Sul do Brasil volta a ter alertas neste semana: frente fria traz risco de chuvas intensas e fortes rajadas de vento

Formação de frente fria deixa o Sul em alertas logo nesse comecinho de setembro. Há risco de chuvas intensas e tempestades, saiba quando e onde.

chuva
Mudanças no tempo vão acontecer a partir de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente.

O tempo vai mudar no Sul do Brasil nesta primeira semana de setembro devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica que vai se deslocar do interior do continente em direção ao oceano.

A expectativa é que as mudanças aconteçam a partir de meados da semana e que até o final dela, haja chuva espalhada pelos três estados, ou seja, mudanças à vista no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

As mudanças no tempo estão previstas para meados da semana quando uma área de baixa pressão atmosférica se deslocar do Paraguai em direção ao Sul do Brasil. As primeiras pancadas vão atingir o interior do Rio Grande do Sul.

Depois das primeiras pancadas de chuva sobre o estado gaúcho, a tendência é que as instabilidades avancem até atingirem o estado catarinense e paranaense, porém, os acumulados de precipitação serão muito diferentes.

Alertas na quarta-feira

A chuva vai chegar ao Rio Grande do Sul nas primeiras horas da quarta-feira (4) quando o centro de baixa pressão atmosférica impulsionar nuvens carregadas sobre a fronteira oeste gaúcha.

quarta
Mapa mostra previsão de chuva sobre o Sul do país na quarta-feira (4). Volumes podem passar dos 45mm no sul do Rio Grande do Sul.

As pancadas de chuva podem se espalhar por cidades gaúchas logo no comecinho do dia, inclusive uma chuva que pode vir acompanhada por ventos, trovoadas e descargas elétricas.

Porém, até o final do dia essa chuva terá se espalhado e ganhado intensidade. Volumes acima de 45 milímetros são esperados nas áreas em rosa concentradas sobre a metade sul gaúcha, não se descarta o potencial para eventuais transtornos como pontos de alagamentos.

poa
Ventos de 54km/h podem atingir a região metropolitana de Porto Alegre ainda na quarta-feira de manhã.

Nas próximas horas do dia as instabilidades avançarão e mudarão o tempo em outras partes do Rio Grande do Sul. Além das pancadas de chuva, ventania pode ser registrada inclusive na região metropolitana de Porto Alegre ainda pela manhã, rajadas em torno de 54km/h podem atingir áreas da capital.

ventos
Ventos mais fortes serão registrados no final da tarde especialmente no oeste de Santa Catarina com rajadas de até 73km/h.

Os ventos mais fortes, no entanto, devem ser registrados um pouco mais tarde e em outras localidades como mostra o mapa acima. Com o avanço da frente fria, rajadas de até 73km/h podem ser registradas no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, não se descartando o potencial para transtornos e danos em telhados, quedas de árvores e de postes de energia.

Avanço das instabilidades

Como mencionado anteriormente, a chuva não ficará restrita somente ao Rio Grande do Sul, pode chegar a Santa Catarina e ao Paraná também, mas as instabilidades devem despejar um maior acumulado de precipitação sobre o estado gaúcho.

chuva
Volume total de chuva esperado até o sábado (7) a noite, pancadas podem chegar a Santa Catarina e ao Paraná com menor volume.

O mapa acima mostra o volume total esperado até o sábado (7) a noite, e nota-se que a metade sul gaúcha será mais atingida pelo maior volume de precipitação, mas grande parte do volume cairá na quarta e nos próximos dias vai amenizar.

Já entre Santa Catarina e Paraná, por mais que haja previsão de chuva, são esperados baixos acumulados. Mesmo que a chuva seja pouca, atenção as mudanças bruscas no tempo, pois as instabilidades podem provocar vendaval.

quinta
Rajadas de vento de quase 70km/h podem atingir o litoral catarinense, inclusive Florianópolis.

Na parte da manhã da quinta-feira (5) são esperadas rajadas de ventos de quase 70km/h no litoral catarinense, o que pode atingir inclusive Florianópolis.