Semana começa com pancadas isoladas no Sudeste e nova mudança do tempo com risco de tempestades no Rio Grande do Sul

Chuvas isoladas ainda são previstas na Região Sudeste no início desta semana. Além disso, uma nova frente fria traz risco de tempestades para parte do Rio Grande do Sul. Confira a previsão do tempo.

alerta tempestades
Muita nebulosidade variável e possibilidade de chuvas pontuais no Sudeste. Já No Rio Grande do Sul, há probabilidade de chuva aumenta a partir de terça-feira, com risco de chuvas intensas e tempestades.

Uma mudança de padrão se estabeleceu nesta segunda quinzena de agosto, com o retorno das chuvas intensas e tempestades em parte do centro-sul do Brasil. A mudança iniciou no final da última semana através da formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada, que foi mais atuante, avançando pela Região Sul e contribuindo para a organização das instabilidades em parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

Esse mesmo sistema frontal se desloca mais para o oceano, mas mesmo assim, a sua presença contribui para a formação de uma região de cavado, região mais instável, sobre o centro-leste do Brasil, favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas.

Após o afastamento completo da frente fria, um outro sistema frontal avança pelo Rio Grande do Sul, deixando parte do território gaúcho sob o risco de tempestades.

O início da semana no Sudeste

Já na madrugada de segunda-feira (21), instabilidades podem provocar pancadas de chuva de até forte intensidade e tempestades entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo e na porção do estado de Minas Gerais a partir da região de Belo Horizonte até o leste do território mineiro. Chuvas isoladas e de curta duração também são previstas no norte do estado de São Paulo, entre Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

chuva fraca
Possibilidade de chuva fraca entre o fim da manhã e o início da tarde no leste de São Paulo.

No decorrer da manhã, o potencial de chuvas diminui e não há risco de chuva forte em nenhuma localidade do Sudeste. No entanto, a nebulosidade no leste de São Paulo aumenta e há possibilidade de chuva muito fraca e pontual no fim do período e início da tarde.

No período da tarde, a nebulosidade aumenta no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no estado de Minas Gerais. Assim, por volta da metade do período, pancadas isoladas já podem atingir a região entre Belo Horizonte e o norte mineiro e, chuva de curta duração, no leste e norte de São Paulo, na região serrana do Rio de Janeiro e na região do Triângulo Mineiro.

previsão de pancadas isoladas
Possibilidade de chuva aumenta no período da tarde, com pancadas isoladas ocorrendo em parte dos estado de Minas Gerais, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Já no fim do dia, as instabilidades perdem abrangência e se concentram no leste e norte de Minas Gerais provocando ainda pancadas isoladas, mas agora com potencial para tempestades que, no período da noite, ocorrem somente no norte do Espírito Santo.

Na terça-feira (24), o tempo firme e ensolarado predomina por todo o Sudeste. Essa condição se estende até a quinta-feira (24).

Nova frente fria no Sul e alerta de tempestades no Rio Grande do Sul

Na segunda-feira (21), o tempo na Região Sul fica sob influência de uma região de cavado, que não é tão intensa, mas contribui para o aumento da nebulosidade no período da manhã no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. No restante do dia, o tempo firme predomina nos três estados da Região.

Na terça-feira (22), uma frente fria que se forma sobre o Uruguai avança em direção ao Rio Grande do Sul. No período da manhã o tempo já muda no Sul, em parte da Campanha e no sudeste do estado. Há potencial para pancadas de chuva de até forte intensidade e de tempestades nas áreas de fronteira.

Por volta do fim da manhã e início da tarde, o sistema frontal avança mais, mas de forma costeira. As chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade entre o Sul e a região Central, e com forte intensidade no litoral sul e na região de Pelotas.

A partir do meio da tarde, o sistema atua na altura da região Porto Alegre promovendo o aumento da nebulosidade e a formação de instabilidades que provocam chuvas pontuais na região de Porto Alegre, na região de Santa Cruz do Sul e no Serra. Já no litoral, ao sul de Mostardas até Tramandaí, há alerta de chuvas intensas e tempestades.

De terça-feira a quarta-feira, os acumulados podem passar dos 80 mm no centro-leste do Rio Grande do Sul. Há alerta de chuvas intensas e de tempestades.

No período da noite, as instabilidades ganham intensidade e se formam para interior do território gaúcho. Assim, há alerta de pancadas de até forte intensidade e tempestades em toda a Região Central, no sudeste, Serra e leste do Rio Grande do Sul. Chuvas de fraca a moderada intensidade podem atingir o sul de Santa Catarina.

alerta de chuvas intensas e tempestades.
Até a quarta-feira os acumulados podem ficar próximo dos 100 mm no leste do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (23), o tempo instável continua com tempo nublado na metade norte do Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina. Há previsão de chuvas intensas e alerta de tempestades entre a região Central, a Serra e a região de Porto Alegre. Essa condição se mantém até o período da noite, com as chuvas reduzindo de intensidade.