Semana Santa e feriado de Páscoa: tendência traz um período com mais chuvas e temperaturas elevadas no Brasil
A pergunta que não quer calar: qual a previsão do tempo para a Semana Santa? Confira a atualização da tendência para o próximo feriado no Brasil.
Estamos se aproximando da Semana Santa que terá início no dia 24 de março, com o domingo de Páscoa fechando a semana no domingo, dia 31 de março. Muitos brasileiros viajam neste período para realizar a confraternização entre amigos e familiares.
Climatologicamente falando, o mês de março é marcado pelo aumento das chuvas no litoral norte do Brasil. A média climatológica de precipitação em alguns municípios do Maranhão, por exemplo, pode chegar aos 400 mm no mês de março, devido a intensa atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além de redução nas chuvas entre os estados da Bahia, Minas Gerais, norte de São Paulo e Rio de Janeiro.
Indicadores que influenciam o clima do Brasil
Como já noticiamos em textos anteriores, o Pacífico Tropical já não tem sido um grande influenciador do cenário climático brasileiro nas últimas semanas, pois o El Niño está perdendo força e caminhando para sua neutralidade. Mas a aparição da La Niña só deve acontecer no segundo semestre deste ano, segundo as projeções dos modelos climáticos.
Por outro lado, o Atlântico continua sendo o principal responsável pela variabilidade das chuvas, principalmente no Nordeste, já que suas águas mais quentes que o normal tem favorecido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) nesta região. Tal sistema é influenciado pela Temperatura de Superfície do Mar (TSM), então em resumo, a ZCIT é atraída pelas águas mais quentes e por isso está mais próxima da costa do Nordeste.
Outro modulador do clima no Brasil é a Oscilação de Madden-Julian (OMJ), que dependendo da sua fase de atuação, favorece ou desfavorece os acumulados de chuva sobre a região. Atualmente a OMJ está na fase 7, mas durante a Semana Santa, a previsão é de seguir para a fase 1 e 2, favorecendo a formação de chuvas em parte do Norte, Sudeste e no Nordeste, coincidentemente na área que recebe influência da ZCIT.
Previsão aponta que o feriado da Semana Santa será de chuvas acima do normal
As projeções do modelo ECMWF para a semana dos dias 25 de março a 1 de abril indicam que a Semana Santa poderá ser de anomalias positivas de precipitação.
Para o interior dos estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Ceará e Maranhão, a tendência é de irregularidade de chuvas, com possibilidade de anomalias negativas de chuva no interior da Bahia e região Sul do país, desde o Rio Grande do Sul até Curitiba e porção sul de São Paulo.
Em relação às temperaturas, o modelo prevê que a Semana Santa será de temperatura acima da média em grande parte do Brasil, seguindo a tendência que temos observado nas últimas semanas. As maiores anomalias de temperatura se concentram no interior do Nordeste e Norte, com temperaturas de 1 a 3°C acima da média. Por outro lado nota-se temperaturas mais amenas entre o Centro-Oeste e Sudeste do país, sem grandes elevações no termômetro.
Em resumo, a Semana Santa no Brasil será marcada por chuvas na porção litorânea, a possibilidade de temperaturas elevadas na região, principalmente na porção central e temperaturas amenas no Sudeste. Vale lembrar que estas previsões podem se alterar ao longo dos próximos dias, então fique de olho no tempo.com para se manter atualizado sobre a previsão para Semana Santa!