Sudeste possui alertas de tempestades até o fim da semana: estas são as áreas com maior risco segundo a Meteored

A semana começa com chuvas isoladas em São Paulo e Minas Gerais, mas tempestades mais abrangentes são esperadas a partir de quarta-feira (23), atingindo também o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Outubro finalmente marcou o início da estação chuvosa no Brasil, e nos últimos dias, pancadas de chuva e tempestades têm se formado com bastante frequência na região Sudeste. A tendência, agora, é de que as chuvas continuem atingindo os quatro estados.

Há risco de tempestades, fortes rajadas de vento, descargas elétricas e grandes volumes de chuva. Esses fatores aumentam o risco de cortes na energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos, afetando tanto áreas urbanas quanto rurais.

Confira agora quais regiões serão mais ou menos afetadas durante a semana.

Regiões de maior risco a cada dia da semana

Nesta terça-feira (22), algumas regiões de São Paulo e Minas Gerais registrarão pancadas isoladas de chuva, mas a maioria dos municípios permanecerá com o tempo firme e pouca precipitação.

Na quarta-feira (23), a atmosfera se torna mais instável, favorecendo a formação de tempestades de maneira mais abrangente, especialmente no estado de São Paulo, no Alto Paranaíba e no Sul de Minas Gerais. O sul do Rio de Janeiro também será atingido.

Mapa de densidade de raios na quinta-feira durante a tarde.
Mapa de densidade de raios na quinta-feira durante a tarde sinaliza a formação de tempestades em todo o estado de São Paulo e também grande parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Quinta-feira (24) trará tempestades mais intensas para grande parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Vale notar que as tempestades que ocorrem ao longo da semana se formam especialmente durante a tarde.

Já na sexta-feira (25), as chuvas se concentram mais em Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde as pancadas poderão causar transtornos significativos. Há grandes volumes de chuva previstos em território fluminense, com risco de alagamentos.

Já em São Paulo, as tempestades diminuem e os riscos também, mas ainda há possibilidade de chuvas fracas se formarem em todo o Estado e pancadas isoladas rápidas em alguns municípios.

Previsão de acumulados totais de chuva até Domingo
Previsão de acumulados totais de chuva mostra que tempestades vão se formar em praticamente todo o Sudeste, com os menores volumes no extremo noroeste mineiro e capixaba.

No sábado (26), as tempestades continuam a atingir Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de se estenderem ao Espírito Santo. Entretanto, no domingo (27), as condições começam a melhorar, com a expectativa de menos tempestades na região Sudeste. Algumas chuvas ainda podem ocorrer em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas a maioria das cidades terá tempo mais firme.

Há previsão de chuvas intensas, fortes ventos, descargas elétricas e risco de alagamentos e cortes na energia elétrica nos quatro estados da região Sudeste. A semana começa com chuvas isoladas em São Paulo e Minas Gerais, mas tempestades mais abrangentes são esperadas a partir de quarta-feira (23), atingindo também o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. As condições melhoram no domingo (27), com tempo mais firme na maior parte da região, exceto em áreas isoladas.

Num geral, as áreas menos atingidas ao longo da semana serão o norte do Espírito Santo, especialmente Nova Venécia e São Mateus, e extremo noroeste de Minas Gerais, incluindo as regiões de Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Nessas regiões, o tempo permanece predominantemente firme, mas chuvas fracas ainda podem ser registradas.

Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo desta semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.