frente fria atua de forma mais efetiva entre o Paraná e o estado de São Paulo, favorecendo as chuvas de até forte intensidade na porção centro-norte do leste de Santa Catarina, no centro-leste e norte do Paraná, no sul de São Paulo e nas regiões paulistas próximas do território paranaense. O sistema frontal também contribui para chuvas de fraca intensidade no oeste paulista e para pancadas e trovoadas na porção central do Mato Grosso do Sul. Devido à circulação dos ventos e da proximidade da frente fria, o estado do Rio de Janeiro fica nublado e com chuva fraca somente na porção sul.
No período da manhã, a frente fria avança um pouco mais e aumenta a intensidade das chuvas no sul de São Paulo e nas regiões de divisa com o Paraná, onde as chuvas reduzem de intensidade e ocorrem com fraca intensidade no leste do estado, bem como no norte de Santa Catarina até a região de Florianópolis. Na região da capital paulista, o tempo fica nublado e com chuva fraca. Chuvisco para o litoral norte paulista até o sul do Rio de Janeiro, onde o tempo volta a ficar firme no restante do território fluminense.
No período da tarde, com o afastamento da frente fria para o oceano, ao mesmo tempo que avança pelo Sudeste, o potencial de chuvas na Região Sul diminui bastante, com chuva fraca e chuvisco passando a ocorrem no leste do Rio Grande do Sul, em todo o leste e norte de Santa Catarina e no leste do Paraná.
No estado de São Paulo, previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade em toda a faixa leste, com precipitação mais intensa ocorrendo na porção litorânea e mais fraca até a capital paulista, região de Itapetininga, no sul, e região do Vale do Paraíba.
Mais para o fim do dia, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina, com tempo nublado e chuva fraca ou chuvisco desde o extremo norte catarinense até o Rio de Janeiro.
No período da noite, as chuvas aumentam no litoral norte de São Paulo e no Rio de Janeiro, com possibilidade de precipitação de moderada intensidade, sem potencial para transtornos.
Na terça-feira (17), a frente fria avança até o Espírito Santo e se afasta mais para o oceano. Assim, a massa de ar frio também se desloca mais para o oceano, mas contribui para o transporte de umidade e de ar frio para o leste das regiões Sul e Sudeste.
Previsão de tempo nublado e chuvoso desde o leste de Santa Catarina, da região de Florianópolis até o Espírito Santo. Devido ao avanço da umidade, a região da Zona da Mata do estado de Minas Gerais também fica nublada e com chuva. Nas demais áreas da Região Sul e do Sudeste, o tempo firme e ensolarado predomina.
Clima de inverno e calor extremo
Com o avanço da frente fria, uma massa de ar frio consegue influenciar boa parte da Região Sul e o leste do Sudeste, no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro. Juntamente com o tempo mais instável, o clima de inverno será característica para as localidades do leste dessas regiões.
Já no norte e oeste do Paraná e, principalmente, no interior do Sudeste, o calor continua intenso, com temperaturas que ficam próximas dos 40°C na região do Triângulo Mineiro, mais próximas do sul de Goiás.
Na segunda-feira (16), a sensação é de frio pela manhã em praticamente toda a Região Sul, com mínimas abaixo dos 10°C na Campanha, Sul, Sudeste e Serra do Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto de Santa Catarina até o sul do Paraná. Nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, previsão de 13°C, 16°C e 12°C, respectivamente. As temperaturas máximas não atingem valores muito elevados, com previsão de no máximo 26 e 27°C no oeste e noroeste do Paraná. Nas demais localidades da Região Sul, as temperaturas ficam abaixo dos 23°C. Máxima de 21°C em Porto Alegre, de 19°C em Florianópolis e de 15°C em Curitiba.
No Sudeste, as temperaturas mínimas não trazem tanta percepção de frio na segunda-feira (06), apenas uma ligeira sensação no sul e leste de São Paulo, no sul e sudeste de Minas Gerais. Nas capitais, mínimas de 18°C em São Paulo, de 21°C no Rio de Janeiro e em Vitória, e de 16°C em Belo Horizonte.
As temperaturas sobem em praticamente todo o Sudeste, com condição mais amena no sul e leste de São Paulo. Assim, as máximas ficam em torno dos 20°C em São Paulo, dos 25°C no Rio de Janeiro, dos 30°C em Belo Horizonte e dos 29°C em Vitória.
Na terça-feira (17), as temperaturas diminuem em torno de 1 a 2°C na Região Sul, mas sem o frio atingir de fato o oeste e noroeste do Paraná. Em Porto Alegre, mínima de 12°C, em Florianópolis, de 14°C, e em Curitiba, de 12°C.
No Sudeste, as temperaturas diminuem mais no centro-sul e leste do estado de São Paulo e no Rio de Janeiro ao longo do dia. Mínimas de 15°C em São Paulo e um pouco mais elevada, devido à umidade, no Rio de Janeiro, de 22°C; de 17°C em Belo Horizonte e de 22°C em Vitória. As máximas ficam em 19°C em São Paulo, em 23°C no Rio de Janeiro, em 27°C em Belo Horizonte e 29°C em Vitória.