Sudeste do Brasil terá fim de semana de sol e calor em boa parte da Região antes de intensa virada no tempo
Previsões indicam que as temperaturas continuarão subindo até o final de semana, quando alguns municípios podem registrar até 33°C, antes de uma virada brusca do tempo na semana que vem.
Nos últimos dias, o Sudeste finalmente passou por uma virada nas temperaturas e registrou temperaturas frias de inverno após um mês de Junho extremamente quente e seco. Nesta terça-feira (02), Monte Verde registrou uma temperatura mínima de 2°C, enquanto cidades como Barra do Turvo e Campos do Jordão registraram mínimas de 4°C.
Ao longo da semana, no entanto, a tendência é de que as temperaturas subam. Na quarta-feira (03), Monte Verde já passou a registrar mínima mais elevada, de 5°C, enquanto Barra do Turvo e Campos do Jordão registraram mínima de 7°C.
Temperaturas no Sudeste continuam subindo até o fim de semana
As temperaturas continuarão aumentando no Sudeste ao longo dos próximos dias. Dos municípios mencionados anteriormente, Monte Verde passará a registrar mínima de 10°C até o domingo (07), enquanto previsões indicam que Barra do Turvo registrará mínima de 14°C. Isso representa um aumento de praticamente 10°C nas temperaturas registradas durante a madrugada.
As temperaturas máximas, registradas durante a tarde, também vão subir. Em Artur Nogueira (SP) e em Campinas (SP), por exemplo, as temperaturas máximas sobem de 25°C registrados na última terça-feira para 29°C no próximo domingo. Na capital paulista, as máximas sobem para 27°C no mesmo período.
Alguns municípios registrarão temperaturas particularmente altas. No norte de São Paulo e na região do Triângulo em Minas Gerais, as temperaturas máximas podem ultrapassar os 30°C, chegando a até 33°C em algumas regiões.
Além disso, o tempo permanece bastante seco e com umidade relativa baixíssima. o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%, o que pode impulsionar incêndios florestais e problemas de saúde.
Ao longo da semana, para evitar maiores problemas de saúde, recomenda-se que se beba bastante líquidos, se evite desgaste físico nas horas mais secas do dia (especialmente no início da tarde) e se evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Além disso, também é bom umidificar ambientes internos e usar hidratante para a pele.
Durante a semana que vem, no entanto, haverá uma mudança brusca no tempo. Já na segunda-feira (08), um sistema frontal avança pela região Sudeste causando chuvas intensas. Previsões indicam acumulados de até 70 mm em território paulista nos três primeiros dias da próxima semana.
Além disso, uma massa de ar frio pode avançar por parte do Sudeste, fazendo as temperaturas caírem novamente. Previsões indicam que São Paulo será o Estado mais afetado pelo sistema, com uma queda brusca nas temperaturas que fará com que o fim de semana seguinte seja bastante gelado.