Semana começa com tempo firme no centro-sul do Brasil, mas chuvas retornam ao Sul e MS a partir de quarta-feira

O tempo firme continua na próxima semana em boa parte do centro-sul do Brasil, sem alertas para os riscos de eventos extremos. No entanto, a partir da quarta-feira, o tempo volta a ficar instável em parte da Região Sul.

alerta de tempestades
Tempo firme predomina em boa parte do centro-sul nesta semana. No entanto, pancadas isoladas e tempestades pontuais retornam para a Região Sul.

Finalmente um período mais seco e fresco se estabeleceu no centro-sul do Brasil, proporcionando um alívio aos eventos extremos de chuva e também às temperaturas muito elevadas.

Após a formação de um ciclone extratropical e da sua frente fria, uma massa de ar frio de forte intensidade para essa época do ano avançou pelo centro-sul do Brasil, proporcionando queda das temperaturas e, principalmente, uma condição estável com tempo firme e ensolarado.

Essa condição de tempo firme para toda a Região Sul, Sudeste e boa parte do Centro-Oeste no início da semana. A partir da quarta-feira (08), os sistemas de chuvas voltam a atuar em parte do Sul do Brasil, influenciando também parte do Centro-Oeste.

A seguir confira os mapas e a previsão mais detalhada.

Massa de ar frio se afasta e o tempo volta a ficar instável em parte do centro-sul do Brasil

Nesta segunda-feira (06) e terça-feira (07), a massa de ar frio continua influenciando o tempo no centro-sul do Brasil, favorecendo o tempo firme e ensolarado em toda a Região Sul, Sudeste e boa parte do Centro-Oeste, onde, neste último, pancada isoladas podem atingir o norte do Mato Grosso e do estado de Goiás.

A terça-feira (07) difere através do aumento aumento das temperaturas, que voltam a atingir os 30°C no Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina e do Paraná. Já no interior do Sudeste e no Centro-Oeste, as máximas atingem os 35°C.

Na madrugada da quarta-feira (08), uma frente fria que atua no Uruguai, consegue avançar até a porção central e região de Porto Alegre do Rio Grande do Sul e provocar pancadas muito isoladas em toda a metade sul. Apesar de remoto, não se descarta o risco de tempestades pontuais.

frente fria rio grande do Sul
Fraca frente fria influencia o tempo no Rio Grande do Sul durante a quarta-feira.

No decorrer do dia, o sistema frontal não consegue avançar e se afasta para o oceano. No entanto, o tempo segue instável no sul do Rio Grande do Sul, com maior potencial para tempestades a partir de meados da tarde. No restante da Região Sul e no Sudeste, o tempo firme predomina. No Centro-Oeste, pancadas muito isoladas podem ocorrer no norte e leste do Mato Grosso e no nordeste do Mato Grosso do Sul.

Mesmo ocorrendo de forma isoladas, as chuvas podem ocorrer na forma de tempestades pontuais. No entanto, não há potencial de tempo severo ou de precipitação extrema.

Na quinta-feira (09), uma outra frente fria consegue avançar pelo Rio Grande do Sul, mas, desta vez, influenciando todo o estado. Já na madrugada, há alerta de chuvas intensas e tempestades em todo a metade sul do estado, incluindo toda a região central e metropolitana de Porto Alegre, e na porção mais sul das Missões. No período da manhã, as instabilidades passam a atuar de forma mais pontual na metade norte, levando risco de chuvas intensas e tempestades a partir da tarde.

tempestades alerta tempo severo
Mapa de densidade de raios mostra as regiões com maior potencial de tempestades na tarde de quinta-feira.

Em Santa Catarina, o tempo começa a mudar a partir do meio da manhã, com pancadas ocorrendo no sul e no meio-oeste do estado e com instabilidades atingindo de forma pontual todas as regiões a partir da tarde. No Paraná, pancadas isoladas a partir do fim da manhã no oeste do estado, e no restante do dia no centro, sul e leste.

No Centro-Oeste, entre a manhã e o meio da tarde, chuvas intensas e tempestades estão previstas para atingir o Mato Grosso do Sul. A partir do meio da tarde, pancadas muito isoladas ocorrem no Mato Grosso. Já no Sudeste, o tempo firme predomina, com risco de pancadas isoladas somente no extremo oeste e noroeste do estado de São Paulo.

volume de chuvas no Sul
Acumulado de precipitação até a sexta-feira.

Na sexta-feira (10), mais um dia com chuvas restritas ao Sul e ao estado do Mato Grosso do Sul, mas agora em virtude da formação de uma região de cavado. Pela manhã, instabilidades trazem o risco de tempestades para o Oeste e Missões do Rio Grande do Sul e para o extremo oeste de Santa Catarina.

No período da tarde, as instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina, pela região central e todo oeste do Paraná, e centro-sul do Mato Grosso do Sul, levando potencial para a ocorrência de tempestades, com maior probabilidade no território gaúcho.