Semana de chuva e alertas para SP, RJ, MG e ES; confira a previsão do tempo

A semana na Região Sudeste será com previsão de chuva em quase todos os dias. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo possuem alerta para eventos intensos e de tempestades.
Nesta semana, as chuvas se mantêm frequentes na Região Sudeste e deixam em alerta todos os estados em razão do risco de chuvas intensas e de tempestades pontuais para quase todos os dias. Somente na sexta-feira (28), o potencial de chuva diminui muito sobre toda a Região, o que dá início a um período de pouca precipitação.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de “Perigo Potencial” de chuvas intensas para boa parte do Brasil para esta segunda-feira (24), incluindo boa parte da Região Sudeste.
A seguir segue a visão da Meteored Brasil para as chuvas da semana na Região Sudeste.
Início da semana sob risco de pancadas de forte intensidade e de tempestades pontuais
A segunda-feira (24), começa com muita nebulosidade sobre o Sudeste, mas sem ocorrência de chuva forte ou volumosa pela manhã. Na primeira parte do dia, há possibilidade de chuva fraca e pontual para a faixa litorânea de São Paulo e para o extremo norte do Espírito Santo.
A partir da tarde que as instabilidades começam a atuar e levam o risco para eventos intensos. A porção da Região sob alerta de pancadas de forte intensidade e para o risco de tempestades pontuais é mais restrito ao apresentado pelo INMET. Os alertas da Meteored Brasil abrangem:
- Norte e leste de São Paulo, incluindo a capital e região metropolitana;
- Centro-sul e leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte;
- Região do Triângulo Mineiro;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo.
As demais regiões do estado de São Paulo possuem previsão de chuva, mas que acontecem na forma de pancadas isoladas e de curta duração, sem potencial para transtornos.

Na terça-feira (25), o tempo firme predomina pela manhã, sem potencial de chuva para nenhuma parte do Sudeste do Brasil. Mais para o fim do período, as chuvas já começam sobre o Rio de Janeiro e podem acontecer já com moderada intensidade.
A partir do meio da tarde até o início da noite, as instabilidades atuam e levam potencial para eventos mais intensos e para o risco de tempestades pontuais, mas para uma região mais restrita que no dia anterior. As áreas em alerta são:
- Centro-sul e leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo.
O estado de São Paulo e a região do Triângulo Mineiro, não possuem potencial para eventos intensos. Há previsão de pancadas isoladas, de curta duração e de fraca intensidade no norte e oeste paulista e nas regiões mineiras próximas ao sul de Goiás.

Na quarta-feira (26), o padrão é muito semelhante ao da terça-feira (25), com tempo firme pela manhã e pancadas isoladas a partir da tarde, que podem ocorrer como tempestades pontuais. No entanto, o risco se restringe somente para o centro-sul e norte de Minas Gerais, ao norte do Rio de Janeiro e ao Espírito Santo.
Chuvas ganham intensidade na quinta-feira
Na quinta-feira (27), as instabilidades continuam se formando a partir da tarde, com tempo firme predominado em todo o Sudeste pela manhã. O maior potencial de chuvas fica para o período entre o meio da tarde e o início da noite. Graças a uma região de cavado, proporcionado pela atuação de uma frente fria no oceano, as chuvas podem ocorrer de forma mais intensa e abrangente, levando maior risco para transtornos. As regiões de alerta são:
- região do Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo;
- centro-sul, leste e norte de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo.
As demais localidades do leste de São Paulo possuem previsão de chuva fraca ou chuvisco. Já a região do Triângulo Mineiro tem previsão de pancadas isoladas e de curta duração, que trazem potencial para transtornos.

A semana termina com baixo potencial de chuvas e risco de transtornos. Na sexta-feira (28), há previsão de chuva somente para a porção norte e nordeste de Minas Gerais e para o Espírito Santo, que podem acontecer na forma de pancadas isoladas.