Semana termina com aumento das chuvas e risco de tempestades em SP, RJ, MG e ES

Chuva retorna ao Sudeste do Brasil a partir de quarta-feira (09) após trégua no início da semana, com risco de tempestades.
A Região Sudeste do Brasil passou por um evento extremo de precipitação no último final de semana, com os maiores acumulados concentrados na faixa leste, entre o norte de São Paulo e o sul do Espírito Santo. O estado mais afetado foi o Rio de Janeiro, onde os volumes alcançaram cerca de 400 mm em dois dias.
Após uma trégua no início da semana, a chuva retorna à região a partir de quarta-feira (09) e deve permanecer, pelo menos, até sexta-feira (11). Confira os detalhes da previsão do tempo e saiba o que esperar!
Quinta-feira
A quinta-feira (10) será de tempo encoberto em grande parte do Sudeste. A partir da tarde as chances de chuva aumentam, principalmente na faixa leste, desde a Santos (SP) até Vila Velha (ES). Também há previsão de chuva para o interior paulista, como São José do Rio Preto (SP), Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais.

A chuva pode vir na forma de tempestades isoladas, que podem ser localmente fortes em alguns pontos, principalmente na região de divisa entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.
Essa região também deve receber os maiores volumes de chuva, mas nada comparado ao último episódio extremo.

Com a chuva, as temperaturas ficam amenas na faixa leste, não ultrapassando os 24°C. Já no interior e no centro-norte de Minas Gerais e Espírito Santo os termômetros sobem, podendo alcançar 33°C em Governador Valadares (MG) e 28°C em Presidente Prudente (SP).
Nas capitais os termômetros variam entre:
- São Paulo (SP): mínima de 19°C e máxima de 22°C;
- Rio de Janeiro (RJ): mínima de 22°C e máxima de 25°C;
- Belo Horizonte (MG): mínima de 18°C e máxima de 25°C;
- Vila Velha (ES): mínima de 24°C e máxima de 28°C.
Sexta-feira
A sexta-feira (11) será de sol entre nuvens em grande parte da Região Sudeste, e a chance de chuva diminui. Ainda há previsão de chuva fraca ao longo do dia em toda a faixa leste, desde o litoral sul de São Paulo até o Espírito Santo.
Também há previsão de pancadas de chuva no Vale do Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas Gerais.

Os acumulados de chuva até o fim da sexta-feira (11) podem ultrapassar os 50 mm entre o norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nas demais áreas, os volumes serão bem menos expressivos e não devem passar dos 30 mm.

As temperaturas serão típicas da estação, com grande amplitude térmica: frio pela manhã, principalmente na metade leste do Sudeste, e calor à tarde. As temperaturas mínimas diminuem em relação à quinta-feira (09), com valores entre 13°C no sul de Minas Gerais (Poços de Caldas) e 15°C na Região Serrana do Rio de Janeiro (Nova Friburgo/RJ).

À tarde, as temperaturas ficam abaixo dos 25°C na faixa leste, entre São Paulo e Rio de Janeiro. Já no interior, os termômetros alcançam os 29°C em São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG), enquanto no Norte de Minas Gerais pode fazer até 33°C na região de Janaúba. Nas capitais, previsão de 24°C em São Paulo (SP), 25°C no Rio de Janeiro (RJ), 26°C em Belo Horizonte e 27°C em Vila Velha (ES).
Continue acompanhando a previsão do tempo junto com o time de especialistas da Meteored | Tempo.com e saiba o que esperar do tempo na sua região.