Semana termina com alertas de tempo severo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste: estas são as áreas de maior risco
Risco de tempo severo no centro-sul do Brasil com chuvas intensas e tempestades. Até sexta-feira, acumulados podem chegar a 100 mm no Sul e Centro-Oeste.
A presença de um sistema de baixa pressão entre as regiões Sul e Sudeste favorece a intensificação das chuvas no centro-sul do Brasil. Há previsão de chuvas fortes e possibilidade de tempestades nos estados do Sul, em São Paulo e no Centro-Oeste. Confira as áreas que possuem maior risco de tempo severo, ou seja, chuvas intensas acompanhadas com raios e trovoadas.
Semana vai terminar com chuvas intensas no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste
A partir do final da noite de quarta-feira (27), as instabilidades começam a se organizar sobre o centro-sul do Brasil, especialmente na metade sul do estado do Rio Grande do Sul. As chuvas, que podem ter intensidade moderada a forte, devem se deslocar para o centro e norte do estado ao longo da madrugada de quinta-feira (28).
Enquanto isso, no Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de tempo nublado com chuvas fracas e isoladas. Na manhã de quinta-feira (28), o maior risco de chuvas intensas concentra-se em Santa Catarina, no nordeste e noroeste do Paraná. No Centro-Oeste, especificamente no estado de Goiás, a tendência é de períodos nublados e chuvas pontuais no norte e centro do estado, além do extremo sul de Mato Grosso do Sul.
Durante o período da tarde, as instabilidades se espalham pelo Centro-Oeste e Sudeste, com potencial para chuvas de intensidade moderada a forte, especialmente em cidades do oeste de São Paulo, sudeste de Mato Grosso do Sul, centro-sul de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. No estado de Minas Gerais, são esperadas apenas chuvas fracas ou chuviscos ao longo da tarde. O centro-leste do Paraná também permanece em alerta para a ocorrência de chuvas fortes.
À noite, as chuvas tendem a diminuir de intensidade na Região Sul, embora não se descarte a possibilidade de chuvas fracas e pontuais em Santa Catarina e no Paraná. No Centro-Oeste, chuvas isoladas podem ocorrer no centro-leste de Mato Grosso do Sul e em todo o estado de Goiás. Nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a previsão indica tempo firme, com períodos de nebulosidade.
Na manhã de sexta-feira (29), o risco de tempo severo estará concentrado no oeste do Mato Grosso do Sul, enquanto o restante da região Centro-Oeste terá predominância de tempo nublado.
À tarde, o cenário muda, com as chuvas se espalhando por toda a região, além de ocorrerem no Sul e Sudeste. São previstas chuvas em Santa Catarina, Paraná e em todo o estado de São Paulo, incluindo a capital, bem como no sul do Rio de Janeiro e na metade oeste de Minas Gerais. No Centro-Oeste, apenas a metade oeste do Mato Grosso do Sul segue sem previsão de chuvas.
Até o final da noite de sexta-feira (29), o acumulado de chuva pode alcançar 100 milímetros no estado do Rio Grande do Sul, especialmente no extremo sul. No sul do Mato Grosso do Sul, os volumes variam entre 50 e 60 mm, assim como no oeste do Paraná. Outra área com possibilidade de altos acumulados é o norte do estado de Goiás, onde os registros podem chegar a 90 mm, além de pontos específicos na metade leste do Mato Grosso.