Semana de muito calor para parte do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste

Enquanto que os sistema de chuvas ficam mais presos ao sul, entre a região Sul e os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, o tempo firme e muito quente predomina sobre boa parte do centro-leste e norte do país, com máximas próximas dos 40°C.

calor
Em contraste com o centro-sul do país, o centro-norte irá enfrentar uma semana de tempo firme e muito calor.

Na próxima semana, a segunda do mês de outubro, as chuvas se concentra em parte do centro-sul e oeste do país, com eventos tempo severo que deixam alertas na Região Sul e nos estados do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Em virtude da atuação dos sistemas nessa porção do país, o tempo firme predomina no centro-leste do Centro-Oeste, em boa parte das regiões Sudeste e Nordeste e na porção leste da Região Norte. No entanto, o destaque não é o tempo firme e ensolarado e, sim, as temperaturas elevadas que ficam próximas aos 40°C em algumas localidades.

Calor, sensação de abafamento e temperaturas próximas aos 40°C

Nesta época do ano o ganho térmico começa a ser mais intenso e como a primavera é uma estação de transição, a ainda irregularidade das chuvas em algumas regiões, contribui também para uma taxa de aumento de temperatura maior e para as temperaturas em torno dos 40°C.

Temperaturas ainda atingem valores muito elevados no interior do Nordeste, na porção central do Pará, no Tocantins, norte de Goiás, no oeste da Bahia e no norte de Minas Gerais, com máximas de 36°C a 39°C.

Essa condição será observada durante toda a semana em boa parte da Região Sudeste, incluindo o norte do estado de São Paulo, toda Minas Gerais, o Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, o calor ocorre em toda a Região, mas os eventos de chuvas arrefecem a sensação no Mato Grosso do Sul e em parte do Mato Grosso. No entanto, no leste do Mato Grosso e em Goiás, não há esse recurso.

Em praticamente todo o Nordeste, com exceção da porção leste do Alagoas até o Rio Grande do Norte, o calor continua intenso bem como na metade leste da Região Norte.

As temperaturas máximas, que ocorrem entre as 15 e 16 horas, variam de 30°C a 36°C no Sudeste, dos 31°C aos 37°C no Centro-Oeste e dos 36°C aos 39°C nas regiões Norte e Nordeste. A distribuição das temperaturas está representada nos mapas de máximas da animação acima.

Quando muda o padrão e o calor diminui?

O comportamento médio da precipitação no mês de outubro, por ser um mês de transição, é de chuvas iniciando no centro-sul e oeste do país, migrando gradativamente para o centro-norte, mas não avançando muito para o extremo norte/nordeste.

ecmwf temp anom
Anomalia de temperatura para a última semana de outubro, segundo o modelo ECMWF.

No entanto, com a atuação do fenômeno La Niña e com água mais aquecida na porção norte do Atlântico Sul, durante a segunda quinzena as chuvas se espalham mais pelo centro-norte, principalmente a partir da última semana de outubro.

Assim, as temperaturas tendem a diminuir, proporcionando uma condição mais amena de calor em boa parte do país, mas, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste em comparação ao que se vem observando desde o mês de agosto. Essa condição, deve se manter até pelo menos o mês de dezembro, um cenário muito semelhante ao observado em 2021.