Sudeste possui alertas de tempestades até o fim da semana: estas são as áreas com maior risco segundo a Meteored
A semana começa com chuvas isoladas em São Paulo e Minas Gerais, mas tempestades mais abrangentes são esperadas a partir de quarta-feira (23), atingindo também o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
Outubro finalmente marcou o início da estação chuvosa no Brasil, e nos últimos dias, pancadas de chuva e tempestades têm se formado com bastante frequência na região Sudeste. A tendência, agora, é de que as chuvas continuem atingindo os quatro estados.
Confira agora quais regiões serão mais ou menos afetadas durante a semana.
Regiões de maior risco a cada dia da semana
Nesta terça-feira (22), algumas regiões de São Paulo e Minas Gerais registrarão pancadas isoladas de chuva, mas a maioria dos municípios permanecerá com o tempo firme e pouca precipitação.
Na quarta-feira (23), a atmosfera se torna mais instável, favorecendo a formação de tempestades de maneira mais abrangente, especialmente no estado de São Paulo, no Alto Paranaíba e no Sul de Minas Gerais. O sul do Rio de Janeiro também será atingido.
Quinta-feira (24) trará tempestades mais intensas para grande parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Vale notar que as tempestades que ocorrem ao longo da semana se formam especialmente durante a tarde.
Já na sexta-feira (25), as chuvas se concentram mais em Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde as pancadas poderão causar transtornos significativos. Há grandes volumes de chuva previstos em território fluminense, com risco de alagamentos.
Já em São Paulo, as tempestades diminuem e os riscos também, mas ainda há possibilidade de chuvas fracas se formarem em todo o Estado e pancadas isoladas rápidas em alguns municípios.
No sábado (26), as tempestades continuam a atingir Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de se estenderem ao Espírito Santo. Entretanto, no domingo (27), as condições começam a melhorar, com a expectativa de menos tempestades na região Sudeste. Algumas chuvas ainda podem ocorrer em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas a maioria das cidades terá tempo mais firme.
Num geral, as áreas menos atingidas ao longo da semana serão o norte do Espírito Santo, especialmente Nova Venécia e São Mateus, e extremo noroeste de Minas Gerais, incluindo as regiões de Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Nessas regiões, o tempo permanece predominantemente firme, mas chuvas fracas ainda podem ser registradas.
Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo desta semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.