Semana começa com pancadas isoladas em parte do Sudeste e do Sul
A previsão do tempo aponta para um retorno tímido das chuvas para uma pequena parte do centro-sul do país, com pancadas de forma isolada, mas que podem ocorrer com até forte intensidade e granizo.
Nos últimos dias uma intensa frente fria se formou e avançou pelo país chegando até a Região Nordeste, onde atuou de forma costeira, mas mesmo assim contribuindo para chuvas volumosas.
Nesse deslocamento uma poderosa massa de ar polar proporcionou um evento anômalo e histórico neste início de novembro, com eventos de geada na Região Sul e ocorrência de precipitação invernal na Serra Catarinense.
Esses sistemas já se encontram enfraquecidos, mas ainda conseguem influenciar as condições de tempo no início desta semana.
Previsão do tempo para a segunda-feira
A massa de ar polar se encontra mais afastada no oceano e o sistema frontal ainda atua de forma costeira no Nordeste.
Previsão de muita nebulosidade na faixa leste e norte do país, com tempo mais firme entre o Espírito Santo e a Bahia. no leste da Região Sul, há previsão de chuva fraca no nordeste do Rio Grande do Sul, em todo o leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, com maior abrangência a partir do meio da tarde.
No Sudeste, o tempo fica nublado no leste paulista, no centro-sul e leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, com possibilidade do surgimento do sol. Pela manhã há possibilidade de chuva fraca no leste paulista, no sul mineiro e no território fluminense. A partir da tarde, o tempo fica mais firme no leste de São Paulo, mas na região serrana do Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e até mesmo na porção mais oeste do Triângulo Mineiro, há previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade e com granizo.
As instabilidades que se desenvolvem no período da tarde também atingem o estado de Goiás, mas não há potencial para eventos intensos de precipitação e queda de granizo.
No Norte e Nordeste, tempo instável do norte da Bahia até o estado de Alagoas até o norte do Pará e estado do Amapá, passando pelo interior de Pernambuco e por parte central dos estados do Ceará, do Piauí e do Maranhão.
Na madrugada, previsão de chuvas de moderada a forte intensidade na porção norte do Pará até o Ceará, com redução a partir da manhã até meados do período da tarde. A partir do meio da tarde, há potencial de chuva forte e temporais tanto nas áreas com previsão de tempo instável do Nordeste quanto da Região Norte.
Previsão do tempo para a terça-feira
Na terça-feira (08), o padrão se mantém, mas com menor intensidade das chuvas e maior probabilidade de precipitação para parte do Brasil Central.
No Sul e no Sudeste, o tempo fica nublado em toda a faixa leste, com possibilidade do surgimento do sol nos estados do Sul até boa parte do leste paulista. Na região do Vale do Paraíba, centro-sul e metade leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, o céu fica bastante fechado.
No nordeste do Rio Grande do Sul, previsão de chuva fraca pela manhã e de até moderada intensidade a partir do início da tarde. Em Santa Catarina, as chuvas de fraca intensidade passam a ocorrer no centro-leste a partir do meio da tarde, bem como no leste do Paraná.
No estado de Minas Gerais, em Goiás e leste do Mato Grosso, há previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais e não se descarta a ocorrência pontual de queda de granizo.
No Norte e no Nordeste, as chuvas ocorrem de forma mais isolada e com até forte intensidade a partir da tarde. Alerta de chuva forte para a região de Salvador e interior do Ceará, do Piauí e do Maranhão, no norte do Pará e no Amapá.
Previsão do tempo para a quarta-feira
Na quarta-feira (09), o potencial de chuvas diminui muito no período da manhã, com poucos eventos expressivos pelo país. Por outro lado, com o afastamento dos sistemas frente fria e massa de ar polar, uma região de cavado tem facilidade de se formar sobre o Brasil Central, favorecendo a formação de instabilidades.
Pela manhã, previsão de chuva muito pontual, somente no extremo sul de Minas Gerais e na metade norte do Pará. O tempo fica nublado em boa parte da faixa leste do país, com o surgimento do sol entre muitas nuvens. O tempo fica mais aberto entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, entre o Espírito Santo e o sul da Bahia e desde o norte baiano até o Rio Grande do Norte.
A partir do meio da tarde, as instabilidades se desenvolvem e se concentram no eixo Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Previsão de pancadas no leste e nordeste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, no estado de Goiás, em todo o leste do Mato Grosso, no Tocantins, na porção central e nordeste do Pará até o Amapá e norte do Amazonas, e no oeste do estado da Bahia.
As regiões com maior potencial para chuvas intensas e com queda de granizo são o centro-sul de Minas Gerais, o leste e nordeste paulista e entre o leste do Tocantins e o oeste da Bahia.