Semana termina com muito calor no Sul e Sudeste do Brasil e capitais registrarão temperaturas máximas em torno dos 30°C
Volta a fazer muito calor no inverno deste ano sobre partes do Sul e principalmente no Sudeste. A semana vai terminar com o retorno das altas temperaturas que podem chegar aos 40°C.
Os próximos dias serão marcados pelo retorno do calor extremo em boa parte do centro-sul do país. As temperaturas podem chegar aos 40°C no próximo fim de semana, o que junto com o tempo completamente seco por gerar índices críticos de umidade do ar.
O calorão tende a se espalhar por áreas da região Sul e pelo Sudeste nos próximos dias embalado pelo tempo seco e pela condição de pré-frontal, ou seja, antes da chegada de uma frente fria, mas já adianto, o sistema não vai conseguir avançar.
O mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa mostrado acima ilustra até onde essa massa de ar quente deve atuar nos próximos dias, em que os desvios de temperatura podem passar de 7°C em muitas localidades, ou seja, calor muito acima da média.
Previsão para a quinta-feira
O friozinho ainda tomou conta de boa parte do centro-sul do país até meados desta semana, mas a partir de amanhã, quinta-feira (15), a condição é de aumento mais expressivo das temperaturas após o enfraquecimento da massa de ar polar e formação da frente fria no Sul.
Na tarde desta quinta já são esperadas temperaturas elevadas em praticamente todo o Sudeste e partes do Sul. O mapa acima mostra máxima em torno de 34°C no norte do Paraná.
Sim, é nítido no mapa acima que não fará tanto calor assim na maior parte do Sul, e isso fica claro quando olhamos para as capitais. Em Porto Alegre máxima de 23°C, em Florianópolis máxima de 20°C e em Curitiba máxima de 26°C, isso pode mudar nos próximos dias.
Já nas capitais do Sudeste o calorão já dará as caras imediatamente com máxima de 28°C em São Paulo e 30°C em Belo Horizonte. Mas isso é apenas o começo do que parece ser uma nova onda de calor.
Previsão para a sexta-feira
A semana vai terminar com o aumento gradual das temperaturas sobre o centro-sul do país, mas o que devemos chamar a atenção é para a forte massa de ar quente vindo do interior do continente.
O mapa acima mostra que nas áreas mais escuras espera-se um calor exorbitante na tarde desta sexta-feira (16) com termômetros que já podem passar dos 40°C em pleno inverno. No interior de São Paulo por exemplo, a máxima prevista é de 39°C com sensação térmica de muito mais.
Claro que com o predomínio do tempo seco, ensolarado, sem nuvens, a temperatura dispara ao longo do dia, mas quando existe a atuação de uma massa de ar quente, os termômetros registram um aumento mais expressivo e mais rápido, e quanto mais a temperatura subir, mais a umidade do ar vai cair.
Previsão para o fim de semana
Como se não bastasse o aumento das temperaturas nos próximos dias, o fim de semana será ainda mais quente e isso pode trazer sérios riscos a saúde humana e animal, importantíssimo manter a hidratação e evitar a exposição direta ao Sol nos horários de pico do calor.
No sábado (17) as temperaturas podem chegar aos 40°C em cidades do Sudeste, principalmente entre o norte paulista e o Triângulo Mineiro. Mas o calorão não vai afetar somente cidades do interior. Grandes capitais também sofrerão influências da massa de ar seco e quente.
A expectativa é que esse calor só aumente nos próximos dias, pois como mencionado anteriormente, a frente fria não vai avançar, então o tempo seco vai permanecer sobre a maior parte da região Sul e em todo o Sudeste, e esse cenário pode ser a realidade por um bom tempo.
No domingo (18) nota-se que as temperaturas continuarão subindo nas duas regiões e como o mapa acima mostra, em todas as áreas em vermelho do mapa são esperadas temperaturas elevadas, principalmente nas áreas mais escuras.