Semana começa sem “Ciclone Bomba” e com fraca frente fria avançando pela Região Sul; veja o que esperar de fato

O tempo vai mudar na Região Sul no início da semana através de uma frente fria de fraca intensidade e não por causa de um “Ciclone Bomba”. Confira a verdadeira previsão do tempo.

Após dias com trégua das chuvas e um fim de semana bastante agradável e proveitoso, uma frente fria vai mudar o tempo na Região Sul e não traz potencial para transtornos. Vale ressaltar, que não há previsão e tão pouco risco da formação ou atuação de um “Ciclone Bomba”, que foi divulgado exaustivamente na última sexta-feira (08).

Confira a seguir, a verdadeira previsão do tempo para a Região Sul, com análise através dos resultados mais atualizados do nosso modelo de confiança, o ECMWF.

Segunda-feira: calor em toda a Região Sul antes da chegada da frente fria

A segunda-feira (11) será marcada por uma condição pré-frontal promovida pela presença de uma frente fria sobre o Uruguai, que vai começar a atuar no Rio Grande do Sul somente a partir do fim da manhã. Assim, em Santa Catarina e no Paraná, o dia será de tempo firme e ensolarado, com temperaturas mais elevadas e sensação de calor.

No Rio Grande do Sul, o tempo predomina em boa parte do estado e a sensação de calor já começa no período da manhã. Por volta do meio para o fim da manhã a nebulosidade aumenta na região de fronteira da Campanha, Sul e do extremo Oeste. Há possibilidade de chuvas de fraca a moderada intensidade, sendo mais intensas no extremo Sul. Nesse momento do dia, as temperaturas já podem atingir os 30°C em toda a metade Norte do Rio Grande do Sul, além no sul e meio-oeste catarinense e do centro-norte, oeste e noroeste do Paraná.

previsão do tempo
Frente fria avança de forma lenta nesta segunda-feira e só começa a provocar chuvas na região de Porto Alegre a partir do meio da tarde.

No período da tarde, a frente fria já atua na metade sul do Rio Grande do Sul, provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. A precipitação acontece de forma mais pontual, mas sendo mais abrangente somente na região de fronteira da Campanha, onde a chuva pode vir acompanhada de trovoadas. Na região de Porto Alegre e Central, apesar do aumento da nebulosidade, as chuvas e o refresco acontecem mais para o fim do dia.

No período da noite, a frente fria se posicionou sobre a porção centro-norte do Rio Grande do Sul e, agora sim, provocando chuvas mais abrangentes de fraca a moderada intensidade no Oeste, Missões, região Central, região de Porto Alegre, Litoral, Norte e Serra. O sul de Santa Catarina pode receber as primeiras chuvas já no início da noite.

Terça-feira: a frente fria avança por Santa Catarina e Paraná

Na terça-feira (12), a frente fria já muda o tempo em Santa Catarina, no sul e leste do Paraná no período da manhã. No Rio Grande do Sul o tempo firme predomina em boa parte do estado, com tempo mais fechado no norte da região da serra. Em todo o território catarinense no oeste, sudoeste, sul e leste do Paraná, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e até de forma mais pontual nesta primeira parte do dia. As temperaturas ficam amenas e, até mesmo, há sensação de frio, com calor ocorrendo somente no centro-norte, oeste e noroeste do Paraná.

No período da tarde, a frente fria já se desloca amis para norte e se afasta um pouco para o oceano, atuando de forma mais costeira. Neste deslocamento a massa de ar frio e seca consegue influenciar mais o tempo na Região Sul.

O tempo fica firme em todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas agradáveis. Condição semelhante é prevista para o meio oeste e sul de Santa Catarina, onde, na porção norte e leste do estado, o tempo segue fechado e com chuva fraca. Já no leste do Paraná e na região do Norte Pioneiro, há potencial de chuvas mais intensas, mas sem risco de grandes transtornos. No sul e oeste paranaenses, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e, na porção norte e noroeste, o tempo segue firme e quente.

frente fria e chuvas na Região Sul
A frente fria avança com mais rapidez na terça-feira, ao mesmo tempo que se afasta para o oceano. Previsão de chuvas mais intensas, mas sem potencial para transtornos no período da tarde.

A terça-feira (12) termina com tempo firme em boa parte da Região Sul e com temperaturas mais baixas que trazem sensação de frio para a maioria das localidades. O tempo continua fechado no leste e norte de Santa Catarina e do Paraná, com ocorrência de chuva fraca ou chuvisco.

A semana segue com tempo firme em boa parte da Região Sul e pouca chuva

Da quarta-feira (13) até a sexta-feira (15), devido à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Sudeste, nenhum sistema de precipitação consegue atuar sobre a Região Sul diretamente. Somente os ventos de leste e a influência da região de cavado que sustenta a ZCAS vai contribuir para o tempo mais fechado no norte e leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

frente fria na região sul
Frente fria provoca chuvas em praticamente toda a Região Sul no início da semana. No entanto, não há expectativa de grandes acumulados.

Essa condição deve se estender para o fim de semana, mas com redução da nebulosidade e diminuição da probabilidade de chuva. Em resumo, após a frente fria, as condições estarão mais estáveis na Região Sul e o fim de semana promete ser bastante proveitoso.