Semana se inicia calma e fria, mas calor e tempestades severas retornam ao Sul na virada do mês
A calmaria, que está sendo ocasionada por uma zona de alta pressão na região Sul, já tem data para terminar. Previsões indicam que o calor e as tempestades severas podem retornar já na virada do mês.
Nos últimos dias, a passagem de uma intensa frente fria causou tempestades severas no Sul do Brasil e fez as temperaturas caírem drasticamente. Após sua passagem, a região sul ficou sob domínio de uma zona de alta pressão, associada à massa de ar frio que avançou pelo continente.
Apesar do sol aparecer no céu azul, as temperaturas se mantém baixas. As mínimas, que geralmente são registradas no início da manhã, ficam em torno dos 15°C, podendo chegar a 10°C em regiões com geografia mais propensa, como a Serra Catarinense.
As máximas, que se formam durante a tarde, giram em torno dos 25°C na maior parte dos municípios. Nos municípios a oeste, mais próximos da Argentina, elas podem ser um pouco mais elevadas (28°C), mas somente ultrapassam os 30°C no noroeste paranaense.
Termômetros voltam a subir durante a sexta-feira santa
Entre a quinta-feira (28), a sexta-feira santa (29) e o sábado (30), os termômetros voltam a subir gradualmente ao longo de todo o Sul do Brasil. Na sexta-feira de feriado, as máximas já estarão atingindo os 30°C em todos os estados, sinalizando o retorno do calor.
Com essa elevação das temperaturas, a atmosfera começa a se tornar um pouco mais instável. Há possibilidade de uma formação maior de nebulosidade e chuvas fracas e pontuais, mas as previsões não indicam acumulados significativos e, num geral, o tempo ainda se mantém calmo.
Isso significa que, em geral, a calmaria vai predominar ao longo do feriado, garantindo uma passagem agradável com amigos e familiares no Sul do Brasil. A grande mudança no tempo ocorrerá no início de Abril.
Tempestades severas retornam na virada do mês
Na próxima segunda-feira (01), junto com o início do mês de Abril, ocorrerá uma ciclogênese e o avanço de uma nova frente pela região Sul. Com isso, há risco de tempestades severas atingindo toda a região.
O tempo severo poderá ocasionar uma série de problemas. Além da possibilidade de acumulados volumosos, rajadas intensas de vento e queda de granizo, podem haver danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Na sequência da formação do sistema, a primeira semana do mês de Abril será bastante chuvosa. A Oscilação Antártica (AAO), que no momento está desfavorável à formação de sistemas transientes, vai cair para valores negativos e, com isso, voltará a propiciar a formação de chuvas no Sul.
Para conferir as temperaturas e acumulados de chuva exatos que estão sendo previstos para a sua cidade, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade específica aqui no site da Meteored | Tempo.com.