Sistema de alta pressão vai influenciar a véspera do Natal nas regiões Sul e Sudeste; confira a previsão do tempo

Embora uma região de alta pressão mantenha o tempo predominantemente firme na véspera de natal, previsões indicam que as tempestades podem retornar no dia 25. Confira os estados que serão afetados.

Previsões indicam que, embora o natal seja chuvoso na maior parte do país, como já foi previsto pela METEORED anteriormente, esta véspera de Natal será afetada por uma região de alta pressão que pode deixar o tempo firme em alguns estados. Confira agora como fica o tempo ao longo da véspera de natal e do Natal nas regiões Sul e Sudeste.

Alta pressão inibe a formação de chuvas no dia 24

A região de alta pressão, centrada no oceano atlântico, se estende até o continente e inibe a formação de chuvas em boa parte da região Sul ao longo do dia 24. Isso significa que a maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem registrar tempo firme e seco na véspera de natal.

Há apenas possibilidade de chuvas fracas ou garoa no extremo leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba, mas os acumulados totais não devem ultrapassar os 10 mm nas capitais, o que significa que não há risco de alagamentos ou outros tipos de transtornos para a população nas áreas urbanas.

Previsão de pressão atmosférica, direção do vento e chuvas no final desta segunda-feira.
Previsão de pressão atmosférica, direção do vento e chuvas no final desta segunda-feira mostra a região de alta pressão atuando e inibindo a formação de chuvas no Sul do Brasil.

Essa chuva fraca ocorre somente porque a circulação associada à região de alta pressão transporta umidade do oceano em direção ao continente nestes estados, o que propicia a formação de chuvas fracas. Ainda assim, o sistema inibe a formação de tempestades nestes Estados.

A maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem registrar tempo firme e seco na véspera de natal. Há apenas possibilidade de chuvas muito fracas ou garoa no extremo leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba.

O mesmo ocorre em São Paulo: Enquanto a maior parte do interior do Estado registra tempo firme, há possibilidade de chuvas fracas e constantes no extremo leste, especialmente nos municípios mais próximos do litoral. Isso vale também para a região metropolitana da capital paulista, que pode registrar chuvas fracas ao longo da véspera de natal. No entanto, os volumes de chuva podem ser mais expressivos no litoral paulista, causando transtornos especialmente para os municípios do litoral sul.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da terça-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da terça-feira ilustra quais regiões permanecem com tempo firme, quais serão atingidas por chuvas fracas (azul) ou chuva intensa (roxo e vermelho).

Espera-se, no entanto, a formação de chuvas expressivas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, devido à presença de um corredor de umidade que deixa a atmosfera instável e auxilia na formação de tempestades e volumes altos de chuva. Existe risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, enchentes e alagamentos.

Chuvas retornam para o Sul e Sudeste no Natal

No dia 25, a formação de um ciclone na altura do Uruguai e sua frente fria associada volta a trazer chuvas mais expressivas para todo o centro-sul do país. Embora o Rio Grande do Sul seja menos afetado, há possibilidade de pancadas de chuva na capital Porto Alegre. Tempestades também se formarão em Santa Catarina, no Paraná e em boa parte de São Paulo, especialmente durante a tarde e a noite de Natal.

Previsão de probabilidade de chuvas na quarta-feira às 15h.
Previsão de probabilidade de chuvas na quarta-feira às 15h mostra ciclone e frente fria voltando a formar chuvas na região Sul, incluindo as capitais. O sistema também afetará São Paulo.

Sendo assim, permanece a previsão de um natal chuvoso, com possibilidade de transtornos causados pela chuva especialmente no extremo leste dos Estados da região Sul e também em São Paulo. Tempestades também continuam se formando nos demais estados da região Sudeste ao longo do Natal. Portanto, planeje com cuidado seu feriado de Natal e tome todas as devidas precauções.

As chuvas retornam para boa parte da região Sul no dia 25, na forma de tempestades rápidas. Na região Sudeste, as tempestades não param em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No estado de São Paulo, embora o tempo permaneça mais firme no dia 24, há risco de pancadas de chuva no dia 25 durante a tarde e a noite.

Vale lembrar que essa é uma visão mais geral da situação, que pode variar de município para município. Algumas cidades ao extremo norte de São Paulo, por exemplo, podem registrar tempestades inclusive no dia 24. Por isso, não deixe de verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo do feriado de Natal, conferindo a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.