Semana começa com massa de ar frio contribuindo para o tempo nublado e para chuva em parte do Sul, Sudeste e do Nordeste
As chuvas diminuíram no centro-sul do Brasil depois que uma massa de ar frio passou a atuar. Além do frio, o sistema contribui para o tempo nublado e chuvas em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No último fim de semana, uma massa de ar frio passou a influenciar o tempo no centro-sul do Brasil e até mesmo na Região Nordeste. O sistema além de provocar a queda das temperaturas e a sensação de frio na Região Sul em boa parte do Sudeste e no sul do Centro-Oeste, também favorece a circulação de ventos, que transportam umidade para boa parte da faixa leste do país, deixando o tempo nublado e provocando chuvas de fraca intensidade em algumas áreas.
No último fim de semana, chuvas de fraca intensidade ocorrem no leste de Santa Catarina, no Paraná, no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sudeste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no extremo sul da Bahia. Esse padrão irá se manter até meados desta semana em boa parte do leste do Brasil.
Detalhes da previsão do tempo
Na segunda-feira (14), a massa de ar frio atua no oceano próximo à costa das regiões Sul e Sudeste. Assim, pela manhã o tempo fica nublado desde o norte de Santa Catarina e leste do Paraná até o litoral leste do Rio Grande do Norte. Chuvas ocorrem em algumas áreas, com fraca a moderada intensidade na faixa leste de São Paulo, com fraca intensidade no Rio de Janeiro, de forma mais pontual no Espírito Santo, no sul da Bahia, na região de Salvador, em Sergipe e entre Recife e Natal.
A partir da tarde, a circulação dos ventos diminui em alguns pontos, diminuindo a concentração da nebulosidade e permitindo o surgimento do sol como o no estado de Santa Catarina, no Paraná, entre o sul da Bahia e a região baiana de Camamu e de Aracaju até Natal. No leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na região de Salvador, o tempo nublado e com chuva fraca intermitente continua.
No período da noite o mesmo padrão da tarde é observado, como no litoral paulista, no Rio de Janeiro e em Salvador, as chuvas podem aumentar de intensidade ocorrendo no máximo com moderada intensidade. Além disso, instabilidades se formam entre o norte do estado de São Paulo e Minas Gerais, onde podem ocorrer pancadas de fraca intensidade e de curta duração.
Na terça-feira (15), mesmo com o afastamento da massa de ar frio mais para o oceano, o transporte de umidade continua para boa parte do leste do Brasil. No entanto, o potencial de chuvas diminui e passam a ocorrer de forma mais pontual, com fraca intensidade intercalando com períodos sem precipitação. Previsão de chuvas somente no leste de São Paulo, com as regiões litorâneas com maior probabilidade, para o Rio de Janeiro e leste da Bahia. Na Região Sul, somente nebulosidade que diminui a partir do fim da manhã e início da tarde.
Na quarta-feira (16), a massa de ar frio não se afasta, mas acaba se deslocando um pouco para o sul no oceano. Isso muda as regiões que são mais atingidas pelo transporte de umidade.
Pela manhã, o tempo fica nublado no leste de Santa Catarina entre o norte até a região de Florianópolis, no leste do Paraná, no sul de São Paulo, no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, na metade leste de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, no leste da Bahia ao sul da região de Salvador, e entre Aracaju e Recife. Nessas áreas, há a possibilidade de chuvisco de chuva fraca alternando com período de melhoria.
No período da tarde, a nebulosidade diminui no leste da Região Sul, do estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e em boa parte do Rio de Janeiro, permitindo o surgimento do sol. Já no centro-leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia, o tempo segue instável e com previsão de chuva fraca. Chuvas um pouco mais intensa e abrangentes atingem o território capixaba. Nas demais regiões do leste do Nordeste, nebulosidade variável e chuvas muito pontuais e de fraca intensidade somente na região de Salvador.
No período da noite, o tempo firme predomina em praticamente todo o leste do Brasil, com tempo mais fechado e ainda com possibilidade de chuva fraca no leste de Minas Gerais, no Espírito Santo, no extremo norte do Rio de Janeiro e no sul da Bahia.