Semana termina com formação de mais um canal de umidade: alertas para o Sul, Sudeste e o Centro-Oeste
A semana termina com o retorno das instabilidades no centro-sul do país, devido à formação de um novo centro de baixa pressão sobre o Paraguai, que avança em direção à região Sul do Brasil.
Depois de uma semana agitada marcada pelo ciclone subtropical Biguá, o primeiro desde 2022 a se formar na costa brasileira, o tempo firme deve predominar entre o Sul e o Sudeste até a quarta-feira (18). No entanto, a partir de quinta-feira (19), um novo centro de baixa pressão se organiza sobre o Paraguai, favorecendo o retorno das instabilidades, que vão se estender pela região Sul do Brasil e atingir também partes do Centro-Oeste e do Sudeste até domingo (22).
Com a chegada desse novo sistema, a chuva pode ocorrer na forma de tempestades em áreas pontuais, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento. Confira os detalhes para o fim da semana e veja quais são alertas do time da Meteored | Tempo.com.
Sexta-feira
Na sexta-feira (20), as instabilidades se intensificam ao longo da madrugada, trazendo risco de tempestades para o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul ao longo de toda a manhã. À tarde, aumentam as condições de tempestades em grande parte do país, com exceção do Rio Grande do Sul, Nordeste e extremo norte da região Norte.
O mapa abaixo mostra a previsão de densidade de raios de acordo modelo ECMWF para a tarde (15h) de sexta-feira (20). A densidade de raios é um indicador de severidade das tempestades, destacam-se alertas para a região de Joinville (SC), divisa entre Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, e grande parte da faixa litorânea do Sudeste.
Ao longo da sexta-feira (20) espera-se a ocorrência de tempestades isoladas, com potencial de severidade, ao longo de grande parte da região Sul (com exceção do Rio Grande do Sul), Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Um centro de baixa pressão se forma na costa, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, organizando a convecção e o corredor de umidade que se estabelece entre a região Norte e o Sudeste no fim de semana.
Sábado
No sábado (21), as chuvas ocorrem de forma generalizada entre o Norte e o Sudeste, um corredor de umidade característico da estação chuvosa. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva e nebulosidade do modelo ECMWF para às 15h, onde há um sistema de baixa pressão no oceano, entre as regiões Sul e Sudeste, organizando a banda convectiva no interior do país.
O dia também deve ser de tempestades isoladas, com rajadas de vento intensas e chuva forte em várias partes do Sudeste e Centro-Oeste. São esperados temporais no Mato Grosso do Sul, norte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e interior de São Paulo. Alerta especial para a Região Metropolitana de São Paulo, onde as rajadas de vento devem ser da ordem dos 60 km/h, trazendo risco moderado de quedas de árvores e queda de energia.
Domingo
No domingo (22) o risco de severidade diminui, mas a chuva permanece. A maior probabilidade de chuva é na parte da tarde, especialmente entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, como pode ser visto no mapa abaixo.
Os acumulados de chuva até o final do domingo (22) variam bastante, com valores mais baixos no Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados passam de 100 mm em locais como Juiz de Fora (MG), Nova Friburgo (RJ), e Luiziânia (GO), ao sul de Brasília (GO). Volumes expressivos também são esperados para o oeste do Paraná e sudeste de Santa Catarina.
Esteja alerta para as atualizações da previsão do tempo. Sempre que possível, evite evite locais abertos em caso de tempestades, procure abrigo até o sistema passar. Continue acompanhando o site da Meteored | Tempo.com e veja a previsão do tempo para sua cidade neste fim de ano!