Semana termina com intensa mudança do tempo na Região Sudeste: alerta de elevado risco de tempestades em SP, MG, RJ e ES

Tempo fica muito instável a partir de quarta-feira, e todos os estados da Região Sudeste ficam em alerta para temporais até o sábado.

previsão, ecmwf, chuva
Frente fria passando pelo oceano causa instabilidades que trazem chuva forte ao Sudeste do Brasil entre a quarta-feira e o sábado.

Durante a segunda e terça-feira desta semana, grande parte da Região Sudeste terá tempo firme. O estado de São Paulo, principalmente, tem predomínio de sol e umidade relativa abaixo dos 50% nas horas mais quentes da tarde. As chuvas que ocorrem como consequência do aquecimento vão se concentrar principalmente entre Minas Gerais, Espírito Santo e o interior do Rio de Janeiro, de forma mais puntual e rápida.

Mas na quarta-feira (20), o cenário começa a mudar. A passagem de uma frente fria pelo oceano vai instabilizar a atmosfera, e todos os estados terão aumento da nebulosidade e a chuva vai se espalhar por toda a Região novamente.

Entre quarta e quinta, risco de temporais em São Paulo

As instabilidades começam a atuar na Região a partir do interior de São Paulo, na tarde de quarta-feira. São previstos temporais, com chuva volumosa, rajadas de vento e muita atividade elétrica. Alertamos à população que é importante prestar atenção aos avisos das Defesas Civis e órgãos de meteorologia competentes, bem como se programar para passar com a máxima segurança por estes eventos que podem ser localmente muito fortes.

previsão, densidade de raios
Oeste e centro do estado de São Paulo devem ter temporais na tarde do feriado de quarta-feira. Maior densidade de raios indica maior severidade do tempo.

Na quinta-feira, 21, o tempo segue bastante instável em terras paulistas. Novamente, o interior e principalmente a região central do estado tem risco para temporais, a qualquer hora do dia. Na capital, São Paulo, os ventos passam a ser predominantes de sul, causando uma sensível queda na temperatura (a máxima na quarta deve ser de 31°C, já na quinta cai para 24°C). Entre a madrugada e o final da tarde, pode chover a qualquer hora do dia, mas não são esperados fortes temporais, e sim chuva fraca a moderada, e constante.

Entre quarta e quinta-feira, todo o interior do estado de São Paulo fica em alerta para temporais. Já na capital e no litoral, não são esperadas tempestades, mas a quinta deve ter chuva moderada e constante ao longo de todo o dia.

A partir de sexta-feira, com a frente já mais ao norte e as instabilidades deslocadas para Minas Gerais, apenas o norte paulista pode ter temporais no final da tarde. As demais áreas do estado ficam com tempo mais firme, embora com predomínio de nebulosidade devido aos ventos úmidos soprando do mar.

Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo tem muita chuva entre quinta e sexta

No estado do Rio de Janeiro, o tempo fica mais instável a partir de quinta. Chove em todo o estado no dia 21, com possibilidade de pancadas mais fortes no interior. A quinta também será de chuvas volumosas e maior risco de temporais no sul de Minas Gerais e do Espírito Santo.

previsão, ecmwf
Na tarde de quinta, as chuvas mais fortes se concentram entre o sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, em todo o Rio de Janeiro e no Vale do Paraíba, em São Paulo.

Na sexta-feira (22), os temporais devem se concentrar entre Minas Gerais e o Espírito Santo, com altos acumulados principalmente no leste mineiro e no litoral capixaba.

Na cidade do Rio de Janeiro, a chuva começa no final da manhã de quinta, e deve se estender até a tarde de sábado. Na maior parte do tempo terá fraca a moderada intensidade, mas pode ser mais forte na noite de quinta. As temperaturas ficam relativamente baixas, com máximas que não passarão dos 25°C nestes dias.

A frente fria deve atingir até mesmo o sul da Bahia e a região de Salvador, a partir da tarde de sábado.

Fiquem ligados na Meteored|Tempo.com, pois nossa equipe vai trazer todas as principais atualizações destes dias instáveis na região Sudeste.