Semana termina com novo episódio de chuvas intensas no Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná podem ser atingidos!

A quantidade de chuva ainda assusta no Rio Grande do Sul e continua problemática. Após poucos dias de trégua, a semana vai terminar com um novo episódio de chuvas intensas.

poa
Porto Alegre enfrenta o começo de maio mais chuvoso dos últimos 63 anos. Foto: divulgação

Os últimos dias foram marcados por mais chuva volumosa no Rio Grande do Sul, o que fez com o nível do Rio Guaíba voltasse a subir e outros transtornos fossem registrados, o que aumentou ainda mais a preocupação frente ao estado de calamidade vivido pelos gaúchos.

Nas últimas 96 horas, sendo dados do INMET, choveu quase 240 milímetros em Teutônia, mais de 220 milímetros em Canela, mais de 200 milímetros em Serafina Corrêa e quase 140 milímetros em Porto Alegre que continua embaixo d’água, ainda contabilizando os mortos conforme os desaparecidos são encontrados.

O nível do Rio Guaíba chegou na manhã de hoje aos 4,71 metros em meio a nova preocupação de outra cheia histórica. No caos do domingo (05) chegou a 5,33 metros, e a previsão é que possa alcançar ainda os 5,5 metros com a continuidade das chuvas.

Outro fato histórico quanto a climatologia de Porto Alegre é que a capital enfrenta os primeiros 12 dias de maio mais chuvosos desde 1961, ou seja, são 63 anos sem registrar tanta chuva assim.

Em meio a tanta chuva, tanta umidade, houve também o registro de um tremor de terra nessa última madrugada, o que apavorou moradores de Caxias do Sul, na serra gaúcha. Apesar do susto, os bombeiros averiguaram os locais que registraram sentir os tremores de terra, e emitiram um alerta para que as pessoas só deixassem suas casas em caso de rachaduras nas paredes e vigas.

Importante trégua das chuvas e chegada do frio

Após as últimas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul neste final de semana, uma importante trégua está prevista com a chegada de uma massa de ar seco e de ar frio associada a uma área de alta pressão atmosférica. A previsão é que o tempo firme dure entre a tarde desta segunda-feira (13) e a manhã de quinta-feira (16).

frio
Importante trégua das chuvas no Rio Grande do Sul virá com massa de ar frio e frio que pode provocar temperaturas mínimas abaixo de 4°C em quase todo o estado gaúcho.

O tempo seco será fundamental para os trabalhos de resgate de desaparecidos e muitos animais que ainda ficaram para trás nas inundações. Entretanto, o frio tende a ganhar intensidade nos próximos dias, quando mínimas abaixo de 4°C podem ser registradas. Vale ressaltar que o frio também pode avançar para Santa Catarina e o sul do Paraná até a quarta-feira de madrugada.

Alerta para novo episódio de chuvas intensas

Apesar da trégua super importante até meados desta semana, o Rio Grande do Sul vai ficar em alerta extremo de novo a partir da quinta-feira (16) quando novas instabilidades avançarem a partir do interior do continente.

São esperadas chuvas volumosas e intensas sobre o centro e metade norte do estado, não se descartando o potencial para mais transtornos e aumento dos riscos frente as inundações. É certeza de que o nível do Guaíba volte a ficar mais elevado no finalzinho da semana, e apesar do volume menor previsto comparado ao que já aconteceu, cria-se ainda um risco de novas inundações.

São esperados cerca de 65 milímetros em Porto Alegre e 100 milímetros para cidades mais ao norte. Vale ressaltar inclusive, que a chuva tende a se intensificar entre a noite e a madrugada da sexta-feira (17), onde muita gente ainda pode ser pega desprevenida como aconteceu no primeiro episódio mais intenso.

O novo episódio de chuvas intensas no finalzinho da semana deixa não só o Rio Grande do Sul em alerta para aumento do caos, como também oferece riscos ao leste de Santa Catarina e até do Paraná.

Ao longo da sexta-feira deve chover de forma intermitente na maior parte do estado gaúcho, mas de modo geral, desta vez as instabilidades também vão avançar para outras áreas da região Sul do Brasil. A semana tende a terminar com chuvas também espalhadas por Santa Catarina e pelo Paraná.

chuva
Novo episódio de chuvas intensas previsto para o final desta semana deixa não só o RS em alerta, como partes de SC e do PR também.

Aliás, devido a formação de um cavado a partir de um centro de baixa pressão atmosférica afastado no oceano, é possível que a chuva seja intensa sobre o leste de Santa Catarina por horas consecutivas, e até a noite de sábado (18) são esperados mais de 140 milímetros, ou seja, há também o potencial para ocorrência de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

No Paraná o volume previsto é menor, mas isso não quer dizer que transtornos não possam ser registrados principalmente no final de semana. No leste do estado, o inclui a capital Curitiba, são esperados cerca de 50 milímetros em poucas horas.