Sol e muito calor: temperaturas se aproximam dos 40°C na próxima semana na Região Sudeste

Uma mudança no padrão das chuvas irá deixar os dias mais ensolarados no centro do Brasil, resultando em forte aumento das temperaturas.

calor
"Rio 40 graus": tempo firme faz as temperaturas subirem, podendo alcançar 40°C em partes do Rio de Janeiro.

A persistência das chuvas no centro-norte do país ao longo do mês de Janeiro tem resultado em temperaturas máximas abaixo da média. A nebulosidade associada à precipitação reflete uma parcela significativa da radiação solar de volta para a atmosfera, limitando o aquecimento diurno e, consequentemente, as temperaturas.

Nos mapas abaixo são mostradas as anomalias de temperatura máxima do ar entre os dias 1º e 16 de Janeiro, à esquerda, juntamente com normal climatológica do mês, à direita. Uma anomalia de temperatura é o desvio da temperatura observada em relação à média climatológica de referência para um determinado período e local. Anomalias positivas representam temperaturas acima da média (escala de cores em vermelho) e negativas temperaturas abaixo da média (escala de cores em azul).

temp_max
Anomalias de temperatura máxima do ar observadas (esquerda) entre 1º e 16 de Janeiro e a climatologia do mês (direita). Fonte: CPTEC-INPE.

Esses mapas indicam que, enquanto o oeste da região Sul, Mato Grosso do Sul e grande parte do estado de São Paulo registraram temperaturas máximas até 3°C acima da média, a maior parte do país apresentou anomalias negativas de temperatura máxima, com valores entre 1°C e 3°C abaixo da média climatológica.

O quadro atual começa a mudar esta semana, quando o padrão de chuvas se inverte, aliviando a escassez no centro-sul e deixando o tempo mais aberto no centro-norte, fazendo as temperaturas subirem significativamente no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Confira agora as tendências para a próxima semana e a previsão do tempo da Meteored | Tempo.com para segunda-feira (20) e terça-feira (21).

Tendências indicam temperaturas até 3°C acima da média

As tendências de temperatura do modelo de confiança da Meteored | Tempo.com, o europeu ECMWF, para a semana entre os dias 20 e 27 de Janeiro são mostradas no mapa de anomalias abaixo. Nele, podemos ver que são esperadas temperaturas abaixo da média em grande parte do Nordeste, entre a média e acima da média na região Norte, destacando os maiores desvios positivos de temperatura entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste - com temperaturas até 3°C acima da média.

temp
Anomalia média semanal de temperatura, prevista pelo modelo ECMWF para a semana entre 20 e 27 de Janeiro.

Isso se deve à mudança do padrão de chuvas, como mostra a tendência de precipitação abaixo, também do modelo ECMWF para a próxima semana.

prec
Anomalia média semanal de precipitação prevista pelo modelo ECMWF para a semana entre 20 e 27 de Janeiro.

A escala de cores em laranja no mapa acima indica tendência de chuva abaixo da média em grande parte do Centro-Oeste e Sudeste, podendo ser interpretado como tempo firme - embora precipitação de verão, na forma de pancadas e, eventualmente, tempestades, possam ocorrer. Observe como o padrão de anomalia de temperatura corresponde à anomalia de precipitação, com anomalias positivas de temperatura em áreas com anomalias negativas de precipitação, e vice versa.

Confira agora como será o início da semana nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Segunda-feira

A segunda-feira (20) será de tempo predominantemente firme na região Sudeste e muito calor. O mapa abaixo mostra a previsão de temperatura máxima (15h) do modelo ECMWF, onde podemos ver a maior parte da região com temperaturas acima dos 30°C. Destaque especial para o centro-norte de São Paulo, com temperaturas máximas ultrapassando os 30°C, e principalmente o litoral do Sudeste, onde as temperaturas se aproximam dos 40°, principalmente no Rio de Janeiro.

À tarde, há previsão de pancadas de chuva na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, e chuva mais intensa no sul de São Paulo, divisa com Paraná, onde um sistema frontal atua.

temp_max
Previsão de temperatura máxima (15h) segunda-feira (20) no Sudeste, de acordo com o modelo ECMWF.

Já no Centro-Oeste, as temperaturas serão mais altas no Mato Grosso do Sul, com máximas podendo ultrapassar os 32°C na divisa com o Paraguai, e também nas áreas de divisa com São Paulo e sul do Mato Grosso. Em Goiás, máximas abaixo dos 30°C.

max_co
Previsão de temperatura máxima (15h) segunda-feira (20) no Centro-Oeste, de acordo com o modelo ECMWF.

Há previsão de chuva no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso ao longo do dia e principalmente à tarde, relacionada ao deslocamento de uma frente fria associada a um ciclone na região Sul, que organiza a convecção no interior do continente. O mapa abaixo mostra a previsão de chuva do modelo ECMWF para às 13h.

chuva_co
Previsão de chuva para a tarde (13h) de segunda-feira (20) no Centro-Oeste, de acordo com o modelo ECMWF.

Os maiores volumes são esperados na faixa entre o sudoeste do Mato Grosso e o sul de Mato Grosso do Sul, onde há risco de tempestades. Em Goiás a chuva será na forma de pancadas isoladas, com risco de tempestades.

Terça-feira

A terça-feira (21) será escaldante no Sudeste, as temperaturas sobem em relação ao dia anterior e as máximas podem ultrapassar os 40°C na região de Campos dos Goytacazes (RJ), como mostra a previsão do ECMWF para às 15h no mapa abaixo. No Espírito Santo, as temperaturas ultrapassam os 35°C, enquanto no restante do Sudeste as áreas com temperaturas acima dos 30°C aumentam.

O tempo será predominantemente firme em toda a região, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde, típicas de verão. Há previsão de chuva mais significativa no sul de São Paulo, divisa com Paraná.

max_ter
Previsão de temperatura máxima (15h) terça-feira (21) no Sudeste, de acordo com o modelo ECMWF.

Na região Centro-Oeste as temperaturas também sobem em relação ao dia anterior e as máximas ultrapassam os 34°C no Mato Grosso do Sul. Máxima de 28°C em Goiânia (GO) e 30°C em Cuiabá (MT).

max_ter_co
Previsão de temperatura máxima (15h) terça-feira (21) no Centro-Oeste, de acordo com o modelo ECMWF.

risco de tempestades no Mato Grosso na parte da tarde, como indicado abaixo, no mapa de densidade de raios do modelo ECMWF para às 15h.

tempestades_co
Previsão de densidade de raios para a tarde (15h) de terça-feira (21) no Centro-Oeste, de acordo com o modelo ECMWF.

Continue acompanhando as atualizações da previsão do tempo com o time de especialistas da Meteored | Tempo.com, em nosso site você pode acessar a previsão específica para a sua cidade. Evite exercícios físicos - e passeio com os pets - durante os horários mais quentes do dia e beba bastante água. Evite permanecer em locais abertos durante as tempestades.