Semana se inicia com avisos de tempestade para todo o Nordeste; confira os alertas e riscos

Nos próximos dias, pancadas de chuva atingirão todos os municípios do Nordeste com altos volumes de chuva que podem causar transtornos para a população. Há riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos, rajadas fortes de vento e raios.

Mapa de avisos de chuva intensa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no início do dia 13.
Mapa de avisos de chuva intensa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no início do dia 13 ilustra que chuvas estão abrangendo todos os estados da região Nordeste.

Essa semana está se iniciando com uma situação um pouco atípica: Há alertas de tempestade vigentes para todos os estados da região Nordeste. Isso significa que há risco de pancadas de chuva em todos os Estados, sem exceção.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou avisos de perigo para todo o Nordeste. Nas áreas laranjas do mapa, há risco de tempestades, com chuvas até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h. Isso pode ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e deslizamentos.

Neste domingo (12), chuvas já foram registradas em praticamente todos os municípios do Nordeste. Cidades como Quixeramobim (CE), Seridó (RN), Surubim (PE) e São Gonçalo (PB) registraram ao menos 30 mm de chuva. Tempestades particularmente intensas foram registradas entre Sergipe e Alagoas e no extremo sul do Maranhão.

Tempestades continuam ao longo da semana no Nordeste

As chuvas no Nordeste estão sendo impulsionadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que segue atuando desde o sul/sudeste do Pará até a costa da Bahia e seguindo pelo Atlântico, onde se conecta a uma frente fria. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também atua no litoral norte.

Previsão de rios atmosféricos na manhã desta segunda-feira (13).
Previsão de rios atmosféricos na manhã desta segunda-feira (13) mostra um grande transporte de umidade associado à presença da ZCAS, que impulsiona a formação de tempestades.

Nesta segunda-feira (13), há possibilidade de pancadas de chuva em praticamente todo o Nordeste, sendo que as chuvas atingem picos de intensidade durante a tarde e a noite. Embora algumas regiões do interior sejam menos atingidas, há possibilidade de chuva em todos os municípios nordestinos.

Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira durante a tarde destaca regiões que devem ser atingidas pela chuva com maior (cores vermelhas) ou menor (azuis) probabilidade.

Na terça-feira (14), a situação se mantém similar, com possibilidade de pancadas de chuva significativas em todo o território nordestino, com maior ou menor intensidade.

Ao longo destes dias, a formação de nebulosidade será intensa - em outras palavras, os dias permanecerão predominantemente nublados em todos os estados da região Nordeste.

Previsão de nebulosidade e chuva na terça-feira durante a tarde.
Previsão de nebulosidade e chuva na terça-feira durante a tarde mostra que, de acordo com os modelos numéricos, há condições para formação de tempestades em todo o Nordeste.

Na quarta-feira (15), embora muitos municípios sejam atingidos novamente por pancadas de chuva, as tempestades começam a se formar de maneira mais espaçada e irregular, sinalizando uma diminuição nas chuvas.

Na quinta-feira (16), esse padrão chuvoso começa a se romper. A nebulosidade intensa dá lugar para um céu mais aberto e ensolarado. Chuvas se tornam escassas em todo o leste da Bahia, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte - onde, se houver chuvas, elas serão fracas e pouco significativas.

Previsão de chuvas na quinta-feira durante a tarde.
Previsão de chuvas na quinta-feira durante a tarde mostra que o padrão chuvoso começa a ser quebrado em parte do Nordeste, que voltará a registrar tempo mais firme e ensolarado.

Nos demais Estados, no entanto, continua a possibilidade de pancadas de chuva intensas, como é possível observar no mapa acima. Isso vale especialmente para o oeste da Bahia, o Maranhão e o Piauí.

Já na sexta-feira (17), o padrão chuvoso finalmente se rompe para a maior parte do nordeste. A previsão é de tempo firme, ensolarado e seco, apenas com ocorrência de chuvas fracas e pouco significativas em alguns municípios. As chuvas mais significativas serão registradas no Maranhão.

Ainda assim, os volumes de chuva totais até sexta-feira (17) podem chegar a 200 mm em alguns locais, especialmente na Bahia, Maranhão e Piauí. Não se descarta a possibilidade de enchentes e alagamentos severos, além de deslizamentos em áreas de maior risco.

Vale lembrar que essas previsões são generalizadas para uma grande área e, por isso, podem variar de cidade para cidade. Por isso, não deixe de conferir atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante os próximos dias: previsões detalhadas para sua localidade estão disponíveis aqui no site da Meteored | Tempo.com