Semana de tempo firme em boa parte do Brasil

Nesta última semana do mês de Agosto o tempo seco irá predominar em boa parte do país, com elevação das temperaturas. Nova frente fria começa a se formar a partir do meio da semana.

Massa de ar seco mantém o tempo firme em boa parte do Brasil ao longo da última semana de Agosto.

No decorrer deste fim de semana, a frente fria que provocou temporais e granizo na Região Sul, passou a atuar sobre o Sudeste, levando chuva de fraca a moderada intensidade e diminuição das temperaturas. No Centro-Oeste houve aumento da nebulosidade, mas o destaque ficou para a atuação dos ventos de sul, que transportaram o ar mais frio para o Mato Grosso e até para o estado do Acre.

Nesta segunda-feira (27) a frente fria se mantém na altura do Espírito Santo e deixa o tempo nublado e com chuva fraca ao longo do dia em todo o estado. Condição semelhante prevista para todo o estado de Minas Gerais, com chuvas ocorrendo de forma mais isolada e alternando com períodos de melhoria. Para o leste paulista e para o Rio de Janeiro, a massa de ar polar, que derrubou as temperaturas no Sul do Brasil, se encontra no oceano e favorece o transporte de umidade para essas áreas, deixando o tempo nublado e com chuva fraca ao longo do dia, principalmente nas áreas litorâneas. Destaque também para sensação de frio que é maior nas áreas mais elevadas e no leste da Região.

Na terça-feira (28) a frente fria se desloca mais para o oceano, juntamente com a massa de ar polar, o que proporciona mudança na direção dos ventos. Na Região Sul, se observa ventos de leste levando umidade para a faixa que vai de Florianópolis até o leste do Paraná, proporcionando, tempo nublado e com chuva fraca ao longo do dia. Nas áreas centrais desses estados o dia começa com bastante nebulosidade, mas até o final da manhã, a previsão é de tempo firme e ensolarado. No restante da Região Sul, além do dia ensolarado, os ventos de norte proporcionam temperaturas mais agradáveis ao longo do dia.

No Centro-Oeste o predomínio é de tempo firme e de temperaturas em elevação, com calor ao longo do dia e ligeira sensação de frio no início da manhã e durante a noite. Bastante nebulosidade no estado de Goiás, mas sem ocorrência de chuva. Já no Sudeste, principalmente na metade leste de Minas Gerais e no estado do Espírito Santo, os ventos continuam a transportam umidade e a provocar chuva fraca a moderada no estado capixaba e no leste e nordeste de mineiros.

Mudanças das condições do tempo

Na quarta-feira (29) os ventos de quadrante norte aumentam, favorecendo a elevação das temperaturas em todo o Centro-Sul do país, devido à formação de um sistema de baixa pressão na Argentina, que favorece a formação de instabilidades e, consequentemente, chuva a partir do fim da manhã no oeste do Rio Grande do Sul. No restante do dia, as chuvas se espalham por toda a metade sul do estado, chegando a Porto Alegre no fim da tarde. Apesar de ocorrerem de forma mais isolada, há potencial para chuva forte e trovoadas.

Na quinta-feira (30) uma nova frente fria se forma sobre o estado gaúcho e avança para os demais estados do Sul a partir de sexta-feira (31), chegando ao Mato Grosso do Sul e São Paulo no fim de semana. Temperaturas voltam a diminuir no Centro-Sul, porém o frio é de menor intensidade em relação a última massa de ar polar.