Semana termina com calor no centro-sul, mas o frio retorna no fim de semana
Nos próximos dias as temperaturas mantêm a tendência de aumento e o calor se espalha pelo centro-sul. No entanto, essa condição não dura muito e uma massa de ar volta a provocar bastante frio. Confira os detalhes da previsão.
Uma semana de tempo firme em praticamente todo Brasil, com temperaturas elevadas ao longo dos dias no Brasil Central, onde as máximas atingiram os 35°C, 36°C e 37°C no Centro-Oeste, porção da Região Norte e oeste do Nordeste.
Até o oeste e norte do Paraná e região central de São Paulo, o calor também foi destaque com máximas chegando próximas dos 30°C. Nas demais regiões do Sul, apesar do aumento das temperaturas, a sensação ao longo dos últimos dias foram amenas e agradáveis.
Até o próximo sábado (27), devido à manutenção do padrão atual e de uma condição pré-frontal, as temperaturas continuam em elevação e o calor se espalha por boa parte do país. No entanto, a partir do domingo (28), uma nova massa de ar polar influencia o tempo no centro-sul.
Ar quente se espalha pelo país e sensação de calor chega ao Sul do Brasil
Com o afastamento da massa de ar polar cada vez mais pelo oceano, a circulação de norte passa a predominar e o ar quente do centro-norte do país se espalha até a Região Sul.
Nesta quinta-feira (25), as máximas no Centro-Oeste, na metade sul da Região Norte e no Oeste do Nordeste atingem patamares acima dos 35°C. Na metade oeste de Minas Gerais, no centro-norte e oeste de São Paulo e norte do Paraná, as temperaturas variam entre 26°C e 31°C. No restante das regiões Sudeste e Sul, a sensação fica amena, com máximas variando de 23°C a 25°C. A exceção fica para a região central do Rio Grande do Sul onde as temperaturas atingem os 28°C.
Na sexta-feira (26), o mesmo padrão é observado, mas com previsão de pancadas na madrugada e início da manhã na metade sul do Rio Grande do Sul. O calor continua em boa parte do país, mas com as temperaturas atingindo patamares mais elevados.
No Centro-Oeste, Região Norte e interior do Nordeste, as máximas variam de 35°C a 38°C, sendo mais elevadas no estado do Mato Grosso e no Pará. No Sudeste, as temperaturas também aumentam e as máximas passam dos 30°C em boa parte do estado de São Paulo e no oeste de Minas Gerais, chegando aos 33°C no norte paulista. Na faixa leste da Região, a sensação ainda é amena com temperaturas de até 26°C.
Na Região Sul, o calor ainda fica restrito no norte do Paraná, na região Central e Oeste do Rio Grande do Sul, com máximas de até 29°C, 28°C e 27°C, respectivamente.
No sábado (27), uma frente fria consegue chegar ao Rio Grande do Sul e, além de contribuir para pancadas isoladas no oeste e metade sul do estado, favorece uma condição pré-frontal de aquecimento em parte do centro-sul.
No Rio Grande do Sul, as máximas ficam próximas dos 30°C na região Central e metropolitana de Porto Alegre. Esses patamares também são atingidos no sul e oeste de Santa Catarina, no sudoeste, oeste e norte do Paraná.
No Centro-Oeste e no Sudeste, a novidade fica para o aumento e atingimento dos 39°C na região de Cuiabá, dos 35°C no extremo oeste de São Paulo e dos 28°C na região metropolitana da capital paulista e dos 30°C na região de Campinas. O calor também atinge o sul mineiro, com máximas de 27°C.
O avanço da massa de ar polar
Com o deslocamento costeiro da frente fria, uma massa de ar polar consegue avançar pela Região a partir do domingo (28) e espalhar pelo centro-sul do país.
A queda de temperaturas será intensa e já na noite de domingo (28), quando as mínimas do dia ocorrem, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C em várias áreas da Região Sul. No entanto, o destaque para valores de 0°C na Serra Catarinense, de 3°C na Serra Gaúcha e de 4°C na Campanha do Rio Grande do Sul e na porção sul do Planalto Catarinense.
Além da forte queda das temperaturas no Sul, os ventos do sul conseguem levar o ar frio até as regiões Centro-Oeste e Sudeste, provocando sensação de frio e uma condição ventosa para o leste e sul de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Mato Grosso do Sul. Os ventos de sul/ sudeste também transportam umidade para a faixa leste paulista, onde o frio acompanha as chuvas de fraca a moderada intensidade.
A tendência aponta para a continuidade da influência do ar polar ao longo da próxima semana, se afastando de fato pelo oceano por volta da sexta-feira (02) da semana seguinte.