Semana termina com chuva e temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Padrão muda no fim desta semana e as chuvas retornam para boa parte do centro-sul do Brasil, com chuvas de moderada a forte intensidade e possibilidade de temporais com granizo no Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Uma padrão mais seco e frio se estabeleceu no centro-sul e oeste do país nos últimos dias, devido ao avanço de uma massa de ar polar atípica para a época do ano, que proporcionou até evento de precipitação invernal, incluindo neve, na Serra Catarinense.
Esse padrão mais seco e com chuvas irregulares no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, está com os dias contados. A partir de meados desta semana, com o afastamento cada vez maior da massa de ar polar e da frente fria pelo oceano, regiões de cavado no Brasil Central se formam com mais facilidade, favorecendo o desenvolvimento de instabilidades.
A partir do dia 11, sexta-feira, as instabilidades se espalham e as chuvas ocorrem com maior intensidade no Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul. Confira aqui a tendência para o retorno das chuvas.
Previsão do tempo para a quarta-feira
Na quarta-feira (09), uma região de cavado se forma sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, pela manhã, o tempo firme predomina com maior concentração de nuvens no centro-sul de Minas Gerais, na região serrana do Rio de Janeiro e nas regiões próximas à Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo.
No período da tarde, principalmente a partir do meio da metade do período, instabilidades já se encontram desenvolvidas e trazem potencial de chuvas intensas e de temporais no estado de Goiás, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais, que inclui a região de Belo Horizonte, a região da Zona da Mata Mineira, o Rio de Janeiro e o leste de São Paulo que abrange a região de Mogi Guaçu, de Campinas, de Jundiaí, do Vale do Paraíba e na região metropolitana de São Paulo.
Na Região Sul, mais um dia de predomínio de tempo firme e ensolarado, com ventos de leste contribuindo para o tempo mais fechado na faixa leste desde o litoral norte e serra do Rio Grande do Sul até o litoral do Paraná. Há previsão de chuva fraca e pontual entre o fim da manhã e o meio da tarde no território gaúcho e no sul de Santa Catarina. Para as demais áreas há a possibilidade, mas se trata de uma ocorrência muito isolada e de fraca intensidade.
Previsão do tempo para a quinta-feira
Na quinta-feira (10), os eventos de precipitação ocorrem pela manhã de forma muito isolada, mas com potencial de serem de moderada a forte intensidade, somente no nordeste do Mato Grosso.
Novamente, ao longo da tarde, instabilidades se formam e, por volta do meio do período, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, atingem a metade norte e todo o leste do Mato Grosso, incluindo Cuiabá, em todo o estado de Goiás, no centro-sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, no nordeste e leste de São Paulo. Os eventos de na Região Sudeste acontecem de forma muito isolada e com curta duração.
No Sul, o tempo fica mais firme agora em toda a Região ao longo do dia. No entanto, mais para o fim do dia, devido a influência de uma região de cavado, pancadas podem ocorrer no noroeste e extremo oeste do Paraná.
Previsão do tempo para a sexta-feira
Na sexta-feira (11), a maior mudança acontece, com a intensificação de uma região de cavado sobre o centro-sul do Brasil.
Já pela manhã, chuvas de moderada a forte intensidade podem atingir a metade oeste do Paraná, o extremo oeste de São Paulo, o norte, oeste, sul e porção central do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso. No meio oeste catarinense e no norte gaúcho, as chuvas acontecem com fraca intensidade.
No período da tarde, as instabilidades passam a se espalhar pela porção central do Brasil. Há potencial de chuvas intensas e temporais, no extremo norte do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina, em todo o estado de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, na metade sul de Goiás, no norte do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.
No período da noite, a precipitação diminui em boa parte das localidades, mas passam a ocorrer com moderada a forte intensidade em todo o estado de Minas Gerais e de Goiás.
Na Região Sul, chuvas de fraca intensidade e até mesmo chuvisco podem cair no leste de Santa Catarina e do Paraná.
Previsão do tempo para o fim de semana
No sábado (12), as instabilidades se espalham por boa parte do país, com chuvas intensas e temporais ocorrendo a partir da tarde e atingindo praticamente toda a região Centro-Oeste e Sudeste até o norte e noroeste do Paraná.
Até o momento, as regiões com maior potencial para eventos intensos são o leste e norte de São Paulo, o Rio de Janeiro, o leste e a Zona da Mata de Minas Gerais, e em todo o Centro-Oeste.
No domingo (13), o potencial das chuvas diminui bastante, mas pancadas isoladas e de curta duração ainda acontecem em todo o Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, se observa um aumento da nebulosidade em toda a Região, devido à presença de uma intensa baixa pressão no Paraguai e na Argentina, que deve provocar eventos tempestivos no início da semana.