Sul em alerta: Formação de ciclone traz risco de tempestades severas durante o Feriado de Finados
Previsões indicam tempestades severas especialmente no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Acumulados podem chegar a 250 mm de chuva.
Entre esta quinta-feira (02 de Novembro) e sexta-feira (03), um novo ciclone vai se formar no Sul do Brasil e, junto à sua frente fria associada, trará tempestades severas para toda a região durante o feriado prolongado do dia de finados.
As previsões indicam acumulados totais que podem variar entre 200 e 250 milímetros de chuva especialmente no sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul até o final desta semana, uma péssima notícia para municípios que já têm sofrido danos com chuvas intensas nos últimos dias.
No Paraná, por exemplo, os grandes volumes de chuvas já têm causado transtornos no oeste e sudoeste do Estado. Entre a última quinta-feira (26) e domingo (29), a chuva ultrapassou os 300 mm em diversos municípios, como Dois Vizinhos (360 mm) e Capitão Leônidas Marques (341 mm), causando alagamentos severos.
As Cataratas do Iguaçu, por sua vez, estão com a maior vazão dos últimos anos: 24,3 milhões de litros de água por segundo. As tempestades severas chegaram até a ocasionar dois tornados: Um na categoria F2 (com ventos de até 200 km/h) em São José da Boa Vista, que causou estragos na região rural; e outro na região urbana de Luiziana.
Mas não é apenas o Paraná que vem sofrendo com a chuva. Em Santa Catarina, a vazão gerada pelas chuvas intensas ocasionou a cheia de diversos rios e diversos pontos de alagamento. No Rio Grande do Sul, também houve diversos pontos de alagamento e pedras grandes de granizo atingiram cidades como Giruá.
Num geral, o ciclone vai ocasionar cortes na energia elétrica, queda de árvores e de objetos altos, alagamentos, deslizamentos de terra e descargas elétricas nos três Estados, e alertas devem ser emitidos ao longo dos próximos dias pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O maior número de ocorrências durante tempestades se dá devido às rajadas fortes de vento, que derrubam objetos altos, e às descargas elétricas, que são atraídas por eles. Caso seu município seja atingido por tempestades, evite se abrigar debaixo de árvores e coberturas pequenas, como quiosques. Também evite áreas próximas a postes de energia, torres de transmissão e objetos altos como placas e letreiros.