Semana de mudança: frio diminui e frente fria avança pela Região Sul
A próxima semana será de mudança para a Região Sul através do afastamento da massa de ar polar e do avanço de uma frente fria que pode chegar ao Sudeste. Confira os destaques da previsão do tempo e a tendência.
A primeira massa de ar polar do ano foi marcante, além de determinar o início do inverno de 2022, proporcionou eventos de temperatura mínima recordes, geadas onde são incomuns de se formar, a tão falada neve na Serra Catarinense e eventos raros como “Hair Ice” no Rio de Janeiro.
No entanto, nem tudo é para sempre! Na próxima semana uma mudança de padrão acontece através do afastamento da massa de ar polar e da atuação de um que dará origem a uma frente fria, que pode chegar ao Sudeste entre o próximo fim de semana e o início da próxima semana.
Aumento das temperaturas, da nebulosidade e a chance de chuva no início da semana
Com o afastamento do ar polar o frio perde intensidade, com sensação ainda de frio na noite, madrugada e início da manhã, mas com calor voltando a ocorrer entre o fim da manhã e o meio da tarde. Essa condição térmica é mais destacada entre o norte do Paraná, o Mato Grosso do Sul e no Sudeste, onde as máximas variam entre 25°C e 28°C até o meio da semana. Nas demais áreas da Região Sul as máximas não passam dos 24°C até terça-feira (24). No entanto, na quarta-feira (25), a condição pré-frontal proporciona um aumento, mas nada tão extremo, com máximas de até 26°C, chegando aos 27°C no sul de Santa Catarina, na região de Criciúma.
Nesta segunda-feira (23), os ventos já atuam de norte e nordeste, aumentando a nebulosidade no centro-leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, por conta do afastamento da massa de ar polar para o oceano.
No entanto, essa condição proporciona algo de mais destaque para esses dois estados, que é a formação de um cavado, acabando por favorecer a formação de nuvens baixas e consequentemente a ocorrência de chuva isolada de fraca a moderada no oeste de Santa Catarina, no sudoeste e oeste do Paraná entre o início e meio da manhã. No período da tarde, o tempo fica ensolarado em toda a Região Sul, com formação de pouca nebulosidade nas áreas do leste do Paraná e no norte de Santa Catarina.
Na terça-feira (24), o tempo firme predomina, sem previsão de chuva, mas céu mais nublado entre o leste paranaense e o norte catarinense no início da manhã. Na metade sul do Rio Grande do Sul, há maior formação de nuvens altas, o que embeleza mais o dia.
Mudança no Rio Grande do Sul com alertas de temporais
A quarta-feira (25) é o dia da mudança. Uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão na Argentina, já provoca temporais no início da manhã no Uruguai e chuvas de fraca intensidade nas regiões de fronteira do Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais no decorrer do período.
A partir da tarde, as instabilidades avançam pela metade sul do Rio Grande do Sul. Há alerta de temporais no Sul, na Campanha, na Região Central, no Oeste e na porção sul da Missões. Nas demais regiões há aumento da nebulosidade, principalmente de nuvens altas.
No fim do dia e noite passa a chover na região metropolitana de Porto Alegre, mas sem potencial de chuva intensa, condição que ocorre nas Missões, onde há previsão de chuva de moderada a forte intensidade.
No decorrer da madrugada de quinta-feira (26), a frente fria está formada e as chuvas ocorrem em toda a metade norte do Rio Grande do Sul, com precipitação forte ocorrendo de forma mais pontual, sendo de fraca a moderada a intensidades predominante.
Essa condição se mantém ao longo da manhã, com chuva fraca e pontual também acontecendo no Sul e na Campanha. O tempo fica chuvoso na quinta-feira (26) no Rio Grande do Sul, mas sem alertas de chuvas intensas.
Frente fria avança pelos demais estados do Sul e chega ao Sudeste
A frente fria inicia o seu avanço na quinta-feira (26), como descrito acima, porém também influencia o tempo no oeste de Santa Catarina a partir da tarde, com chuvas de isoladas e de fraca intensidade, ganhando intensidade por volta do fim do dia e se estendendo para o sul do estado. Não há alertas de tempo severo.
Na sexta-feira (27), o sistema frontal atua mais para o norte e deixa o tempo chuvoso no estado de Santa Catarina, no norte do Rio Grande do Sul, no sudoeste e oeste do Paraná. No sul e leste do território gaúcho, tempo nublado e com chuva fraca ao longo do dia.
No fim de semana, a frente fria avança e chuvas de moderada a forte intensidade podem ocorrer ainda em Santa Catarina, no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, com manutenção do tempo instável no restante da Região Sul. Por volta da tarde do domingo (29) que o sistema começa a mudar o tempo no estado de São Paulo, chegando ao Rio de Janeiro somente na segunda-feira (30).
Vale ressaltar que o cenário descrito a partir da quinta-feira (26) se trata de uma tendência e está mais sujeito a mudanças. No entanto, a frente fria irá atuar e o que pode mudar é a intensidade e abrangência dos eventos.