Semana termina com aumento das chuvas nas regiões Sul e Sudeste: há potencial de tempestades e chuvas intensas

Nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, esta semana finaliza com o aumento das chuvas, que podem vir com até forte intensidade e em forma de tempestades em algumas localidades, especialmente no Sudeste.

Esta semana deve finalizar com o retorno das instabilidades nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, especialmente a partir da tarde da sexta-feira (18). Essas chuvas podem ocorrer com até forte intensidade e há potencial para tempestades em algumas localidades, principalmente no Sudeste.

Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão até o final da semana para o Sul e o Sudeste do Brasil.

Região Sul

Na quinta-feira (17), o tempo fica encoberto ao longo do dia na maior parte da região Sul, e as temperaturas sobem gradualmente. As chuvas acontecem apenas de forma isolada no noroeste do Rio Grande do Sul no período da noite. As máximas devem chegar aos 24ºC em Porto Alegre, 25ºC em Florianópolis e 27ºC em Curitiba.

Na sexta-feira (18), a nebulosidade aumenta em praticamente toda a Região Sul. Já no período da manhã, as chuvas retornam ao oeste do Paraná e extremo noroeste de Santa Catarina, com chances de trovoadas localizadas. À tarde, essas condições avançam para a parte central dos estados catarinense e paranaense, e durante a noite, as chuvas se mantêm apenas na faixa leste desses estados e em áreas do norte gaúcho, porém serão de forma fraca e isolada. As máximas devem ficar por volta dos 22ºC em Porto Alegre, 26ºC em Florianópolis e 27ºC em Curitiba.

previsão, densidade de raios
Mapa de densidade de raios para sexta-feira (18) à tarde (15h) realça as regiões com maior potencial de tempestades.

Já no final de semana, são esperadas chuvas fracas no sábado (19), no nordeste e faixa leste de Santa Catarina e em grande parte do Paraná. Porém, a partir da tarde elas diminuem mais ainda e até à noite ficam restritas em áreas litorâneas de Santa Catarina e no litoral sul do Paraná devido aos ventos de leste que carregam a umidade do mar para o continente.

No domingo (20), a nebulosidade diminui bastante em quase toda a região, e o tempo fica firme no Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina. São esperadas temperaturas máximas de 28ºC em Porto Alegre, 21ºC em Curitiba e 23ºC em Florianópolis.

Região Sudeste

Na quinta-feira (17), as instabilidades atuam no Sudeste no período da tarde, mas de forma isolada e em áreas do norte de Minas Gerais. Essas chuvas podem vir acompanhadas por raios.

Já na sexta-feira (18), com a aproximação de uma região de baixa pressão, as chuvas retornam no período da tarde, trazendo chances de chuvas de até forte intensidade e trovoadas no sudoeste de Minas Gerais e em partes do oeste, sul e do centro do estado de São Paulo.

No Sudeste, uma região de baixa pressão na sexta-feira (18) vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva de até forte intensidade no interior de São Paulo. No sábado (19), podem ocorrer tempestades generalizadas em São Paulo e Minas Gerais. No domingo, essas tempestades avançam para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, deixando o fim de semana chuvoso em quase todo o Sudeste.

No sábado (19) pela manhã são esperadas chuvas fracas no oeste de São Paulo e no sul do estado do Rio de Janeiro. No decorrer da tarde, essas chuvas se intensificam e podem ser de até forte intensidade com chances de tempestades no norte e litoral de São Paulo, em partes do Rio de Janeiro e no sudoeste, sul e sudeste de Minas Gerais.

No domingo (20), as chuvas mais expressivas serão observadas em áreas do centro-sul do estado mineiro, e a partir da tarde elas devem chegar ao estado do Espírito Santo, porém de forma mais fraca. As temperaturas máximas diminuem em relação aos dias anteriores, chegando a 23ºC em Belo Horizonte, 21ºC em São Paulo e 24ºC no Rio de Janeiro.

previsão, precipitação
Previsão de precipitação (em milímetros) no sábado (19) à tarde (14h).

Os maiores acumulados de chuva até a noite de domingo (20) devem ser registrados na Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, com valores chegando a 140 mm em Divinópolis. Nas capitais, devem ser registrados totais de 41,7 mm em Belo Horizonte, 28 mm em São Paulo, 38,6 mm no Rio de Janeiro, 12 mm em Vitória, 15,2 mm em Curitiba e 11,8 mm em Florianópolis.