Semana termina com calor de mais de 30°C no Sul e Sudeste e de 40°C no centro-norte do Brasil
Última semana de julho termina com temperaturas elevadas e a primeira sexta-feira de agosto será marcada por temperaturas próximas dos 40°C. Confira a máxima prevista para as capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A última semana do mês de julho começou com temperaturas mais baixas no Sul do país, porém, uma mudança de padrão deve alterar esse cenário e proporcionar temperaturas mais elevadas, não só no Sul mas também no Sudeste e centro-norte do Brasil.
No decorrer da semana, as temperaturas devem subir gradualmente e atingir os 30°C em alguns municípios do centro-norte do Brasil, representando um aumento de até 6°C na anomalia de temperatura, como mostrado na imagem acima.
Na tarde de quarta-feira (31) ainda será possível observar temperaturas variando entre 13° e 23°C em São Paulo, entre 12 e 22°C em Porto Alegre e entre 17 e 31°C em Campo Grande. Mas, já a partir de quinta-feira (01), o cenário vai mudar, e as temperaturas tendem a se aproximar dos 30°C no Sul e Sudeste, e dos 39°C na porção central do país.
Centro-Oeste
Na região central do país, as temperaturas máximas tendem a ficar acima dos 30°C e a mínima fica próximo de 20 e 22°C já durante a quinta-feira (01), sendo que as menores temperaturas são verificadas ao amanhecer e as maiores durante o período da tarde.
A sensação térmica na tarde de sexta-feira pode superar facilmente os 40°C na região Centro-Oeste, principalmente entre a porção leste do Mato Grosso do Sul e centro do Mato Grosso, uma vez que as temperaturas máximas tendem a ficar próximas dos 39°C.
Na sexta-feira (02), o cenário não será diferente, pois as temperaturas máximas devem ficar entre 27°C e 39°C, como é o caso de Cuiabá e Brasília, respectivamente. Os valores de umidade relativa do ar também devem se manter baixos em decorrência das temperaturas elevadas.
Confira as temperaturas máximas previstas nas capitais do Centro-Oeste durante a sexta-feira (02):
- Cuiabá (MT): 39°C
- Campo Grande (MS): 35°C
- Goiânia (GO): 32°C
- Brasília (DF): 27°C
Uma das consequências do tempo quente e seco é a redução da umidade relativa do ar, que pode atingir níveis inferiores a 30% na parte central do Brasil, e abaixo de 25% nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em resumo, para a Região Centro-Oeste, são esperadas temperaturas máximas de até 39°C, principalmente no período da tarde, e mínimas variando entre 15 e 20°C, que geralmente ocorrem no início da manhã.
Sudeste
Na Região Sudeste, as temperaturas máximas mais elevadas devem se concentrar no interior do estado de São Paulo e centro-norte de Minas Gerais, com previsão de 34°C na tarde de sexta-feira.
Confira as máximas previstas nas capitais do Sudeste durante a sexta-feira (02):
- São Paulo (SP): 27°C
- Rio de Janeiro (RJ): 25°C
- Belo Horizonte (MG): 26°C
- Vitória (ES): 24°C
Por outro lado, na faixa costeira da região, as temperaturas devem ficar em torno de 25°C, como é o caso das capitais Vitória e Rio de Janeiro, e 28°C no Rio de Janeiro.
Nas regiões serranas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, as temperaturas máximas devem ficar mais amenas, entre 22 e 24°C. No caso do interior de São Paulo, entre Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto, as temperaturas devem atingir os 34°C e 35°C na tarde desta sexta-feira (02).
Sul
Também teremos temperaturas elevadas na Região Sul durante o fim da semana! No norte do estado do Paraná, leste de Santa Catarina e centro-leste do Rio Grande do Sul, estão previstas temperaturas máximas superiores a 30°C, como é o caso de Londrina, onde a temperatura pode atingir os 31°C na tarde de sexta-feira.
Confira as máximas previstas nas capitais do Sul:
- Florianópolis (SC): 21°C
- Porto Alegre (RS): 29°C
- Curitiba (PR): 24°C
Mas por outro lado, na capital Porto Alegre a máxima prevista é de 29°C, 20°C em Florianópolis e 23°C em Curitiba. A mínima nas capitais da Região Sul varia entre 11 e 18°C na sexta-feira, mas em Londrina por exemplo, na porção norte do estado do Paraná, o contraste entre a temperatura mínima e máxima será de grande, variando entre 14°C e 31°C.