Sistema ciclônico atípico se forma no Sul e vai afetar o Sudeste e o Centro-Oeste no fim de semana; veja a previsão
Um ciclone de trajetória atípica se forma entre a Argentina e o Paraguai, e sua frente fria associada causará chuvas no Brasil e impulsionará a formação de outro ciclone ao longo do fim de semana.
A próxima sexta-feira (13) será marcada pelo início de um processo de ciclogênese - a formação de um ciclone entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Este fenômeno resulta na formação de uma nova frente fria, que irá avançar pelo Brasil, causando condições de tempo instável ao longo do sábado (14) e do domingo (15).
O que torna esse ciclone atípico é seu deslocamento, que retornará em direção ao continente na altura da Argentina, ao invés de se mover para leste, em direção ao oceano. A frente fria associada a este sistema vai manter o tempo instável na Região Sul, Sudeste e também Centro-Oeste ao longo do sábado (14) e do domingo (15).
Ciclone atípico forma tempestades no final de semana
No Sábado (14), tempestades se formarão no restante da região Sul, que não foi atingido na sexta-feira. Destaque para acumulados significativos de chuva em todo o litoral e nas capitais Porto Alegre e Florianópolis, região que já tem sido atingida por chuvas constantes nos últimos dias.
Por isso, as fortes chuvas do sábado podem ocasionar alagamentos e deslizamentos de terra. Há ainda risco de cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores, pequenos deslizamentos e descargas elétricas (raios).
Pancadas de chuva também se formarão com acumulados significativos em São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde há risco de alagamentos. Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro podem registrar pancadas localizadas, um pouco menos intensas.
Ao longo do domingo (15), o tempo na região Sul fica predominantemente firme, apenas com possibilidade de chuvas fracas. Ao longo do dia, o Ciclone vai se mover em direção oeste e retornar para o continente, causando chuvas moderadas no Uruguai, se dissipando na sequência.
Enquanto isso, uma nova ciclogênese ocorrerá na altura da região Sul. Este segundo ciclone terá uma trajetória mais típica, se movendo para leste, e ajudará a manter o tempo chuvoso sobre a região Sudeste e Centro-Oeste ao longo do domingo.
Por isso, no domingo, pancadas de chuva se formam em toda a região Sudeste e Centro-Oeste, exceto no extremo sul do Mato Grosso do Sul e no extremo norte de Minas Gerais, onde o tempo permanece predominantemente firme - como é possível notar na imagem acima.
Para conferir atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo do próximo final de semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.