Semana começa com mais frio, risco de geadas e chuvas volumosas de quase 100 mm na Região Sul

Uma nova frente fria se forma entre Santa Catarina e o Paraná e traz risco de chuvas intensas que podem acumular quase 100 mm. Uma nova massa de ar polar também atua na Região Sul e traz potencial para geadas.

alerta de chuvas volumosas
Uma nova frente fria traz potencial de chuvas volumosas em parte do Panará e de Santa Catarina.

Após o intenso e desastroso ciclone extratropical da última semana, uma forte massa de ar polar trouxe calmaria e frio para o centro-sul do Brasil, além de contribuir para ocorrência de neve na Serra de Santa Catarina.

Agora, no início da semana, uma nova frente fria se forma sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná, contribuindo para o tempo instável e para chuvas volumosas, que podem acumular quase 100 mm em pouco mais de 24 horas.

Com a formação do sistema frontal, uma massa de ar polar também atua na Região Sul, voltando a baixar as temperaturas e favorecendo a ocorrência de geadas.

Alerta de chuvas volumosas de quase 100 mm

Já noite deste domingo (17), uma região de cavado se forma e a nebulosidade aumenta no estado do Paraná e na faixa leste de Santa Catarina e do nordeste do Rio Grande do Sul. Assim, na madrugada da segunda-feira (18), já há previsão de chuvas fracas no sul, oeste e leste do Paraná e no extremo norte de Santa Catarina. Essa condição se mantém ao longo da manhã, sem ocorrência de eventos significativos de precipitação.

As chuva mais intensa ocorrem na terça-feira e os acumulados no dia podem atingir os 80 mm no leste do Paraná e no extremo norte de Santa Catarina.

A partir da tarde, as chuvas passam a acontecer de forma mais abrangente no oeste, centro-sul e leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, com ocorrências pontuais no leste do estado. O tempo fica nublado nas demais regiões catarinenses. Mas somente no final do período que a precipitação ganha intensidade no sul e leste do Paraná, podendo atingir o norte catarinense.

Esse aumento da intensidade das chuvas e constantes ao longo da noite, que passam a ocorrer de forma fraca e abrangente a porção central e leste de Santa Catarina.

Na madrugada de terça-feira (18), chuvas de moderada a forte intensidade já podem ocorrer no sul e leste do Paraná e no extremo norte de Santa Catarina, sendo mais intensas nos leste paranaense. No período da manhã, as chuvas intensas se tornam mais abrangentes e passam a ocorrer também na porção central e no oeste do Paraná. Não se descarta o potencial de pancadas fortes no noroeste e no norte paranaenses. Há risco para alagamentos e deslizamentos.

Até o fim da tarde da terça-feira, 18 de julho, mais de 80 mm podem acumular no centro-leste do Paraná e no extremo norte de Santa Catarina.

No período da tarde, as chuvas continuam com moderada a forte intensidade nas mesmas áreas, com precipitação fraca podendo ocorrer também no nordeste do Rio Grande do Sul. Essa condição potencializa o risco de alagamentos, inundações e de deslizamentos. Até o fim da tarde mais de 80 mm podem acumular no centro-leste do Paraná e no extremo norte de Santa Catarina.

No período da noite, as chuvas diminuem de intensidade, mas ainda acontecem com fraca intensidade no leste de Santa Catarina e no leste do Paraná.

Frio volta a ganhar força e risco de geada aumenta no Rio Grande do Sul

Com o processo de formação da frente fria, uma massa de ar polar, com seu centro na Argentina, já consegue influenciar o tempo no Rio Grande do Sul, no sul e no meio-oeste de Santa Catarina a partir do fim da tarde deste domingo (16).

O ar polar avança mais ao longo da noite e da madrugada de segunda-feira (17). Assim, entre o fim da madrugada e o início da manhã, temperaturas de 2 a 3°C estão previstas para a Campanha Gaúcha e de 4 a 5°C na porção central, norte e Serra do Rio Grande do Sul, o que traz potencial para a formação de geadas nessas áreas. Em Porto Alegre, as mínimas atingem os 8°C. Na Serra Catarinense, por conta da nebulosidade, as mínimas podem não ficar tão baixas quanto o esperado em eventos de ar polar, mas podem atingir os 2 e 3°C, ou seja, há potencial de formação de geadas.

temperaturas mínimas geadas no sul
Temperaturas mínimas previstas para a segunda-feira, 17 de julho.

Como a frente fria não consegue avançar, o ar polar fica mais atuante no Rio Grande do Sul, até o sudoeste e oeste do Paraná e no estado de Santa Catarina. Assim, as temperaturas caem mais no território gaúcho com mínimas variando de 1 a 4 °C em boa parte das regiões, com valores de 7 a 11°C na faixa leste e na região de Porto Alegre. Como consequência, o potencial de geadas aumenta em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

No estado de Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná, em virtude da nebulosidade, as temperaturas não diminuem muito, mas o frio se intensifica e perdura ao longo de toda a terça-feira (18).

geadas no Rio Grande do Sul
Temperaturas mínimas previstas para a segunda-feira, 18 de julho.

O frio começa a perder intensidade a partir da tarde da quarta-feira (19), quando o ar polar já se afasta para o oceano. No restante da semana, os ventos de quadrante norte voltam a atuar, proporcionando uma condição térmica mais agradável na Região Sul.