Semana de poucas chuvas e de aumento das temperaturas
O padrão dos próximos dias é bastante diferente do da semana passada. As chuvas reduzem e as temperaturas entram em elevação em boa parte do país. Mais para o fim da semana, um frente fria avança pelo Rio Grande do Sul.
Nesta semana as chuvas perdem força e abrangência no Centro-Norte do país e o tempo firme passa a atuar em praticamente todo o país. Ainda podem ocorrer pancadas no período da tarde, no entanto, acontecem de forma muito isolada. Destaque também para as temperaturas que volta a subir, sendo mais perceptível para o Centro-Sul e na segunda parte da semana, devido ao avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul.
Destaque do tempo para a semana
Nesta segunda-feira (23), ainda há ocorrência de chuvas mais intensas, porém em locais pontuais. Devido a atuação de um cavado chuvas de moderada intensidade atingem o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia já pela manhã, com redução a partir da tarde. Na segunda parte do dia, por volta de meados da tarde, instabilidades se formam e provocam pancadas isoladas, que ainda podem ocorrer na forma de temporais no norte de Goiás, no Tocantins, no Pará e no norte e nordeste do Mato Grosso.
No Rio de Janeiro, devido ao aumento da circulação de sudeste no período da tarde, há previsão de chuva, sem potencial para transtornos. Essa condição, faz com que o tempo fique nublado leste paulista. No restante do país, o tempo firme predomina, com sensação de calor a partir do fim da manhã. Somente no leste de Santa Catarina e do Paraná que há maior concentração de nuvens, mas sem possibilidade de chuva.
Na terça-feira (24), o padrão é bastante semelhante, com redução das chuvas. Tempo nublado e com chuvas de fraca intensidade ao longo do dia para o norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Sol entre muitas nuvens do Rio de Janeiro até o norte de Santa Catarina. Previsão de pancadas isoladas para o centro-norte de Minas Gerais, norte de Goiás, leste e norte do Mato Grosso e todo o Amazonas.
Com o afastamento da massa de ar frio, os ventos passam a atuar de quadrante norte, proporcionando aumento das temperaturas mais efetivo no Centro-Sul do país, sendo mais evidente para a Região Sul.
Na quarta-feira (25), os ventos de leste aumenta em todo o leste do Nordeste, contribuindo para aumento da nebulosidade, mas sem ocorrência de chuva. Previsão de chuva somente a partir do meio da tarde e na forma de pancadas isoladas em outras regiões, como no centro-norte de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, norte paulista, estado de Goiás, norte e leste do Mato Grosso.
Para o Rio de Janeiro, estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Região Sul, a nebulosidade diminui e as temperaturas se elevam, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde as máxima podem passar do 35°C.
A frente fria chega ao Rio Grande do Sul
Na madrugada da quinta-feira (26), uma frente fria de fraca intensidade favorece a ocorrência de chuvas isoladas no centro-sul e oeste gaúchos. Ao longo da manhã, uma região de cavado contribui para reforçar as instabilidades e chuvas de moderada a forte intensidade, com alerta para temporais, passam a ocorrer na metade sul, sendo nas áreas mais ao leste restritos ao aumento da nebulosidade e chuvas muito isoladas.
No período da tarde, as instabilidade se espalham por todo o estado, deixando em alerta para temporais todas as regiões gaúchas.
Na sexta-feira (27), o cavado já se fundiu ao sistema frontal, avançando mais para norte. As chuvas continuam com fraca a moderada intensidade e de forma isolada no norte e leste do Rio Grande do Sul. A partir da tarde, o sistema contribui para pancadas isoladas em Santa Catarina, sul e leste do Paraná.