Sistema de baixa pressão reforça as chuvas no Sudeste: risco de transtornos em SP, MG e no RJ
Esta semana será de instabilidades no Sudeste, devido a uma área de baixa pressão que vai potencializar as chuvas, especialmente na sexta-feira. Alertas de altos acumulados, com riscos de transtornos para SP, MG e o RJ.
A frente fria que se forma na Região Sul do Brasil no início desta semana vai avançar para o Sudeste do país e, juntamente com uma área alongada de baixa pressão atmosférica, vão canalizar um corredor de umidade desde a Região Norte, o qual vai favorecer a ocorrência de chuvas volumosas no Sudeste do país ao longo desta semana, especialmente na sexta-feira (8).
Há alertas de altos acumulados até esta sexta-feira (8), com riscos de transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra em áreas mais vulneráveis nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Veja abaixo mais detalhes da previsão para esta semana na região.
Semana de chuvas intensas e alertas para transtornos no Sudeste
Ao longo desta semana, tem-se alertas para riscos de temporais e potencial de transtornos na Região Sudeste, como alagamentos e deslizamentos de terra.
Na terça-feira (5), o tempo fica encoberto no Sudeste, com chuvas fracas no período da manhã na maior parte da região. Porém, elas podem ser mais intensas e em forma de pancadas isoladas no noroeste de São Paulo e sudoeste de Minas Gerais. No período da tarde, são esperadas chuvas mais intensas e com riscos de tempestades pontuais no noroeste e na faixa leste de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo, e no sudoeste de Minas Gerais.
A quarta-feira (6) novamente será de muita nebulosidade sobre a região, com algumas aberturas de sol no Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste mineiro durante a tarde. A previsão indica chuvas fracas e esparsas no período da manhã.
Já à tarde, elas se tornam mais intensas e abrangentes sobre o estado de São Paulo, especialmente na faixa leste e no noroeste paulistas, e também no Triângulo Mineiro e em áreas da região central de Minas Gerais.
Na manhã da quinta-feira (7), ocorrem chuvas fracas em áreas do Espírito Santo e de Minas Gerais, enquanto que são esperadas chuvas de até moderada intensidade no noroeste de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro. No período da tarde, as chuvas intensas se espalham para todo o estado paulista e no sul mineiro.
A noite de quinta-feira (7) será marcada por chuvas abrangentes em todo o território paulista e no sul mineiro, e que devem ocorrer com até forte intensidade em áreas do centro-oeste de São Paulo.
Canal de umidade intensifica as chuvas na sexta-feira no Sudeste
Entre o final da noite de quinta-feira (7) e a sexta-feira (8), tem-se o fortalecimento de um corredor de umidade desde o Norte do país em direção à Região Sudeste, que vai aumentar o potencial de precipitação na região nesta sexta-feira (8), especialmente no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro.
Com isso, a sexta-feira (8) será marcada por chuvas volumosas em São Paulo, no Rio de Janeiro e na metade-sul de Minas Gerais, podendo ocorrer com até forte intensidade em áreas do sul carioca e do nordeste paulista a partir da tarde.
Os acumulados de precipitação até a noite de sexta-feira (8) devem ser mais expressivos em São Paulo e em Minas Gerais, chegando a 160 mm em áreas do Triângulo Mineiro e até 200 mm em localidades do interior paulista. Nas capitais, devem ser registradas chuvas de 93,4 mm em São Paulo, 32,7 em Belo Horizonte, 20,5 mm no Rio de Janeiro e por volta de 10 mm em Vitória.